O site DailyMail.com obteve uma imagem exclusiva de um orbe de aparência metálica sobrevoando uma cidade iraquiana, capturado por um avião espião dos Estados Unidos em 2016.
A imagem, capturada em abril de 2016 por um avião de reconhecimento de inteligência foi incluída em um vídeo informativo classificado sobre UFOs mostrado a várias agências do governo dos Estados Unidos. O vídeo o descreve como um “pequeno clipe de um orbe voador não identificado que parece ter um brilho metálico em sua superfície” e mostra o estranho objeto voando sobre a cidade de Mosul, no norte do Iraque, com o fundo da foto mostrando as ruas abaixo. Um UFO voando ao redor de onde os militares dos Estados Unidos estão operando provocou preocupações de segurança no Departamento de Defesa (DoD), com oficiais militares preocupados que isso pudesse colocar em perigo pilotos e tropas terrestres.
Embora a imagem em si não seja classificada, a filmagem da qual a imagem foi capturada fazia parte de um briefing classificado produzido pela Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados do Pentágono (UAPTF), uma unidade encarregada de investigar incidentes de UFOs, que agora foi substituída por outro escritório no DoD. Foi obtido pelos jornalistas Jeremy Corbell e George Knapp , que divulgaram a imagem em seu novo podcast, “Weaponized.” O briefing descreve e mostra o UFO movendo-se do Sul para o Norte, acrescentando que não parece estar descendo. Em um vídeo de quatro segundos intitulado “Mosul Orb” incluído no briefing, o UFO aparece por um segundo enquanto voa logo abaixo do avião espião MC-12.
Curiosamente, o objeto parece não ter superfícies de voo aparentes, como asas, ou propulsão discernível. Uma fonte de inteligência com conhecimento operacional da filmagem disse que foi filmada usando “FMV [full motion video] da DGS-1” – o que implica que os sensores do avião também capturaram infravermelho e outros dados quando filmaram o UFO. O DailyMail.com entende que os funcionários que montaram o vídeo do briefing acreditam que o orbe estava sob controle inteligente. Uma fonte de inteligência disse que o vídeo foi enviado para a Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, onde especialistas em inteligência de imagens e sinais eletrônicos o estudaram para o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).
Corbell e Knapp disseram que divulgarão mais informações, fotos e vídeos, que eles mantêm há anos, no podcast .
Fonte: Jeremy Corbell
Apesar de ser analisado e estudado por especialistas em inteligência por mais de seis anos, o incidente permanece sem explicação. O DailyMail.com agora pode revelar que o caso fazia parte da Avaliação Preliminar Classificada sobre UFOs do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), um relatório que teve sua versão desclassificada publicada em 2021, que analisou 144 casos e encontrou explicação para apenas um. A imagem obtida pelo DailyMail.com foi tirada às 09h47, horário universal coordenado, em 16 de abril de 2016, de acordo com o carimbo de data e hora.
Também havia coordenadas precisas de onde a imagem foi tirada no norte do Iraque, mas Corbell disse ao DailyMail.com que as removeu por precaução para evitar a divulgação de informações confidenciais. As forças do CENTCOM foram implantadas no Oriente Médio em 2014 para conduzir operações militares contra o Estado Islâmico (ISIS). Corbell disse que a forma esférica do objeto capturado no Iraque é uma reminiscência de UFOs semelhantes encontrados por aviadores navais que operam na costa leste e oeste dos Estados Unidos todos os dias, mas é mais complicado, pois está ocorrendo em uma zona de conflito ativo. Pela primeira vez, estamos divulgando uma imagem filmada por militares de um UFO sobre uma zona de conflito ativo, disse Corbell. “Este é um cenário totalmente diferente das incursões da costa leste e oeste nos campos de treinamento. Não se trata apenas de questões de segurança para pilotos e tropas terrestres. Suas consequências potenciais são muito mais profundas. E agora está comprovado que o escopo é global.”
Uma fonte próxima ao atual escritório militar de investigações de UFOs, o Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), disse que há “mais casos como este”: “Investigamos muitos casos de UAPs/UFOs ao longo dos anos e há muitos outros casos como este. E este foi de fato parte das investigações oficiais da UAPTF e agora pela AARO, do DoD. E ainda não foi resolvido. Os UFOs, no mínimo, representam um problema fundamental de inteligência e identificação de combate que deve ser abordado.”
O primeiro episódio de Knapp e Corbell de Weaponized pode ser encontrado aqui.