O satélite de telecomunicações chinês SinoSat-2, lançado em 29 de outubro, deixou de funcionar “devido a problemas técnicos”, reconheceram responsáveis pelo controle do aparelho, em declarações ao jornal China Daily. “O SinoSat-2 sofreu graves problemas técnicos e não foi capaz de posicionar seus painéis solares nem suas antenas de comunicações”, segundo comunicado da companhia estatal SinoSat.
O satélite, cujo lançamento teve amplo destaque na mídia chinesa no mês passado, estava destinado a melhorar as comunicações e retransmissões televisivas do gigante asiático. Cheng Guangren, presidente da SinoSat, assegurou que o fracasso do segundo satélite não afetará os planos de telecomunicações da China, que nesta semana anunciou que lançará o SinoSat-3 no próximo ano.
O SinoSat-2 foi projetado para oferecer retransmissões televisivas digitais, assim como sistemas multimídia digitais de banda larga, entre outros serviços, na China e em Taiwan.O SinoSat-1, lançado em julho de 1998, foi adquirido no exterior para possibilitar os serviços chineses de comunicação e retransmissões de rádio e televisão na região Ásia-Pacífico.