O Centro de Controle de Vôos Espaciais russo (CCVE) informou hoje que elevará a altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) para facilitar o acoplamento da nave americana Endeavour.
A manobra está prevista para o dia 23 de julho, às 10h21 de Brasília, através da ignição dos propulsores da nave de carga Progress M-60, acoplada à ISS, disse um porta-voz do centro à agência RIA Novosti.
A fonte disse que o objetivo é elevar a ISS em pelo menos 10 km, até alcançar a altura ideal para o acoplamento da Endeavour, em uma missão prevista para o início de agosto.
A manobra para elevar a órbita da ISS com a ajuda do cargueiro russo será feita automaticamente por comando a partir da sede do Centro de Controle de Vôos Espaciais, localizada na cidade de Koroliov, 15 quilômetros ao nordeste de Moscou.
O porta-voz disse que a manobra não terá a participação dos astronautas que estão atualmente na estação espacial, a 15ª expedição (ISS-15) integrada pelos russos Fiodor Yurchikhin e Oleg Kotov, e pelo americano Clayton Anderson.
Normalmente, a órbita da ISS oscila entre os 320 e 360 km de altura e, devido à gravitação terrestre e outros fatores, a estação perde entre 100 m e 150 m de altura a cada dia.