PRÉ-VENDA
Ad image

Frequência de brilho de aurora em Saturno é descoberta

Jonatas de Oliveira
blo 134
Imagem mostra aurora no pólo norte de Saturno
Créditos: Jonathan Nichols / NASA / ESA / University of Leicester

Saturno é um planeta incrível. Seus famosos anéis são temas de várias músicas e a mais famosa delas sem dúvida é Desculpe o Auê, da cantora Rita Lee. E ele surpreende mais uma vez: um artigo na próxima edição do Geophysical Research Letters relata uma descoberta fascinante sobre a frequência do brilho da aurora observada no pólo norte de Saturno.

 

Ad image

O planeta, que tem polos magnetizados, emite ondas de rádio ao espaço a partir dessas regiões a cada 11 horas. O período era tido como medida da rotação de Saturno. Mas, a partir do final da década de 1980 as emissões variaram e desde a época os astrônomos se esforçam para descobrir a fonte do fenômeno.

 

O estudo mostrou ainda que a luz da aurora também é intensificada no mesmo intervalo de tempo. O trabalho utiliza imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble entre 2005 e 2009.

 

Em matéria publicada no portal G1, Jonathan Nichols, o pesquisador da University of Leicester que liderou as pesquisas, explica que \”a descoberta é importante por duas razões: primeiro, é um elo a muito tempo suspeitado entre emissões de rádio e auroras; segundo, por prover uma ferramenta para entender a alteração na frequência nesses sinais emitidos por Saturno\”.

 

A descoberta pode melhorar os estudos da sonda Cassini, presente na órbita o planeta.

 

Vejo vocês no próximo post. Enquanto isso estou no twitter: www.twitter.com/jonatasmobile.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe