Nos dias 12 e 13 de abril, aconteceu o I Encontro de Ufologia do Rio Grande do Sul, no auditório do City Hotel, em Porto Alegre (RS), no qual foram homenageados os ufólogos Ernesto Bono, José Victor Soares e Atílio dos Santos Oliveira. Eles são considerados pioneiros da Ufologia Brasileira e Mundial, tendo contribuído muito para o estudo do Fenômeno UFO.
O evento teve abertura no sábado, às 14h00. O primeiro conferencista foi o ufólogo Daniel Conrado, abordando o tema Desvendando a Ufologia, parte 1. O palestrante esclareceu noções básicas sobre casuística, como termos e nomenclaturas utilizadas pelos ufólogos. Apresentou-se logo em seguida Carlos Odone da Costa Nunes, com o tema Desvendando a Ufologia, parte 2. O palestrante enfocou também o trabalho que o Grupo de Estudos e Pesquisas Espaciais e Ambientais (GEPEA) realiza e seus principais objetivos e ideais. Um momento especial na apresentação do conferencista foi quando ele forneceu algumas dicas para quem deseja se tornar um ufólogo. Euclides Goulart Nunes Pereira finalizou com chave de ouro o tema Desvendando a Ufologia, parte 3.
O tema Vestígios Ufológicos Através dos Tempos foi abordado por Antônio Carlos Benites Lopes. Com mais de 30 anos de estudos dedicados ao assunto, Lopes realizou uma dinâmica diferente em sua palestra. Fez um panorama das evidências ufológicas em desenhos de homens das cavernas e pinturas famosas, além de mostrar as formas de Nazca e até um mapa antigo – com a mínima margem de erro de 40 m – onde os presentes puderam ver uma ilha, possivelmente Atlântida.
A ultima palestra do dia foi realizada por Wagner Borges, autor de inúmeros livros, entre eles Viagem Espiritual I, II e III, Falando de Espiritualidade e Falando de Vida após a Morte. Borges explorou o tema Experiências Fora do Corpo e a Presença de Seres Extraterrestres, inclusive o processo de cura de pessoas envolvendo humanos e seres de outros planetas trabalhando em conjunto, de forma extra-corpórea. Para finalizar sua apresentação, o escritor orientou os espectadores sobre mitos e medos comuns, quando não se está preparado para esse tipo de experiência.
No dia seguinte, o evento iniciou pela manhã, às 09h00, com Rafael Amorim, presidente do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS). Amorim falou sobre a Casuística da Região dos Vales e Exossociologia. Dentre esses assuntos, relatou uma vigília naquele local, de que participou. Às 10h00 foi a vez de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPDV) e membro da Comissão Brasileira de Ufologia (CBU). Gevaerd representa o Brasil há mais de 20 anos em centenas de congressos. Ele palestrou sobre UFOs no Brasil: Um País com Vocação para Contatos Imediatos, enfocando a importância da casuística brasileira para nós e para o mundo, além dos progressos da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que foi retomada com força total e agora reivindica uma ação menos tímida por parte das Forças Armadas. O palestrante seguinte foi o co-editor da Revista UFO Rafael Cury, organizador deste evento. Cury apresentou o tema A Ciência Face aos Extraterrestres, mostrando a posição de importantes cientistas, como Albert Einstein e Stephen Hawkins, em relação ao Fenômeno UFO. Marco Antônio Petit, também co-editor da Revista UFO, fechou o ciclo de palestras com o tema NASA: O Lado Obscuro do Programa Espacial – A Presença Extraterrena na Lua e em Marte, mostrando inúmeras imagens de atividades extraterrestres na Lua, evidências de vida vegetal e construções em Marte e as tentativas de censura grosserias por parte da Agência Espacial Norte-Americana.
Durante o evento, houve mesas de debates além de vendas de livros, DVDs e artigos ufológicos, mas pode-se dizer que o clímax foi a emocionante homenagem prestada por Gevaerd, Petit e Cury aos ufólogos Atílio dos Santos Oliveira, Ernesto Bono e José Victor Soares. Esses três pioneiros foram estudiosos do Fenômeno UFO de suma importância e sem dúvida a Ufologia não seria a mesma sem a enorme contribuição que eles deram.
Cada um deles recebeu uma homenagem separada dos ufólogos, que relataram como os mesmos influenciaram suas vidas e suas pesquisas, e o quanto são gratos a isso. Em seguida, os homenageados tiveram a oportunidade de falar um pouco de si e de suas experiências mais significativas, suas histórias de vida, onde cresceram, seus avistamentos de UFOs e como e quando começaram a se interessar pelo assunto. Ao final das homenagens, foram aplaudidos por uma emocionada platéia, honrada pela presença de estudiosos importantes. Com certeza, aqueles que estiveram presentes não esquecerão desse momento histórico, de reconhecimento e gratidão. O evento foi encerrado, então, às 19h20, com despedidas e fotos.
Durante o evento, o ufólogo gaúcho Rafael Amorim, publicitário com mais de 25 anos de estudos ufológicos, criador de três grupos, aceitou o convite formulado pelo editor da Revista UFO, Gevaerd, e pelos co-editores Cury e Petit, e a partir daquele momento, passou a fazer parte do Conselho Editorial da publicação, na qualidade de consultor. O conferencista é presidente do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS), e já participou de diversos encontros. Por esse motivo, a Equipe UFO dá as boas-vindas a este valoroso estudioso do Fenômeno UFO, que agora somará forças com os principais ufólogos do país. Após aceitar o convite, Rafael Amorim agora faz parte da Equipe UFO.