Nota do Editor — A seguir estão informações básicas sobre o Deserto de Nevada, onde estão concentradas as instalações secretas das Forças Armadas daquele país, em especial a Área 51, ao redor do Lago Groom. Tais informações foram compiladas pelo ufólogo e astrônomo Chuck Clark e publicadas no livreto The Área 51 and S-4 Guidebook [Guia da Área 51 e S-4, 2003]. Clark mudou-se para o vilarejo de Rachel em busca de um local privilegiado para observar as estrelas, mas, levado pela curiosidade científica, acabou vendo muito mais do que pretendia e escreveu sua obra, hoje uma referência sobre a Área 51.
Visitando o Vale Tikaboo — O Vale Tikaboo fica a leste e a nordeste do Vale Emigrant e das instalações secretas do Lago Groom. O Campo Groom e as colinas Jumbled separam os dois vales. O Vale Tikaboo cobre cerca de 65 km² de deserto quase desabitado. Os únicos moradores são a família Medlin e os seus ajudantes, que vivem em um rancho próximo ao centro do vale. A Rodovia Estadual 375 e a parte dela que se chama Rodovia Extraterrestre, próxima a Rachel, cruzam a parte norte do vale entre o Pico Hancock e o Pico Coyote. A vegetação no Vale Tikaboo inclui árvores joshua, grama, variedades de pequenos cactos, arbustos etc. Há uns poucos pinheiros nas montanhas mais altas.
Boa parte da vida selvagem do vale inclui coiotes, coelhos, gambás, toupeiras, esquilos, cobras, lagartos, ratos, cangurus, raposas e antílopes. Nas áreas altas há alces, leões da montanha, esquilos, linces e cabritos. Tem sido rara a visão de alces na área. A presença de cavalos selvagens foi relatada em áreas próximas, mas não no Vale Tikaboo nem no Vale Sand Spring. Há diversas espécies de pássaros, como gaviões dourados, águias, urubus, corujas, corvos, papa-léguas, faisões e galinhas do mato. Nas noites de verão, morcegos costumam voar por ali. As espécies de insetos mais comuns incluem carrapatos, escorpiões, centopéias, aranhas, tarântulas, grilos, formigas, moscas, vespas, borboletas e traças.
Estrada do Lago Groom — Perto do fim da descida do Pico Hancock, cerca da metade do caminho entre as milhas 35 e 34, uma estrada de terra segue para o oeste-sudoeste através do Vale Tikaboo em direção ao Monte Jumbled. Essa estrada é conhecida localmente como Estrada do Lago Groom. Ela conduz diretamente para dentro do Campo de Bombardeio de Nellis e do Campo de Municiamento, e para a Área 51, que se localiza nessa região. A linha divisória acaba a 22 km do ponto onde termina o trecho de terra e sai para a rodovia asfaltada. A linha está demarcada claramente por vários avisos em ambos os lados da estrada, que dizem claramente: “Não ultrapasse estes sinais, não importa o motivo!” Você estará sujeito à multa de 600 dólares, prisão e processo por atravessar e invadir o Campo de Bombardeio de Nellis e o Campo de Municiamento. Se você estiver a bordo de um veículo, o mesmo poderá ser apreendido. As pessoas que ultrapassam a linha podem ser alvejadas a tiros pelos guardas, apesar de, até hoje, ao que saiba, não ter sido necessário o uso da “força letal”.
Há várias outras estradas que cruzam o vale e a linha da área proibida. Todas essas estradas estão claramente demarcadas com sinais. Postes de metal pintados de laranja são usados para indicar os limites. Eles estão espaçados a intervalos de 45 m e são difíceis de serem vistos de dia – muitos estão desbotados pela ação do tempo e das intempéries – e quase impossíveis de serem vistos em meio à escuridão. Os postes de alguns setores têm uma esfera de prata no topo.
Caixa Postal Preta — Entre as milhas 30 e 29 da Rodovia Extraterrestre está outra estrada de terra, conhecida como Estrada da Caixa Postal, indo em direção sul. A Caixa Postal Preta, do rancheiro Steve Medlin, encontrava-se nesse cruzamento até ser trocada, em 1996, por uma caixa postal mais pesada e branca. O local, no entanto, ficou definitivamente conhecido como Caixa Postal Preta, que deve ser a caixa postal mais fotografada do planeta. Muitas pessoas têm visto objetos estranhos em suas proximidades, até porque se trata de um dos melhores pontos de observação do espaço aéreo acima da Área 51 e da Área S-4. No entanto, poucas fotografias interessantes e vídeos foram obtidos aí nos últimos anos.
