15.1- O que são os agriglifos ou círculos nas plantações?
Os círculos em plantações são marcas que variam de poucos metros a centena de metros que surgem misteriosamente em plantações de diversos paises.
15.2- Desde quando surgem?
Eles começaram a ser registrados no final da década de 70 e ganharam notoriedade e complexidade a partir de 1990. Mas existem relatos que o fenômeno já ocorria no século XVI. No começo, quando o fenômeno foi ficando conhecido, as imagens eram mais simples, mas com o tempo foram ganhando em complexidade, apresentando por vezes complicados padrões geométricos.
15.3- Qual a época em que se manifestam?
Na Europa onde o fenômeno é mais comum ocorre durante o verão europeu, com início do fenômeno em maio e tendo seu ápice nos meses de julho, agosto e setembro.
15.4- Quais os locais em que aparecem?
Ocorrem em regiões do interior de diversos países onde existem plantações, no continente europeu já tivemos registros em vários países, entre eles Inglaterra, Alemanha, República Tcheca, França, Holanda, Espanha, Portugal, Polônia, Holanda, Áustria, Itália e Rússia.
15.5- Que tipo de plantas são afetadas?
Já foram registrados casos em plantações de trigo, soja, cevada, centeio, canola, milho, arroz e cana-de-açúcar.
15.6- Quais as alterações nas plantas?
As plantas são afetadas geneticamente, tendo alterações em suas células internas. Também foi constatado que as sementes afetadas se desenvolvem até 40% mais rapidamente do que as sementes que não foram afetadas.
15.7- Quais as causas do fenômeno?
Ainda não existe uma prova definitiva sobre quem são os causadores de tal fenômeno, mas existe uma forte ligação com o fenômeno UFO que é defendida pela maioria dos pesquisadores pelo fato de terem sido registrados diversos objetos voadores não identificados sobrevoando os locais onde essas formações tem surgido.
15.8- Existem fraudes?
Sim, alguns grupos que se intitulam os fazedores de círculos costumam formar algumas figuras, mas que geralmente são facilmente identificáveis pela falta de simetria e descoberta de pegadas, além das plantas quebradas, algo que não ocorre nos círculos genuínos. Em alguns anos, os círculos falsos chegam a representar 80 % das figuras encontradas.
15.9- O que significam?
Não foi comprovado ainda o que essas formações significam. A maioria dos pesquisadores defende a hipótese de se tratar de algum tipo de comunicação vinda de alguma civilização extraterrestre ou que habita uma dimensão paralela, e que desta forma esteja tentando interagir conosco.
15.10- Já ocorreram no Brasil?
Sim. Tivemos casos autênticos de círculos em plantações em Ipuaçu, Santa Catarina no final dos anos de 2008 e 2009, como também casos ocorridos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que embora não apresentassem figuras complexas nas plantações, as marcas encontradas nas plantas tinham os mesmos padrões das plantas afetadas em outros países.
(Agradecimentos pela participação do consultor de UFO Wallacy Albino na elaboração dos itens sobre os círculos ingleses)