Desde 11 de julho de 1991, coincidindo com o eclipse do Sol, o mais prolongado do século XX, uma importante quantidade de avistamentos de UFOs integrou o conceito de vida extraterrestre e de suas visitas ao nosso planeta, especialmente na cultura do povo mexicano. Esferas no céu, objetos voadores não identificados com formato discóide, alongados e luminosos, além de muitas outras evidências, fizeram parte da mais importante coleção de vídeos e fotografias já registrados no México. Os arquivos documentam uma realidade que foi apresentada abertamente pelos meios de comunicação de massa no país. Talvez, no entanto, os que poderiam ser considerados como mais impressionantes de todos os vídeos mexicanos de UFOs sejam os das chamadas flotillas, as frotas ou grupos de UFOS em formação que se deslocam em conjunto e que, aparentemente, têm comportamento inteligente.
Algo que chama realmente a atenção é a regularidade dessas flotillas, especialmente quanto ao número de objetos que as compõem. É possível observar pequenos grupos, desde dois a cinco objetos, chegando a conjuntos maiores, de várias dezenas de estranhas esferas, como as que foram fotografadas e captadas em vídeo por testemunhas mexicanas. Existem, entretanto, filmagens de flotillas commais de 50 UFOs de aparência esférica e outras que chegam a superar 100 artefatos numa mesma tomada, que preenchem todo o céu filmado pela câmera. Esse fato, totalmente inusitado, está sendo cada vez mais freqüente no México. Embora tal situação não seja exclusividade do país asteca, a maioria dos vídeos de grandes frotas de naves foi filmada lá.
Casos de flotillas registrados há mais de 10 anos já fazem parte da história ufológica mexicana. No dia 24 de outubro de 1994, por exemplo, o mexicano Tomás Islas já registrava uma formação de UFOs sobre a cidade de Netzahualcóyotl, localizada a leste da Cidade do México. Ela tinha aspecto geométrico irregular e apresentava mais de 20 objetos estáticos no céu. Poucos meses depois, em 07 de dezembro do mesmo ano, o professor Alex Fernández Cooper filmou outra formação composta por 15 esferas com aparência de curva e apresentando o numeral dois no céu da cidade de Tampico, no estado de Tamaulipas, próximo ao Golfo do México e à fronteira dos Estados Unidos.
Fatos semelhantes ocorreram nos anos seguintes. Dois anos após o primeiro registro, o cinegrafista profissional Javier Andalón filmou, no mês de maio de 1996, uma impressionante formação totalmente irregular de UFOs no céu da cidade de Tepic, localizada no estado de Nayarit. Mais de 10 objetos esféricos se deslocavam simultaneamente na filmagem. Um ano mais tarde, em 18 de maio de 1997, os mexicanos Martín Valencia e Pedro Hernández, ambos repórteres da TV Azteca, conseguiram captar com sua câmera Betacam profissional pelo menos 20 UFOs esféricos deslocando-se em formação sobre a cidade de León, localizada em Guanajuato.
Outra testemunha observou no dia 18 de março de 1998 uma flotilla de UFOs em formação triangular deslocando-se sobre a zona arqueológica de Tula, no estado de Hidalgo, região nordeste da Cidade de México. Fato similar foi registrado em 11 de agosto de 2001. Nessa data, o mexicano David Sidauy avistou uma pequena frota de objetos voadores não identificados movendo-se sobre a zona industrial de Naucalpan. Novo impressionante registro ocorreu na manhã de 21 de junho de 2004, quando Amado Márquez registrou uma formação de UFOs que se deslocava entre as nuvens, sobre as cidades mexicanas de Cuernavaca e Tepoztlán, no estado de Morelos, localizadas a aproximadamente 80 km ao sul da capital.
Entretanto, o mais extraordinário avistamento de frota ufológica de que se tem notícia ocorreu no dia 10 de junho de 2004, quando o mexicano Miguel Águia filmou uma formação de mais de 500 UFOs esféricos sobrevoando o céu de Guadalajara, a segunda mais povoada e importante cidade do México. Talvez esse seja o vídeo com mais UFOs movendo-se simultaneamente e em formação de toda a história da Ufologia. Nada parecido foi registrado antes, e nem depois. E as atividades continuam provocando suspense e muita estupefação no país. Neste ano de 2005, muitas novas filmagens já foram realizadas, como a de Miguel Iglesias, captada nas proximidades do Aeroporto Internacional da Cidade do México, em 28 de janeiro.
Menos de um mês após o avistamento de Iglesias, em 27 de fevereiro, às 11h00, o fotógrafo profissional Arturo Robles Gil filmou e fotografou uma formação de várias dúzias de UFOs esféricos deslocando-se entre as nuvens e a grande velocidade, desde o centro até a região sudeste da Cidade do México. Em diversas outras ocasiões, foi possível registrar em vídeo estranhos objetos alongados e disformes, semelhantes a um tipo de nuvem ou fumaça densa, sobrevoando os céus. Apresentavam aparência orgânica e muitas vezes foi possível observar a saída, de seu interior, de dezenas desses UFOs esféricos, como se tais fenômenos fossem elementos transportadores dos UFOs.
Alguns estudiosos chegam a apontar que esses objetos alongados e disformes possam ser perfeitamente catalogados como sistemas de transporte dessas inquietantes esferas. Seria um portal dimensional que traria as naves de outro ponto do universo até a Terra? Não se sabe. Mas sua existência, confirmada em vídeo, motivará novos artigos sobre tal fenômeno que ocorre com certa freqüência no México. Nos lugares onde o fato é registrado, chamam demasiadamente a atenção dos habitantes. Estes, em diversas cidades, providos de câmeras filmadoras, registram os fatos na esperança de se tornarem protagonistas do que o povo mexicano considera como “o regresso das Carroças de Fogo”.
Segundo as tradições mitológicas de todas as culturas mesoamericanas, em especial do México – como as civilizações Maia, Tolteca, Mixteca, Zapoteca, Olmeca e Asteca –, seres sobre-humanos já conviveram com seus antepassados, dan
do-lhes grande ajuda cultural e tecnológica. Acredita-se que tenham vindo de outros planetas e convivido com os integrantes das referidas culturas em períodos que variam entre 7 e 2 mil anos atrás. Assim, o aumento do número de avistamentos de UFOs no país – confirmados por filmagens – e sua estupenda quantidade estimulam o pensamento de que “os deuses estejam voltando”.
Veja mais imagens de flotillas mexicanas acessando nossa galeria de fotos ou clicando aqui.