Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Lua perdida há muito tempo poderia ser a origem dos anéis de Saturno
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Lua perdida há muito tempo poderia ser a origem dos anéis de Saturno
notícias

Lua perdida há muito tempo poderia ser a origem dos anéis de Saturno

Dentre todos os planetas do nosso sistema solar, Saturno é certamente o que mais desperta a imaginação, devido a seus anéis imensos. Agora, um novo estudo sugere que um satélite teria se desintegrado ao se aproximar demais do planeta.

Ultima atualização: 21 de setembro de 2022 18:33
Por
Equipe UFO
Envie!
7a2009eb994ca926d67f948205d55b541663939518
Envie!

7a2009eb994ca926d67f948205d55b541663939518

Origem dos anéis de Saturno parece ter encontrado uma explicação plausível.
Créditos: GettyImages

Dentre todos os planetas do nosso sistema solar, Saturno é certamente o que mais desperta a imaginação, devido a seus anéis imensos. Agora, um novo estudo sugere que um satélite teria se desintegrado ao se aproximar demais do planeta.

Não há consenso entre os especialistas sobre sua origem ou formação, nem mesmo sobre sua idade. No entanto, um estudo publicado na quinta-feira passada, 15 de setembro, na revista Science, tenta responder a essa pergunta. Segundo essa pesquisa, há 100 milhões de anos rompeu-se uma lua que se aproximou demais de Saturno e seus vestígios ficaram na órbita do planeta. “É satisfatório ter encontrado uma explicação plausível sobre sua formação”, confidenciou Jack Wisdom, professor de ciências planetárias do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Saturno, o sexto planeta em torno do Sol, formou-se há 4.5 bilhões de anos, nas origens do sistema solar. Porém, há algumas décadas, cientistas asseguraram que os anéis de Saturno apareceram muito depois, há uns 100 milhões de anos. “Mas, como ninguém pôde determinar de que forma estes anéis só apareceram há 100 milhões de anos, alguns questionaram a hipótese”, explica Wisdom. Ele e seus colegas construíram, então, um modelo complexo que permite não só explicar seu aparecimento recente, como entender também a inclinação do planeta.

O eixo de rotação de Saturno está inclinado 26.7° em relação à sua vertical. E, sendo este planeta um gigante gasoso, seria de se esperar que o processo de acúmulo de matéria que levou à sua formação tivesse evitado essa inclinação. Os cientistas chegaram a uma descoberta recente por meio de complexos modelos matemáticos: Titã, o maior satélite de Saturno (dos mais de 80 que tem) se distancia à razão de 11cm por ano. Esse movimento alterou pouco a pouco a frequência com que o eixo de rotação de Saturno dá uma volta completa ao redor da vertical, um pouco como acontece com um peão inclinado.

Assunto relacionado:  XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia será imperdível!

98ceb68883f59ab853b54c68fed965cf
Teoria aponta para a colisão de uma lua com o gigante gasoso, estraçalhando-a e formando os anéis.
Fonte: NASA

Um detalhe importante, já que há um bilhão de anos essa frequência entrou em sincronia com a frequência da órbita de Netuno; um mecanismo poderoso que provocou a inclinação de Saturno até 36°. No entanto, os cientistas observaram que essa sincronia entre Saturno e Netuno (chamada ressonância) não era mais exata e só um evento poderoso poderia interrompê-la. Eles anteciparam a hipótese de que uma lua de órbita caótica se aproximou demais de Saturno, até que forças gravitacionais contraditórias causaram sua ruptura. “Ela rompeu-se em vários pedaços e esses pedaços, também deslocados, formaram pouco a pouco os anéis”, explica Wisdom.

A influência de Titã, que continuou se afastando, reduziu finalmente a inclinação de Saturno ao nível que pode ser observado hoje. Wisdom batizou a lua Chrysalis (Crisálida), comparando o aparecimento dos anéis de Saturno a uma borboleta que emerge de um casulo. Os cientistas pensaram que Chrysalis fosse um pouco menor do que a nossa Lua, e mais ou menos do tamanho de outro satélite de Saturno, Jápeto, quase totalmente formado por gelo. “É, então, plausível levantar a hipótese de que Chrysalis também era feita de água gelada, o que é necessário para criar os anéis”, ressalta o professor. Ele acredita ter resolvido o mistério dos anéis de Saturno? “Demos uma boa contribuição”, respondeu, antes de acrescentar que o sistema ainda contém muitos mistérios.

Fonte

—————————

Assista à uma chamada de Luciano Stancka para o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia:

Título da palestra: UFOs e a Mente: Nosso Eu e a Percepção do Desconhecido

Descrição da palestra: O que todo ufólogo deve saber sobre a mente humana, as parassonias e a influência hipnagógica serão discutidas nesta palestra, assim como a ação de Hollywood e a formação de nossas crenças e falsas memórias. Como são, de onde vêm e quem está mais sujeito a elas. A conferência também fará uma apresentação da pareidolia visual, acústica e olfativa, e como nossa mente constrói a sua verdade sob a influência das religiões, que alteram a interpretação ufológica e geram a ufolatria. Por fim, veremos qual é o papel da hipnose na pesquisa ufológica, os conflitos em nosso cérebro, a ação do ego na Ufologia e as mentiras que circulam no meio.

