Bob Pratt
Horus House Press
EUA, 350 páginas
Nosso co-editor no Nordeste, Reginaldo de Athayde, tem alertado insistentemente a comunidade ufológica mundial para um fato terrível que ocorre em sua região. Athayde, que conhece como a palma da mão o interior dos diversos Estados nordestinos, há anos pesquisa e publica informações sobre o ataque de ETs a seres humanos. Nessa região, o fato é absolutamente visível e lamentável, “…pois as vítimas são pessoas já extremamente combalidas pela seca, a fome, o desemprego e tudo mais”, diz o co-editor de UFO.
Agora, outra expressiva voz da Ufologia mundial junta-se a Athayde e mais alguns ufólogos nordestinos, que também se sensibilizam pelo assunto. O pesquisador e jornalista norte-americano Bob Pratt é essa voz; cuja opinião e descobertas são extremamente respeitadas em todo o planeta. Pratt fez várias viagens ao Brasil, ao longo das últimas duas décadas – parte delas a serviço de seu jornal, o National Enquirer, do qual hoje está aposentado – e constatou os indescritíveis e deliberados ataques de extraterrestres a humanos no país.
Pratt, em suas andanças, fez sólidas amizades na Amazônia e por vários outros Estados. Geralmente acompanhado de sua amiga Cynthia Newbe Luce, representante da MUFON no Rio de Janeiro, foi ciceroneado por Daniel Rebisso, no Pará, e pelo próprio Athayde, no Nordeste. Também visitou outras regiões do país e se impressionou com tudo o que viu. Acostumado a fatos de grande impacto, mesmo assim espantou-se com a violência com que as vítimas brasileiras eram tratadas por seres a bordo de naves que lhes desferiam raios de luz e ondas de calor.
Em nenhum outro lugar do planeta isso tem sido registrado, somente no Brasil. Pratt veio ao nosso país e integrou-se completamente aos hábitos e condições de nossa gente. Um verdadeiro investigador de campo, astuto e eficaz, entrevistou dezenas de pessoas que foram atacadas por estranhas luzes que vinham do céu. No Pará, intensificou seus estudos sobre o fenômeno Chupa-chupa, que nas décadas de 70 e 80 mobilizou até as Forças Armadas para socorrerem as vítimas.
No Nordeste, percorreu desde o Maranhão até as Alagoas, fretou teco-tecos para ir a todos os lugares, barcos com motor de popa para navegar os mais diversos rios e carros para embrenhar-se em estradas precárias e empoeiradas. Mas valeu a pena: Bob Pratt acaba de lançar, nos EUA, UFO Danger Zone – Terror and Death in Brazil. O livro é um verdadeiro compêndio sobre as atrocidades cometidas por alienígenas contra pobres e – na maioria das vezes – moribundos seres humanos. São diversos capítulos onde descreve os casos, um a um, não se limitando somente a narrar os fatos, mas fazendo uma análise precisa de toda essa terrível situação.
Embora ainda não editado no Brasil, recomendamos veementemente que o livro seja adquirido por todos os interessados em conhecer a natureza íntima do misterioso Fenômeno UFO, em todas as suas facetas. O endereço da Horus House é: P. O. Box 55185, Madison, WI 53705-8985. Envie um vale postal internacional, em nome da editora, no valor de 25 Dólares, ou informe o número de seu cartão de crédito.
LES SOUCOUPES VOLANTES ARRIVENT
Richard D. Nolane
Edições C.G.
França, 124 páginas
Voilà, uma boa notícia para quem é ufófilo e francófilo ao mesmo tempo: o livro 1947 – Les Soucoupes Volantes Arrivent, uma obra educativa e histórica na área ufológica. Nada mais apropriado para comemorar os cinqüenta anos da Ufologia ao melhor estilo francês, cheio de pompa e circunstância. O autor, Richard Nolane, descreve, didaticamente, o marco inicial da ciência, com o avistamento de objetos não identificados pelo piloto Kenneth Arnold. Além disso, dedica-se a relatar os principais fatos da casuística ufológica norte-americana – como o Caso Roswell – e dá detalhes sobre acobertamento governamental.
É um livro que reúne informações básicas sobre os primeiros anos da Ufologia, mesclando dados históricos que ambientalizam o leitor na época (metade da década de 40), como se pode notar neste trecho: “Junho de 1947… A Segunda Guerra havia terminado mas, dois anos depois, já despontava no horizonte a Guerra Fria. No dia 24 de junho, o piloto Kenneth Arnold cruzou o caminho de uma formação de aeronaves com performances extraordinárias…”
Não é demais lembrar que a França é o primeiro país do mundo a admitir oficialmente a existência de UFOs. Contudo, sua produção ufológica não chega a ser extraordinária. Talvez seja este o motivo de os ufólogos e escritores franceses preferirem estudar o Fenômeno UFO em outros países. Tal é o caso de Nolane, que se dedica à Ufologia há 20 anos, com especialidade em temas como o acobertamento militar. Como canja aos leitores, o autor deixa uma lista de endereços ufológicos na França, grupos e bancos de dados. Quem tiver interesse em adquirir o livro, deve escrever diretamente à editora: C.G. Editions, Boate Postale 351, 13493 Marseille, Cedex 04, France. O preço é de 89 Francos (aproximadamente 30 Reais) sem taxa de reembolso postal. Une bonne lecture!
