A atividade de UFOs tem sido de grande intensidade nos céus de Kamloops. O último avistamento de um objeto na forma de um bumerangue foi relatado à 01h02 da madrugada de 24 de abril de 2006. Muitos avistamentos de UFOs, entretanto, não são registrados, de acordo com Fred Legace, gerente do aeroporto de Kamloops. “Eu penso que existem objetos voadores não identificados (óvnis), dúzias deles, porque há alguns movimentos que não são esperados nas rotas do controle de tráfego aéreo civil”. Estes UFOs podem ser protótipos militares que, de acordo com Legace, cairiam na categoria dos “inexplicáveis”, já que ninguém conseguiria reconhecê-los ou catalogá-los.
Outra fonte de relatos de UFOs pode ser o fato da intensa aterrissagem de aviões que se dirigem ao aeroporto internacional de Vancover. O local teria muita atividade aérea, especialmente à noite, de acordo com Legace, quando as aeronaves voam a uma altura muito baixa. Contudo, apesar das explicações racionais, os avistamentos de UFOs contêm um elemento misterioso e inexplicável. Brian Vike, um homem muito entendido nesse assunto, e trabalhando em sua casa em Houston, tendo a astronomia como um passatempo, por mais de duas décadas registrou avistamentos de UFOs no continente, inclusive na região de Kamloops. “Na última noite, por volta da 01h02 da madrugada, minha namorada e eu vimos um objeto na forma de um bumerangue voar sobre nossa casa em Kamloops”, indica o relatório de abril de 2006 publicado no website de pesquisa Óvnis de HBCC de Vike. “Pareceu ser cinzento-branco, com uma borda iluminada. O objeto ao qual me refiro foi visto por aproximadamente 30 segundos, e então desapareceu no céu da noite, como um brilho de uma moeda lançada contra o sol”.
Vike não discute nenhum dos relatos que publica porque, apesar de tudo, como poderia discutir algo que não foi identificado? “Abra sua mente um pouco”, diz. “Há várias pessoas que estão apenas dizendo que estão vendo algo nos céus que não sabem o que possa ser. São, literalmente, objetos voadores não identificados. Podem ser avião mas, ao mesmo tempo, podem não ser. No final de 2002, quando os incêndios devastaram as florestas do Sul do país, os avistamentos de UFOs em Thompson exigiram muito da experiência de Vike. “Há muito material colhido dessa época”, disse. “Eu honestamente não posso explicar. Mas o que teria demais neste ano? Por que este ano?
”Vike cita que no período dos incêndios ocorreu numero de vôos nesses locais, nos quais se incluiriam os de bombardeiros de água e os helicópteros. As colunas de fumaça tanto quanto o próprio fogo obstruiriam a visibilidade. Contudo, diz que a maioria dos avistamentos é bem fundamentada. Para registro, a prova da existência de UFOs ainda consiste em fotografias borradas ou de baixa qualidade, ou mesmo defeitos no filme, mas Vike diz que espera que a qualquer momento venha a acontecer o primeiro encontro. Uma vez que esse primeiro encontro acontecer, entretanto, o UFO deixará de ser um UFO. Acontecerão outros avistamentos, inclusive na localidade de Kamloops, e Vike continuará fielmente a registrá-los.