Cidade de Rachel — Ao sul do Vale Sand Spring e da Rodovia 375, Rachel, a cidade mais próxima da Área 51, distando 43 km ao norte da torre de controle, já foi chamada de Vila Tempiute, Shaddy Grove e Sand Springs por seus moradores antes de receber o seu nome atual, oficialmente sancionado em outono de 1979. O nome foi em homenagem a Rachel Jones, que foi o primeiro bebê nascido na cidade. A cidade, repleta de traillers, começou a surgir no início de 1970, quando a empresa Union Carbide abriu uma mina na Montanha Tempiute, a cerca de 10 km a noroeste. A população em 1974 era de 69 pessoas. De 1974 até 1979, a única linha telefônica da cidade era a da mina. A primeira estrutura permanente, um grande depósito metálico de batata, ainda se encontra em uso. Às 16h10 de 10 de julho de 1986, dois jatos F-16 que estavam realizando treinamento aéreo simulado sobre a cidade colidiram, causando a queda de um deles a menos de 160 m do estacionamento dos traillers. O piloto se ejetou e caiu de pára-quedas. O segundo avião conseguiu rumar para a Base Aérea de Nellis, em Las Vegas, 100 km ao sul, onde pousou em segurança, apesar das avarias. O jato que caiu pegou fogo mas não explodiu, uma vez que estava utilizando um tipo de combustível menos volátil, não acarretando nenhum dano material ou humano.
Há duas fazendas de alfafa que fornecem ração para fazendas leiteiras na Califórnia e em Nevada, uma pequena loja, um estacionamento de trailler, um motel, um centro da terceira idade, uma igreja, uma loja de artigos usados, uma biblioteca, uma cooperativa de eletricidade, uma subestação do xerife e um parquinho. O destaque fica para o lendário Little A’le’Inn, um estabelecimento às margens da Rodovia Extraterrestre que combina bar, restaurante, loja de souvenir e museu ufológico, situado bem na pequena Rachel. Os motoristas que trafegam pela estrada vêem as placas do A’le’Inn o tempo todo. O nome vem de ale ou a’le, uma espécie de cerveja, e inn, que designa restaurantes, bares e até hotéis nos Estados Unidos. Bem à sua frente há um velho guincho com um protótipo de UFO feito de lata sendo rebocado.
Lago Groom — O Lago Groom fica localizado no Vale Emigrant, ao norte da área da Montanha Papoose e ao sul do Campo de Groom, perto do lado oeste do condado de Lincoln, Nevada. Normalmente é um lago seco, mas que forma alguns poços d’água por alguns dias ou semanas depois da época das chuvas. É onde o Governo norte-americano tem a base chamada Área 51. O nome vem da designação do campo quando era parte do Local de Teste de Nevada. A Área 51 é operada pela Força Aérea Norte-Americana (USAF), a CIA e possivelmente outras agências governamentais. É também chamada de Dreamland [Terra dos Sonhos].
A instalação está fincada no interior de um campo com 15.550 km², dentro do Campo de Bombardeio de Nellis e do Campo de Municiamento, no lado oeste do leito do lago seco, com a rodovia principal seguindo em direção sul-sudoeste para norte-noroeste através do lado oeste do lago seco e mais além em ambas as direções. Os hangares, habitações, os tanques de água e combustível e outras estruturas estão localizados principalmente ao sul-sudoeste do lago, próximo da base da montanha Papoose. Em 1864, uma mina de chumbo e prata operou por alguns anos em suas adjacências, antes de ser abandonada devido à sua localização isolada. Recentemente, a mina voltou a operar e os atuais proprietários estão autorizados a entrar e sair da mina, desde que não interfiram nas operações da Área 51.
Patrulhas de segurança — O perímetro de segurança em torno da Área 51 é patrulhado por forças de segurança particulares que vestem uniformes camuflados e dirigem jipes Cherokee brancos, camionetes Ford F-150 de cor champanhe ou picapes Chevy 2500-HD cinzas. Os guardas são funcionários da Wackenhut Security Incorporated e de várias empresas que fornecem serviço de segurança. As patrulhas encaram muito seriamente sua incumbência e constituem um formidável obstáculo para quem quer que ouse bisbilhotar a área. Há rumores de que os guardas são em maior parte fuzileiros navais aposentados e membros da Força Delta. Além disso, há vários tipos de sensores e câmaras de vigilância escondidos que dão suporte às forças de segurança, impedindo qualquer incursão. Há um grande helicóptero Blackhawk que voa pelo perímetro de segurança várias vezes ao dia. Nem pense em violar o perímetro de segurança. Isso, no mínimo, o levará à prisão.
