Novas imagens confirmam que o Ingenuity sofreu danos no rotor durante o voo 72, encerrando assim uma missão que superou todas as expectativas
“A jornada histórica do Ingenuity, o primeiro veículo aéreo em outro planeta, chegou ao fim”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Aquele helicóptero notável voou mais alto e mais longe do que jamais imaginamos e ajudou a NASA a fazer o que fazemos de melhor: tornar o impossível possível.”
“Através de missões como a Ingenuity, estamos abrindo caminho para futuros voos em nosso sistema solar e para uma exploração humana mais inteligente e segura para Marte e além.” A equipe planejou que o helicóptero fizesse um breve voo vertical em 18 de janeiro para determinar sua localização após fazer um pouso de emergência em seu voo anterior.
Acima, Bill Nelson comunica o fim da missão do helicóptero em Marte. Acione legendas para o português.
Fonte: NASA
Os dados mostram que, conforme planejado, o helicóptero atingiu a altitude máxima de 12 metros e pairou durante 4.5 segundos antes de iniciar a descida a uma velocidade de 1 metro por segundo. No entanto, cerca de 1 metro acima da superfície, o Ingenuity perdeu contato com o rover Perseverance, que serve como retransmissor de comunicações da aeronave.
No dia seguinte, o contato foi restabelecido e mais informações sobre o voo foram repassadas aos controladores de solo do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. Imagens revelando danos à pá do rotor chegaram vários dias depois. A causa da perda de comunicação e da orientação do helicóptero no momento do pouso ainda está sendo investigada.