O Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e a Universidade Católica de Brasília realizam neste 18/09, a partir das 18h30, observações astronômicas públicas dentro da programação da Noite Internacional de Observação Lunar. Serão vários telescópios disponíveis ao público e discussões ufológicas estarão também em pauta.
O ano de 2009 marcou o ressurgimento do interesse pela Lua. Em outubro, a sonda LCROSS chocou-se com uma cratera próxima ao pólo sul lunar, revelando a existência de gelo. A disponibilidade de água, substância essencial para a vida, é o primeiro passo para viabilizar uma possível colonização lunar no futuro. Para compartilhar o fascínio que nosso vizinho cósmico mais próximo desperta em todos, a Rede Brasileira de Astronomia (RBA) promove a edição brasileira da Noite Internacional de Observação Lunar, um evento mundial organizado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Observatório Gemini e a ONG Astrônomos Sem Fronteiras. Detalhes em nosso calendário de eventos.
Em São Paulo, Banho de Lua e International Observe the Moon Night, às 20h30. O International Observe the Moon Night (InOMN) surgiu em 2009 durante o Ano Internacional da Astronomia numa homenagem as grandes missões lunares. O InOMN tem como foco a primeira celebração da NASA sobre as missões históricas durante o Ano Internacional da Astronomia 2009. Astrônomos profissionais e amadores, clubes de astronomia, centro de ciências e planetários do mundo inteiro irão comemorar essa data através desse evento.
A união do tradicional Banho de Lua com o InOMN inclui a Escola Municipal de Astrofísica e o Planetário Prof. Aristóteles Orsini, numa parceria com o Clube de Astronomia de São Paulo (CASP), serão disponibilizados telescópios para observação dos detalhes da Lua, que para essa noite de 18 de setembro estará com 83% do seu disco iluminado, permitindo contemplar algumas das suas montanhas, vales e planícies. Detalhes em nosso calendário de eventos.