Complexo de túneis — Existe um grande complexo de túneis abaixo da base. Dizem que o tamanho dos túneis é de aproximadamente 9 m altura e 21 m de comprimento. Há informações de que são câmaras que atuam como hangares subterrâneos e áreas de serviço. Se isso soa improvável, basta que se faça um passeio no Local de Teste de Nevada, onde reconhecidamente há cerca de 80 km de túneis se interligando abaixo de Pahute Mesa, nas Áreas 19 e 20. Se os modernos satélites dotados de sensores infravermelhos são capazes de ver através do solo, onde mais o governo poderia esconder seus mais profundos segredos senão embaixo nas camadas rochosas do subsolo?
Moradia dos trabalhadores — Na parte central da base há 30 construções em estilo dormitório, medindo cada qual 10 x 70 m, abrigando os trabalhadores, entre civis e militares, que preferem não se deslocar para suas residências durante a semana de trabalho. Um grande restaurante fica próximo à área de habitação, assim como várias zonas de recreação. Pelo número de veículos da USAF observados, calcula-se que apenas 20% da força de trabalho são contratados efetivos. Considerando que alguns fuzileiros navais e, obviamente, membros da CIA estão envolvidos, deve haver cerca de 10% de fuzileiros ou membros da CIA que estão trabalhando nesse local. Cerca de 65 a 70% da força de trabalho deve ser composta por civis.
Meios de transporte — Além daqueles que são transportados diariamente pelos vôos Janet, que saem do Aeroporto de McCarran, em Las Vegas, e os militares que residem na base em tempo integral, um contingente de pessoas entra na base por meio de transporte terrestre, algumas dirigindo os próprios veículos. Elas vêm de pelo menos três lugares diferentes. Todo dia de manhã, um ônibus branco com vidros escuros entra pela Estrada do Lago Groom trazendo trabalhadores de Alamo, Ash Springs e do ponto de espera da junção da Rodovia 375 e da Rodovia 318. Esse ônibus deixa a base pela rota inversa no fim da tarde. Além do ônibus, vários veículos privados também entram ou saem da estrada Lago Groom todos os dias úteis. Os poucos trabalhadores que vivem em Rachel entram e saem através do chamado “Portão dos Fundos” da base, a 15 km da cidade. Vários trabalhadores entram na base pela Rodovia Mercury e outras cidades ao oeste, usando os próprios veículos ou ônibus governamentais. Estima-se que o total da força de trabalho gire em torno 1.500 a 2.500 pessoas. Isso certamente deve variar dependendo dos projetos e testes que estão sendo levados a contento.
Campo de Teste de Tonopah — A noroeste da cidade de Rachel, e a norte-noroeste da Área 51, a Área de Teste de Tonopah é onde o caça F-117 foi testado. Hoje, o campo é uma área isolada onde os pilotos podem aperfeiçoar suas habilidades e praticar com mísseis, armas e bombas. Em Tonopah, são feitos os exercícios do tipo “Bandeira Vermelha”, controlados pelo 414º Esquadrão de Treinamento da Base Aérea de Nellis e pelo Centro de Armamentos de Caças. De 80 a 100 aeronaves por vez treinam durante duas semanas para aperfeiçoar as habilidades de combate e ajudar a treinar o pessoal de suporte em terra. Os aviões envolvidos nesses exercícios não podem entrar no espaço aéreo acima da Área 51, mas executam várias manobras sobre as áreas ao leste e ao norte do Lago Groom. Os visitantes dos Vales Tikaboo, Sand Springs e Railroad freqüentemente assistem a esses vôos rasantes.