UFOLOGIA, SERIEDADE, ASCESE
Synture Eva Hahamovici
Alfa Editora, Goiânia (GO),
146 páginas, R$ 22,00 (LL-65)
Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), a escritora Synture Eva Hahamovici lança sua sexta obra literária, Ufologia, Seriedade, Ascese, cujo conteúdo oferece estímulos pessoais, espirituais e culturais ao leitor, levando-o a questionamentos sobre alguns conceitos que regem o universo. De teor metafísico, esotérico e cosmológico, a obra busca transmitir a valorização e o conhecimento de nossa existência individual.
Synture, neste livro, aborda diversos temas básicos sobre o estudo dos discos voadores, como sua origem e oficialização, alguns fatos ufológicos ocorridos no Brasil, tipologia dos extraterrestres, entre outros. Além de relacionar centros de pesquisas, relatos históricos, os primeiros ufólogos, tipos de contatos etc, o livro procura ainda integrar a Ufologia Mística com a Científica. Recomendado aos iniciantes no estudo ufológico, Ufologia, Seriedade, Ascese apresenta explicações sobre essa ciência, mostrando ao leitor o quão fascinante e a Ufologia.
BEYOND ROSWELL
M. Hesemann & Philip Mantle
Michael O’Hara Books Ltd.
Um recente componente da literatura ufológica está sendo lançado este mês nos Estados Unidos. Chama-se Beyond Roswell, escrito pelo editor da revista alemã Magazine 2000, Michael Hesemann, e pelo ufólogo inglês, Philip Mantle. A repercussão em torno de sua estréia é surpreendente, tanto que na Inglaterra já está marcada par
a julho, com igual expectativa pelos aficionados por Ufologia.
Prefaciado pelo doutor Jesse Marcel Júnior, Beyond Roswell incita a continuidade dos debates sobre os episódios no Novo México e a fraude do cineasta Ray Santilli, em seu polêmico e desacreditado filme sobre a autópsia alienígena.
Além disso, o livro aborda pesquisas desencadeadas pela Comunidade Ufológica mundial para o desfecho final de outros casos igualmente inexplicados, como o Majestic 12 e os mistérios em torno da Área 51 – detalhes que o tornam um trabalho documentário digno de apreço. Hesemann e Mantle apresentam um acervo de mais de 100 fotografias e ilustrações variadas, tornando sua obra, dessa forma, ainda mais atrativa e emocionante.
Por enquanto, os exemplares se encontram à venda somente nos países onde foram lançados. Os interessados devem fazer seu pedido através do seguinte endereço: Malowe & Company 632 Broadway, 7th Floor, Nova York, NY 10012, EUA.
RECEBEMOS E AGRADECEMOS
• Il Giornale Dei Misteri, 303, janeiro de 1997. Corrado Tedeschi Editore. Via G. Massaia 98, 50134 Firenze, Itália.
• UFO Magazine, abril de 1997. Quest Publications Ltd. Wharfebank House, Ilkley Road, Otley near Leeds, LS21 3J, UK.
• Amaluz, 50 e 51, março e abril de 1997. Amaluz Editora Ltda. Alameda Tietê 618 Casa 06, 01417-020 São Paulo (SP).
• The Cerealogist, 18, fevereiro de 1997. George Wingfield. P. O. Box 1577, Andover, Hants SP11 7SH, Inglaterra.
• Notiziario UFO, 8 e 9, outubro e dezembro de 1996. Pinotti. Via Odorico da Pordenone 36, 50127 Firenze, Itália.
• Boletim Unidade, 05, março de 1997. Grupo de Estudos Extraterrenos e Clube dos Jovens Astronautas. Rua Patrocínio do Sapucaí 133, 13093-050 Campinas (SP).
• Dossier Alieni, 03, novembro de 1996. Roberto Pinotti. Via Salaria 222, 00198 Roma, Itália.
• UFO Informe, 30, fevereiro de 1997. Grupo de Pesquisas Ufológicos. Rua 880 n°10, 88220-000 Itapema (SC).
• Boletim CEPEX, 29, março de 1997. Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX). Rua Visconde de Mauá 67, 13172-690 Sumaré (SP).
• Magazin 2000, 116, maio de 1997. Michael Hesemann. Wörringer Str. 1, D-40211 Düsseldorf, Alemanha.
• Primeiro Contato, 02, março de 1997. Equipe Ufológica de Araraquara (EUA). Rua Padre Duarte 4352, 14802-215 Araraquara (SP).
• Nosiamosoli, 02, julho a dezembro de 1996. Associazione Culturale Giordano Bruno. Via Asti 23, 63018 Porto S. Elpidio (AP), Itália.
• Correio Extraterrestre, 21, abril de 1997. Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX). Rua Felipe Schmidt 515, Sala 112, Centro, 88010-001 Florianópolis (SC).
• MUFON UFO Journal, 347, março de 1997. Mutual UFO Network (MUFON). 103 Oldtowne Rd., Seguin, Texas 78155, EUA.