Na tarde do dia 2 de novembro de 2010, um morador da cidade de Ipuaçu – SC, famosa pelos agroglifos legítimos que surgiram em novembro de 2008 e outubro de 2009, estava passando pela localidade de Toldo Velho, próximo à cidade, quando viu na plantação uma formação geométrica representada por círculos concêntricos. Ele pegou sua câmera digital e conseguiu tirar duas fotos do agroglifo, às 15h30 e 15h31, respectivamente, de acordo com os dados EXIF das imagens. Não foi possível tirar mais fotos pois sua câmera ficou sem bateria.
No dia seguinte, no fim da manhã, ele enviou um e-mail com as fotos para o editor da Revista UFO, A.J. Gevaerd, que estava em viagem para o Congresso Internacional de Ovnilogia em Córdona, Argentina. Gevaerd solicitou à Equipe da Revista UFO para averiguar o que de fato aconteceu.
Assim, no fim do dia 3 de novembro, fizemos diversas ligações para moradores e autoridades do município de Ipuaçu e descobrimos que a Polícia Militar foi ao local, a pedido do proprietário da fazenda onde o suposto agroglifo apareceu, e constatou que se tratava de uma fraude. De fato, eram três círculos concêntricos muito mal feitos, cuja técnica de confecção foi totalmente diferente dos reais agroglifos de 2008 e 2009, que ainda permanecem sem explicação.
Na manhã de hoje, dia 4 de novembro, o Prefeito de Ipuaçu deu uma entrevista para uma rádio local confirmando a fraude, segundo a assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de Ipuaçu.
Esperamos que, durante este período de colheita de plantação de trigo e triticale, possamos realmente divulgar a notícias de que os legítimos agroglifos voltaram a aparecer na região de Ipuaçu.