Estamos sozinhos no universo? Esta foi a pergunta que Gevaerd buscou responder quando saiu de Maringá e se tornou um dos maiores ufólogos do mundo
A Revista UFO é conhecidíssima pela sua seriedade e busca por fatos, sempre deixando margem para a dúvida quando um avistamento ou filmagem não é clara. Isso se dá ao fato de que Gevaerd, o saudoso editor, sempre enfatizou que o tema deveria ser levado à sério.
Maringá Histórica, em homenagem ao editor, publica um documentário sobre a trajetória de Gevaerd, desde seu nascimento em 19 de março de 1962 e passando por sua escolaridade, em que o depoimento de um amigo, Nailor Marques Jr., nos revela um pouco mais de quem ele era.
A veia investigativa já se iniciara na infância, com simples recortes de jornais sobre notícias aqui e em outras partes do mundo, sobre UFOs. Aos poucos, alguns padrões foram começando a ficar mais claros sobre como esses avistamentos se davam. Em dado momento, ele chegou a ter mais de 20.000 recortes de jornais, juntando um acervo incrível.
Nos anos 80, ele chegou a ser convidado por J. Allen Hynek – astrônomo, professor e assessor de vários estudos ufológicos norte-americanos, como o Blue Book – para representar no Brasil o Center for UFO Studies. Fora isso, chegou a ser convidado cerca de 114 vezes para palestrar no exterior.
Assista acima ao documentário sobre o saudoso editor da Revista UFO e sua jornada na ufologia.
Fonte: Maringá Histórica
É destacado um de seus próprios encontros com um UFO, que se deu no deserto de Nevada em 1992, perto da base Área 51; evento no qual seu carro foi seguido por cerca de 40 minutos por um UFO, que acelerava e desacelerava conforme o carro mudava sua velocidade, de forma a acompanhá-lo constantemente.
Participante de diversos projetos, um dos mais marcantes foi o ICER (International Coalition for Extraterrestrial Research), da qual foi membro fundador, e trata-se atualmente da maior iniciativa para demandar a abertura ufológica global.
Seu pioneirismo foi sem igual: a Revista UFO é a mais antiga publicação sobre alienígenas e eventos que cercam o assunto e a maior em conteúdo na língua portuguesa, com quase 40 anos de existência.
Em 2022, já residente em Curitiba, Gevaerd sofreu uma queda em sua casa em 30 de novembro, e, após um período de internação, veio a falecer em 09 de dezembro, aos 60 anos.
A família, membros da Revista UFO e amigos agradecem, de coração e emocionados, à esta linda homenagem à um dos maiores ufólogos do mundo.
Por Claudio Schroeder Möller