As informações, divulgadas pel Lei de Liberdade de Informação (FOIA) e publicadas pelo site especializado The Black Vault , incluem relatórios oficiais, declarações juramentadas de testemunhas, registros de segurança e até gravações de vídeo feitas durante os incidentes.
Cronologia de avistamentos
Wright-Patterson, uma das bases mais icônicas e estratégicas da Força Aérea dos EUA, ativou protocolos de emergência na noite de 13 de dezembro de 2024, quando a equipe de segurança detectou vários veículos aéreos não tripulados (UAS) operando em uma área restrita.
O primeiro avistamento ocorreu às 22:08, quando patrulhas próximas à área de carga perigosa observaram um drone preto com quatro hélices e luzes vermelhas e verdes piscantes voando em direção à parte oeste da base. Posteriormente, mais quatro drones foram avistados em formação de diamante. Quando iluminados pelas patrulhas, ganharam altitude e se afastaram rapidamente.
Dado o aumento da atividade, o controle de tráfego aéreo ordenou o fechamento completo do espaço aéreo Wright-Patterson às 22:30, e equipes de segurança foram mobilizadas para as Áreas A e B da instalação. No entanto, nenhum operador de aeronave foi identificado, nem destroços foram recuperados.
A operação foi concluída às 22:40, mas a calmaria durou pouco. Uma segunda onda de avistamentos ocorreu na noite de 16 de dezembro. Um civil passeando com seu cachorro perto da base alertou as autoridades após observar “vários drones se movendo lentamente em diferentes direções” sobre a Área B. Patrulhas responderam ao chamado e confirmaram luzes se movendo sobre o Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.
Nas horas seguintes, objetos desconhecidos foram relatados sobre o Portão 26 A, a pista e o ginásio da base. Um dos incidentes mais marcantes ocorreu às 23:43 horas , quando um objeto desceu em direção à pista e pairou a cerca de 150 metros do solo antes de subir repentinamente e desaparecer. Uma segunda equipe confirmou a mesma sequência.
O monitoramento continuou até a 01 hora da manhã, quando os avistamentos cessaram. Em depoimento sob juramento, um policial relatou ter visto “de três a cinco luzes brancas se movendo juntas” por aproximadamente três minutos antes de perde-las de vista.
Além dos relatórios escritos, o pacote desclassificado inclui vídeos capturados por patrulhas móveis e câmeras de segurança. As imagens mostram luzes piscantes que correspondem às formações descritas, embora sua qualidade limite análises mais aprofundadas.
Onda de OVNIs não resolvida
Esses eventos ocorrem em meio a um aumento generalizado de avistamentos de drones no nordeste dos EUA no final de 2024, o que levou até mesmo a prisões em Boston e preocupações de agências federais e estaduais.
Até o momento, o governo não atribuiu oficialmente esses incidentes a nenhum grupo ou entidade conhecida. No entanto, a documentação confirma que as incursões foram consideradas graves o suficiente para suspender as operações de voo, ativar a tecnologia de imagem térmica e solicitar apoio externo.
Embora a identidade e a origem dos drones continuem sendo um mistério, o que agora é inegável, graças a esses registros públicos é que os militares enfrentaram duas noites de alta tensão devido a uma intrusão aérea sem precedentes em uma das instalações mais sensíveis do país.
Fonte: John Greenewald/TBV .
Força Aérea dos EUA confirma incursão de drones na Base Aérea Wright-Patterson e divulga vídeos oficiais
Uma série de avistamentos misteriosos de drones em dezembro de 2024 levou ao fechamento temporário do espaço aéreo sobre a Base Aérea Wright-Patterson (WPAFB) em Ohio, de acordo com documentos recentemente desclassificados.

Editor do CIFE -Canal Informativo de Fontes/Fenômenos Extraterrestres e Espaciais - Scientific Channel of UFOs Phenomena & Space Research.