James Fox disse que, no entanto, como costuma acontecer nesses casos, em vez de o governo liberar um filme de todo o incidente para o autor/cineasta Robert Emenegger como prometido, ele lançou apenas 8 segundos dessa filmagem especial que acabou entrando em seu documentário. A história começa em 1971, quando Emenegger e o produtor/diretor Allan Sandler foram convidados pela inteligência norte-americana à Base Aérea de Norton, na Califórnia, para discutir o significativo fenômeno que havia ocorrido anteriormente e criar um documentário sobre ele.
Fox relembrou o incidente de Holloman no podcast de Julian Dorey, publicado em 25 de fevereiro de 2023. Ele diz que entrevistou Sandler e Emenegger sobre isso e eles também acreditam que o filme de pouso do UFO existe. Não há registro oficial da razão pela qual o governo dos Estados Unidos permitiu o fornecimento de filmagens secretas de UFOs para um documentário.
Acredita-se que a administração do presidente Nixon fez isso para parecer forte no campo da ciência para a campanha de reeleição de 1972. Emenegger disse que foi prometido pelos oficiais da USAF a obtenção da filmagem autêntica do pouso de UFOs que aconteceu na Base Aérea de Holloman, no Novo México, em 1971.
A filmagem mostrava os visitantes alienígenas saindo da nave que se reuniu com os militares dos Estados Unidos. Embora Emenegger estivesse cético sobre isso, a Força Aérea garantiu a ele que a filmagem era autêntica. Um dos oficiais militares chamado Paul Shartle, encarregado do departamento de áudio e vídeo, disse em uma transmissão de televisão nacional em 1988 com Mike Farrell que havia assistido ao filme de 16mm de três naves em forma de disco. Uma delas pousou e os outras voaram.
“Eu vi imagens de três naves em forma de disco, uma das naves pousou e duas foram embora. Parecia estar com problemas porque oscilou até o chão. No entanto, ela pousou usando três ‘pernas’, uma porta deslizante se abriu, uma rampa foi estendida e três alienígenas saíram. Eles eram de tamanho humano. Eles tinham uma tez cinza estranha e um nariz pronunciado. Eles usavam macacões justos, tiaras finas que pareciam ser dispositivos de comunicação e, segundo me disseram, seguravam nas mãos um tradutor.”
Assista acima ao podcast com James Fox, acionando legendas.
Fonte: Julian Dorey
Fox revelou no podcast que Allan Sandler disse a ele no telefonema que tinha visto três discos escoltados por um jato militar. Fox disse: “Ele não tinha certeza da altitude, mas estimou que estavam entre 3.000 e 3.600m. Paul Shartle (um dos oficiais militares da Base Aérea de Norton, na Califórnia, encarregado do departamento de áudio e vídeo) admitiu que a tinha visto e que não era de origem terrestre.”
“Ele disse: ‘James, assim como em um filme de ficção científica, uma porta sem costura se abriu e saíram esses seres que tinham narizes muito grandes, fendas como bocas, e seus olhos eram quase como uma fenda vertical, como um olho de gato, muito, muito grande. Preciso deixar isso bem claro para o seu público.”
“Não estou dizendo o que é verdade ou o que não é, ou se aconteceu ou se é estranho ou o que quer que seja. Estou apenas contando o que me disseram as pessoas que viram. Eles saíram e se encontraram com os comandantes da base, e então eles entraram em um jipe ou estavam prestes a entrar em um jipe ou fazer alguma coisa e então a filmagem simplesmente foi cortada.”
Emenegger afirmou que visitou pessoalmente o local de pouso e inspecionou a área onde a nave extraterrestre estava armazenada, e que os militares e os visitantes alienígenas realizaram reuniões que duraram vários dias. Além disso, a equipe de produção de Emenegger teve acesso a documentos altamente confidenciais nas instalações do Departamento de Defesa (DoD), e eles receberam assistência de oficiais militares que tinham experiência em assuntos relacionados a UFOs, como o coronel William Coleman do Projeto Blue Book e o coronel George Weinbrenner, que chefiou Tecnologia Estrangeira na Base da Força Aérea de Wright Patterson.
Paul Shartle, que mostrou a filmagem para Allan Sandler, enfrentou alguns homens de terno escuro que apareceram de um local desconhecido e o advertiram para não falar sobre o incidente. Eles confiscaram a filmagem, afirmando que não deveria ter acontecido. Sandler não informou Emenegger por mais de 40 anos.
Ele completou uma extensa pesquisa e produção de filmes apenas para se sentir enganado quando a autorização para usar imagens reais foi retirada. Apesar desse revés, ele foi em frente e lançou seu documentário “UFOs: Passado, Presente e Futuro”, que foi indicado ao Globo de Ouro em 1974. O documentário foi inovador porque forneceu informações do DoD.
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) exigiu que Emenegger adicionasse imagens animadas do suposto pouso do UFO em Holloman. Segundo Emenegger, alguns quadros da filmagem original foram usados durante a fase de edição com autorização da USAF. Os espectadores avistaram um disco brilhante genuíno descendo lentamente à distância contra o pano de fundo da paisagem circundante de Holloman.
Fox explica que o ponto da história é que há evidências convincentes de um evento envolvendo um objeto não identificado e que pode haver filmagens do incidente. Apesar da existência dessa evidência, a história foi ofuscada por outras alegações sensacionais, como reuniões secretas entre o presidente Eisenhower e alienígenas.
Embora não esteja claro o que exatamente aconteceu, há substância na história e ela não deve ser descartada de imediato. No entanto, a adição de outras reivindicações turvou as águas e dificultou a investigação do caso de o presidente ter feito contato com vida extraterrestre.