No próximo sábado e domingo, dias 31 de agosto e 01 de setembro, São Paulo terá um dos maiores eventos já organizados pela Revista UFO. Na Casa do Consolador, instituição universalista já com um grande histórico de ligação e apoio à Ufologia Brasileira, uma seleta gama dos melhores pesquisadores nacionais apresentarão conferências, em um debate profundo sobre temas atuais da pesquisa ufológica.
Ineditamente, cada um dos dois dias do evento terá um tema específico e as apresentações desenvolverão por sua vez um aspecto particular desse tema. O sábado, 31 de agosto, será reservado para a Operação Prato, a missão militar da Força Aérea Brasileira (FAB) realizada nos meses finais de 1977 no Pará, em resposta à onda ufológica conhecida como Fenômeno Chupa-Chupa, que assolou aquela região ao redor da Ilha de Colares. O I Comando Aéreo Regional (COMAR I) de Belém acionou essa operação devido ao pânico causado pelos objetos desconhecidos, que aparentemente atacavam as pessoas da área, removendo amostras de sangue, daí o apelido popular.
O então capitão Uyrangê Hollanda foi incumbido de organizar a investigação militar, a maior de que se tem conhecimento em todo o mundo, com resultados extraordinários. Centenas de fotos e dezenas de horas de filmes foram obtidos, além de centenas de páginas de relatórios oficiais. Parte desse material foi liberado graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, da Revista UFO, contudo restam ainda classificados e inacessíveis aos pesquisadores a maioria das fotos e a totalidade dos filmes. O próprio Uyrangê, vinte anos depois, concedeu uma história entrevista para a Revista UFO, publicada em UFO 54 e UFO 55, relatando os estarrecedores fatos, incluindo um encontro próximo com uma gigantesca nave e seus tripulantes.
Os conferencistas do II Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo irão abordar diversos aspectos ainda pouco conhecidos da Operação Prato, a participação do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI), uma análise dos documentos já obtidos que podem ser acessados tanto pelo Arquivo Nacional quanto no site da Revista UFO, assim como outros contatos que seguem acontecendo na região amazônica, e uma questão ainda mais fundamental: teria mesmo sido encerrada a Operação Prato e exatamente no momento em que seu objetivo principal, fazer contato com as inteligências responsáveis pelo fenômeno, estava a ponto de acontecer?
Já no domingo, 01 de setembro, o tema será Extraterrestres em Nossas vidas, abordando sob um enfoque universalista os motivos, a psicologia e os objetivos das visitas que têm se sucedido há centenas ou milhares de anos. A complexa questão ufológica sempre se mostrou multidisciplinar, o que será apresentado neste dia, com a discussão de tópicos como a existência de pessoas aparentemente mais evoluídas e que parecem atrair para si os visitantes, passando pela política global de acobertamento, cada vez mais questionada pelos pesquisadores e pela sociedade de vários países.
Os conferencistas do domingo irão expor vários aspesctos pouco claros acerca da presença alienígena. Teriam eles alguma coisa a ver com o surgimento de algumas religiões? Os abduzidos possuem alguma característica específica que atrai seus abdutores? Essas pessoas precisam de apoio para conseguir lidar adequadamente com suas experiências? Por que todas as antigas religiões sempre deixavam claro que os misteriosos deuses que vieram do céu traziam uma promessa de retorno e o que isso pode significar para a humanidade? E estaria o acobertamento ufológico tentando de fato controlar as informações que parecem apontar que tal retorno está em vias de acontecer?
O II Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo ainda terá, ao final dos trabalhos do sábado, dia 31 de agosto, o lançamento oficial de Projeto Contato, livro de Mônica de Medeiros e Margarete Áquila, que é a mais nova obra da Coleção Biblioteca UFO. As duas pesquisadoras realizaram um trabalho detalhado de análise de pessoas de alguma forma tocadas pelos visitantes extraterrestres e suas surpreendentes conclusões são apresentadas no livro. O debate será do mais alto nível no II Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo, uma grande oportunidade de conferir os mais atualizados trabalhos dos mais qualificados pesquisadores do país.
II Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo
31/08/2013 a 01/09/2013
Baixe os documentos obtidos graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já
Arquivos Extraterrestres – O Caso Roswell Brasileiro
Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Este DVD contém a entrevista exclusiva com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato. Em nenhum outro lugar do mundo a casuística ufológica é tão rica e intensa quanto na Amazônia, e ao mesmo tempo tão complexa e desconhecida. E há décadas tal atividade vem sendo objeto de estudos de ufólogos, cientistas e até de oficiais da Aeronáutica, que desenvolveram no Pará a maior e mais expressiva missão militar de investigação da presença alienígena na Terra, a Operação Prato, em resposta à alarmante incidência ufológica registrada nas ilhas de Colares, Mosqueiro e Baía do Sol, entre outros pontos. Este é o relatório completo da missão militar que se estabeleceu na área para identificar os objetos voadores não identificados lá observados, como nunca foi revelado antes.