O miniobservatório astronômico da divisão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), abre inscrição para as instituições de ensino interessadas em realizar sessões de observação astronômica no segundo semestre deste ano pela internet. Online, estudantes de qualquer nível e cidade podem visualizar o céu noturno, sem sair de sua escola, como se estivessem diante do telescópio localizado no observatório do instituto, que fica em São José dos Campos (SP). Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas. Não é necessário conhecimento avançado de informática ou astronomia para participar.
Integram o projeto educacional Telescópios na Escola (TnE), multi-institucional coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). As imagens celestes capturadas numa observação pela web podem ser utilizadas depois em sala de aula pelos professores, para fazer com que os alunos fixem melhor os conceitos em matemática, física e astronomia, de forma participativa e lúdica. Estudantes e professores são incentivados a executar projetos observacionais simples, como fazer um passeio pelo céu, capturando, por exemplo, imagens de planetas e aglomerados de estrelas a fim de medir suas dimensões físicas.
As sessões remotas regulares junto às escolas ocorrem nesta temporada em noites de terças e quintas das 19h30 às 21h30, de agosto a outubro (exceto feriados), em função das condições meteorológicas favoráveis. Para participar das sessões de observação remota é necessário que o educador inscreva sua instituição por meio do formulário que se encontra na página da divisão de astrofísica, clicando aqui.