Assunto relacionado:  Governo do Canadá divulga 20 anos de documentos sobre avistamentos de UFOs

Biografia: É médico formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), psicanalista e psicoterapeuta pela Faculdade de Ciências Biopsíquicas e Sociais de São Paulo. É ainda acupunturista, homeopata e membro da Associação Paulista de Homeopatia. Tem 30 anos de prática clínica, tendo participado de grupos de controle da dor e da enxaqueca. Como hipnoterapeuta e hipnólogo, pratica hipnose clínica desde os anos 80, inclusive na pesquisa de possíveis abduzidos. Emprega a hipnose clínica em casos de distúrbios da dor e de doenças psicossomáticas, como pânico, depressão, fobias e fibromialgia. Foi professor do Silva Mind Control, tendo promovido cursos em várias cidades do país e ainda na Argentina.

Durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia, o ufólogo, escritor e coeditor da Revista UFO, Marco Petit, estará lançando seu décimo quarto livro, onde o conferencista do evento estará autografando a obra. O título é “Projeto Marte Revelado – Vida no Passado e Presente”, baseado nas investigações de Petit nos catálogos de imagens brutas (raw images) das missões em curso no Planeta Vermelho, e nos releases oficiais da própria agência espacial (NASA) e da ESA. Tudo documentado com os devidos links oficiais.

—————————

Descrição da palestra de Rebeca Casagrande e Fábio Medeiros no XXVI Congresso:

1 e565e39f79c962768f3530ae52e629b9

Título da palestra: O Despertar da Humanidade Após a Data Limite

Descrição da palestra: Fenômenos de manifestações de discos voadores, experiências de quase morte (EQM), paranormalidade e mediunidade desafiam as leis da natureza e intrigam a humanidade há séculos. Mas cientistas e pesquisadores começam a decifrar estes fatos extraordinários, em que a consciência possa ir fora do corpo físico para outras dimensões. Diferentes áreas do conhecimento apontam para o mesmo ponto: a existência de um mundo muito além da atual compreensão humana. A Data Limite permeou uma profunda reflexão sobre a evolução moral da humanidade, o fato de não estarmos s
ozinhos e os possíveis desdobramentos de um futuro próximo, aliados às previsões do médium brasileiro Chico Xavier. Passado este período probatório, o que poderá vir pela frente?

Biografia: Rebeca Casagrande é formada em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2010, fundou em São Paulo a produtora audiovisual Cinemakers, que atua no mercado de vídeos e filmes publicitários. Cursou filme e televisão na Universidade da Califórnia. Como produtora e roteirista, realizou o documentário Data Limite Segundo Chico Xavier. Fábio Medeiros é diretor na Cinemakers e tornou-se fotógrafo em Nova York. Em 2002, iniciou sua carreira em fotografia profissional, especializando-se em fotografia de moda e publicidade. Juntos, Fábio e Rebeca produziram os filmes Data Limite Segundo Chico Xavier, Time Speech e são consultores da Revista UFO.

Assunto relacionado:  Curso da Academia de Ufologia tratará sobre ataques de alienígenas a seres humanos

—————————

Descrição da palestra de Gener Silva no XXVI Congresso:

1 4bc0f12c769df0645b5273fab0b899ab

Título da palestra: Arte Ufológica Rupestre: Imagens Reais de UFOs e ETs na Idade das Pedras

Descrição da palestra: Com a descoberta de imagens em cavernas da Idade das Pedras de animais diversos, figuras impactantes próximas à perfeição artística, aliadas a ambientes de caça e de objetos e rituais estranhos, que lembram em muito UFOs e alienígenas, muitas coisas sobre nosso passado rupestre se esclarecem. Especialmente se aliadas aos estudos e pesquisas de antropologistas e ufólogos de renome, o que fez permanecer no ar a nítida impressão de que houve no passado remoto contatos reais com seres de outros planetas. A palestra pretende demonstrar e abarcar com imagens e textos esta conclusão.

Biografia: Advogado e pedagogo, Gener Silva é dirigente sindical patronal, presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomercio) e diretor vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Fundador e diretor da ONG Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape), especializou-se na interação do Fenômeno UFO com a arqueologia e paleontologia, pesquisando os temas com visão holística, já há 45 anos. É também coordenador da série de eventos Cosmos: Realidade e Mistérios, que neste ano completa 21 anos em Araçatuba, com o apoio do SESC. É integrante da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). Percorreu a pé, como peregrino, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de 900 km, e o Caminho da Fé, no Brasil, de 424 km. É coeditor da Revista UFO.

Saiba mais sobre o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia clicando aqui.

TÓPICO(S):Edição 287
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up