Na quarta-feira, 11 de novembro, o ufólogo e editor da Revista UFO A. J. Gevaerd esteve em Ipuaçu, Santa Catarina, acompanhado do consultor da UFO e repórter do Sistema Princesa de Comunicação, de Xanxerê, Ivo Luis Hugo Dohl, e visitaram o local da formação do agroglífo que surgiu no município no dia 29 de outubro. Após duas semanas o fenômeno ainda é visível no local, pois foi preservado principalmente com a colaboração das autoridades policiais, atendendo solicitação da administração do município para quecoleta e registros fotográficos fossem realizados e enviados para análise. A visita do ufólogo ao local foi por volta das 17h00. Infelizmente a região passou por chuvas nesses dias, muito Sol, calor excessivo e o amadurecimento do trigo, o que causou pequenos danos naturais na forma do agroglífo. Em seguida foram acertados com o prefeito Denilso Casal detalhes do primeiro evento ufológico que será realizado em Ipuaçu, no dia 27 de março de 2010, durante as comemorações do aniversario do município.
À noite, na Câmara Municipal de Vereadores, a comunidade, o prefeito, o presidente da Câmara Amarildo Poggere e autoridades puderam acompanhar uma conferência ministrada pelo editor sobre os agroglífos que estão espalhados pelo mundo. Gevaerd respondeu vários questionamentos, atendendo as indagações e explicou detalhes das formações que têm seu pico maior de aparições na Inglaterra. Inúmeras imagens foram apresentadas e deixaram os presentes estupefatos, pois para eles este fenômeno é novidade. Em sua passagem por Xanxerê e Ipuaçu, Gevaerd proferiu palestra nas escolas Fisk, em inglês, e Romildo Czepanhik, ambas em Xanxerê, e concedeu entrevistas a emissoras de rádio, TV e jornais. Segundo Ivo Luis Dohl, a visita de Gevaerd a região havia sido programada antes do surgimento da formação no fim de outubro, visando acertar detalhes do evento em março, no município de Ipuaçu, e também relacionado a um ano do surgimento dos primeiros agroglífos brasileiros na região.
A participação do ufólogo repercutiu de forma positiva, esclarecendo muitas dúvidas da comunidade, pois a história na região começou a ser contada de forma diferente a partir de 2008, quando a população se defrontou com o surgimento dos círculos e da presençade discos voadores. A história de Ipuaçu, de Santa Catarina e do Brasil começa a ser contada de outra forma, pois o mundo está de olho nas ocorrências do fenômeno em nossas lavouras, os agroglífos.