A origem da fotografia está descrita no livro Ominous: The Nexus and Reality of Flying Saucers (2023), escrito por Wayne Sturgill, cujo pai teria se envolvido, em sua época de piloto, no caso da queda de um UFO
Segundo Sturgill, o incidente teria ocorrido em 1955, quando caças F-94 interceptaram um disco voador sobre a área de Bull of the Woods, no estado de Oregon. A fotografia, que mostra um estranho objeto incrustado na terra com dois soldados à sua frente, estava guardada entre outros papéis num baú que só foi aberto após a morte de seu pai.
Porém, muitos duvidam da veracidade do material. Entre outras coisas, eles ressaltam que acham estranha a cena, com um dos soldados sentado e de costas para o objeto caído. Outros nem sequer pensam que se trata de algo à escala humana e sustentam que poderia ser uma espécie de modelo com soldados de plástico. Há também quem acredite que se trata de uma recriação feita com inteligência artificial generativa, marcando na foto vários elementos que podem explicar isso.
Por outro lado, vários internautas destacaram o fato de ter acabado de se tornar viral – como uma fotografia da fotografia – para promover uma conferência ufológica. Embora, para ser justo, já tenhamos visto que a imagem circulou fora da Internet pelo menos um ano antes, como parte de um livro. Além disso, não é a única imagem; há outra que supostamente mostra o momento exato em que o objeto é atingido e derrubado.
E este último é talvez o mais suspeito de todos. Uma nave alienígena altamente avançada derrubada pela tecnologia terráquea dos anos 1950? Por enquanto só podemos esperar que mais informações sobre este caso surjam no próximo mês.