Um jogo da Liga MX entre FC Juarez e Club Tijuana teve um cenário bastante incomum com um torcedor conseguindo tirar uma foto de um UFO flutuando. Usando-se um programa de Inteligência Artificial (IA), o objeto ganha forma bem definida. Mas podemos confiar na ferramenta?
O jogo da Liga MX aconteceu no Estádio Olímpico Benito Juarez, em Ciudad Juárez, estado de Chihuahua, México, no dia 15 de janeiro de 2023. Um fã de olhos de águia avistou um UFO, que foi visto voando acima de uma das arquibancadas.
O torcedor que registrou o possível disco voador postou em sua conta do Instagram, pedindo a opinião dos clubes em seguida. Como resultado, o FC Juarez postou a imagem nas redes sociais e marcou o ufólogo Jaime Maussan.
O clube de futebol mexicano disse: “Nos ajude, Jaime Maussan. Um torcedor nos enviou esta foto que ele tirou durante o jogo contra o Club Tijuana, onde aparentemente temos um UFO. É ou não é?” Tirada do estádio, a imagem mostra um misterioso objeto preto voando em frente ao Sol poente. O ufólogo explicou que, em sua opinião após minuciosas análises, o objeto não era de origem humana.
À esquerda, a foto original, ao lado da imagem “lapidada” por IA.
Fonte: Jaime Maussan
Maussan disse: “Quero compartilhar com vocês que o caso foi analisado com tecnologia de IA e tudo indica que estamos diante de um fenômeno aéreo não identificado. Os cientistas em Kyiv chamam esses objetos de “fantasmas”, pois são objetos desconhecidos e escuros, que simplesmente desaparecem em um piscar de olhos.”
O ponto principal da análise fica por conta do programa de IA, que tenta “completar e definir” formas borradas, desfocadas ou pixeladas. Assim, foi uma surpresa quando a imagem gerada foi a de um disco bem definido. Ainda assim, programas de IA precisam ser treinadas, e completam suas tarefas baseadas em seu banco de dados, o que pode gerar erros. Podemos confiar nessa análise?