Campo de Bombas de Nellis — Cobre um espaço de cerca de 20.000 km², 7.500 km² do quais é exclusivamente militar, e os 12.500 km² remanescentes são divididos entre aeronaves civis e militares. Dentro do campo há alvos táticos que incluem uma frente de batalha de tanques, comboio de caminhões, campos de pouso, complexos industriais, áreas com lança-mísseis e o complexo ferroviário. Também há simulação de mis
tura de sinais de radar e de comunicação para acrescentar um ar de realidade aos exercícios que ocorrem no campo. O campo inclui toda a área próxima à Área 51 ao sul, leste e norte. Desde o Local de Teste de Nevada (NTS), a oeste, também é totalmente restrita, e é fácil para uma aeronave entrar e sair da Área 51 sem ser notado.
Local de Teste de Nevada — O Local de Teste de Nevada fica no condado de Lye, a sudoeste da Área 51 e a oeste da S-4. A cidade de Mercury, na Área 23 do local de teste, é o quartel-general, e se situa a cerca de 105 km de Las Vegas. O NTS se espalha sobre 2.170 km². Foi o primeiro local de teste do programa nuclear norte-americano desde o primeiro teste cognominado Ranger-Able, realizado em 27 de janeiro de 1951 na Área 5, em Frenchman Flat. Desde a detonação atmosférica de uma bomba de um quiloton, houve lá outras 927 explosões de vários tamanhos. Durante 18 anos e meio houve 100 testes atmosféricos. Desde 18 de julho de 1962, todos os testes foram feitos no subsolo. O mais recente nesse local foi feito em setembro de 1992. Atualmente, existem planos para se testar explosivos convencionais.
Produtos altamente tóxicos e agentes gasosos, como o hidrogênio fluorídrico, e componentes para combustíveis de foguetes como o tetróxido de nitrogênio, foram testados nos campos das Instalações de Combustíveis Gasosos Liquefeitos Derramados, na Área 5. Além disso, aí foram realizados testes de lasers, sistemas de lançamentos de foguetes MX, e outros equipamentos não nucleares. O espaço aéreo sobre a área de testes é altamente restrito, sendo permitido somente o vôo de aeronaves de dentro da área em si. Aeronaves militares, incluindo aquelas da Área 51, devem ter autorização prévia.
Visitas mensais ao NTS podem ser autorizadas por intermédio do Departamento de Energia de Las Vegas. O candidato precisará fazer isso com uma certa antecedência e fornecer o seu nome, nacionalidade, data e local de nascimento e número de sua carteira de seguridade social [No caso de cidadãos norte-americanos]. Recomendo que, para esse passeio, leve um lanche. Não é permitido, entretanto, levar qualquer câmera, binóculos ou equipamento de gravação. Grupos de turistas são transportados de ônibus do Departamento de Energia em Las Vegas para o NTS às 07h30, retornando por volta das 17h30.
Dicas de segurança para os visitantes do deserto
por Chuck Clark
Sempre carregue água potável e fósforos à prova d’água em seu veículo. Tente carregar pelo menos um galão de água por pessoa. Nunca se sabe se haverá problemas mecânicos ou um pneu furado que o deixará preso em um lugar isolado e quente.
Verifique se o estepe de seu carro está em boas condições de uso antes de deixar a rodovia pavimentada. Certifique-se de que os pneus estão calibrados e que você está levando um macaco e uma chave de roda.
Tenha certeza de que seu veículo possui combustível mais do que suficiente antes de se aventurar no meio do deserto.
Sempre informe a alguém onde você está planejando ir e quando irá retornar. Avise a essa pessoa se você mudar os seus planos. Se você não voltar na hora planejada, pelo menos alguém poderá acionar o pessoal do resgate se necessário.
Se o seu carro quebrar no meio do deserto, não saia por aí procurando por socorro. Se você não vir ninguém ou qualquer construção ao redor, é mais prudente permanecer no lugar e esperar alguém aparecer. Longas caminhadas no deserto podem ser atordoantes, e é muito fácil ficar desorientado e desidratado em bem pouco tempo.
Se você atinou que não há outra opção a não ser buscar ajuda, procure viajar nas primeiras horas da manhã ou no período do fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena. Tente deixar uma trilha que pode ser seguida por alguém que esteja procurando por você. Deixe um recado em uma parte bem visível do veículo informando há quanto tempo você partiu e que direção você tomou.
Se você ficou perdido enquanto atravessava o deserto, pare por alguns minutos e tente ordenar seus pensamentos, considerando as seguintes opções: você tem água suficiente? Você sabe a direção de onde veio? Sabe a direção da estrada pavimentada mais próxima?
Preserve cada lugar por qual você passar e em hipótese alguma abata animais.