Na noite de terça-feira, 03 de dezembro, um grande número de usuários das redes sociais relatou ter visto impressionantes e estranhas “luzes no céu” na forma de um trem, em diferentes locais do Chile. O espanto causado pelos supostos UFOs nos céus chilenos se espalhou pelas redes sociais, especialmente no Twitter. Mas o que realmente foi esse fenômeno visto nessa terça-feira à noite? A resposta pode deixar os internautas ainda mais surpresos, pois tudo indica que se trata da rede de satélites Starlink pertencentes a Elon Musk e à SpaceX.
#pichilemu alguien vió en el cielo las luces en línea que pasaron alrededor de las 22:45? Que eran?
— naraosp (@naraosp) December 4, 2019
Alguien cachó las “Cosas voladoras ” que pasaron por el cielo de talca ? Muchas luces en fila .. Aviones ? Satelites ? que mierda es ??!! pic.twitter.com/EANHLrr4jl
— Freddy (@FreddyVillagra) December 4, 2019
Hoy a eso de las 22:40 hrs…vi pasar en el cielo una decena de extrañas luces en fila desde sur a norte…serán OVNI??? Por decirlo menos…muy extraño…alguien las vio???
— Osvaldo Navarrete (@osvaldorodrigo) December 4, 2019
Luces extrañas en el cielo de #chillan… direccion al Norte @ALERTADESISMO @CEspinozaQ @canal_chile pic.twitter.com/AX4V6KmF9J
— Marcelo Torres S. (@mtspacheco) December 4, 2019
Luzes no céu em forma de trem
Nas imagens resgatadas de fotos e vídeos publicados pelos usuários na internet, é possível ver uma fileira de luzes que, de maneira coordenada, mantinham sua passagem pelo céu noturno de diferentes cidades do país. No entanto, esses impressionantes objetos voadores não identificados seriam apenas os 60 satélites Starlink pertencentes à SpaceX, que buscam criar uma rede dessas no céu e, assim, oferecer a Internet em todo o planeta em um futuro próximo.
Um evento semelhante foi capturado em outras partes do mundo durante o mês de maio e, para aquela ocasião, também foi alegado que seriam esses satélites chamativos. Eles orbitam em diferentes alturas acima da superfície da Terra, especificamente entre 350 e 1.150 km. Se os compararmos com os satélites atuais focados em oferecer esses serviços de Internet, eles estão muito mais próximos, pois os primeiros estão localizados a mais de 35.000 km da superfície da Terra.
Confirmamos que las luces vistas en el cielo desde gran parte del País corresponden a satélites #Starlink de #spaceX. Fenomemo visto entre las 22:40 y 23:00 sobre territorio nacional cc @biobio @Cooperativa @adnradiochile https://t.co/0psNaGzT8r pic.twitter.com/hkGvoeYae5
— Red de Emergencia (@reddeemergencia) December 4, 2019
Como identificar essas luzes?
Muitas pessoas ao redor do mundo viram esses satélites e, como esperado, a reação delas foi bastante confusa. Mas como uma dica útil, se da próxima vez você não quiser se surpreender, atualmente o site Heavens-Above.com tem um link disponível para se acompanhar a órbita dos satélites Starlink em tempo real. Lembrando de que em entrevistas recentes, o próprio Elon Musk confirmou que durante 2020 haverá mais de 20 lançamentos desse tipo de satélite, para acelerar a construção da rede e gerar uma cobertura ainda maior.
Finalmente, a empresa SpaceX atualmente tem permissão para lançar mais de 10.000 satélites Starlink nos próximos meses e, de acordo com relatórios recentes, estaria processando a possibilidade de aumentar esse número para mais de 30.000 nos próximos anos. Então, teremos muitos mais avistamentos como esses.