Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha
notícias

Falsa notícia de UFO orbitando asteroide se espalha

Sites de duvidosa reputação alegam que passagem da rocha espacial pela Terra foi recente, porém aconteceu na verdade em 2015

Ultima atualização: 15 de fevereiro de 2016 18:15
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

d0d05c485275b5c87e226143ff7f7b4c1526935827

O asteroide 2004 BL86 e sua lua, que para alguns mistificadores é um UFO
Créditos: NASA

Mistificadores são o grande problema atual da pesquisa ufológica séria, visto que suas mentiras se espalham pela internet com velocidade, especialmente graças às mídias sociais. O tom de suas mensagens costuma ser sensacionalista, acusando instituições de acobertamento, e por vezes fornecendo até mesmo nomes de autoridades ou cientistas que supostamente defendem suas inverdades. E quem costuma espalhar tais fraudes não se dá ao trabalho de checar as informações, contribuindo para a confusão e o descrédito da Ufologia.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A nova mentira igualmente segue velhas práticas, como explorar fatos que foram notícia no passado recente. Conforme publicamos em nosso site em 23 de janeiro de 2015 (confira o link ao final deste artigo, Grande asteroide passa pela Terra em 26 de janeiro) o asteroide 2004 BL86 foi descoberto em 2004 por um programa do Instituto de Tecnologia de Massschussets (MIT) em colaboração com a Força Aérea Norte-Americana (USAF) e NASA, chamado Pesquisa de Asteroides Próximos à Terra Lincoln (LINEAR). Este é um esforço sério, como vários outros acontecendo inclusive no Brasil, para rastrear e catalogar objetos próximos da Terra, ou NEOs, a fim de acompanhar suas trajetórias caso se tornem uma ameaça contra nosso planeta.

A completa irresponsabilidade dos mistificadores e falsários chega ao ponto de utilizar informações obtidas graças a um trabalho sério, utilizando a mais alta tecnologia disponível e destinado a proteger nosso mundo, para espalhar suas mentiras. Pois um destes publicou recentemente que a NASA estaria acobertando a existência de um UFO orbitando o 2004 BL86, apresentando como “prova” um pedaço do vídeo obtido via radar. Nele se pode realmente ver um pequeno objeto nas proximidades do asteroide, porém o mesmo não passa de outro pequeno asteroide orbitando o maior, como um satélite. E para qualquer um que se dê ao trabalho de realizar uma pesquisa em sites dedicados à Astronomia não será surpresa descobrir que um enorme número de asteroides de fato possuem luas.

Assunto relacionado:  Rover Opportunity fotografou cometa em Marte

MISTIFICAÇÃO QUE PREJUDICA A PESQUISA UFOLÓGICA SÉRIA

Infelizmente, os sensacionalistas alegam que o asteroide 2004 BL86 está acompanhado por um UFO de 70 metros, que tem formato cilíndrico e parece metálico. Também alegam que a NASA oculta o fato dessa presença nas proximidades da Terra. Convenientemente deixam de lado o fato de que a rocha espacial passou a 1,2 milhões de quilômetros de nosso planeta em 26 de janeiro de 2015, e não neste ano conforme alegado, e igualmente ocultam que essa é a passagem mais próxima desse objeto pela Terra pelos próximos 200 anos. Finalmente, as imagens disponíveis foram na verdade obtidas via radar, faltando nelas a exatidão de imagens ópticas, mas permitindo analisar muitas características do corpo celeste.

crédito: Arquivo

Imagens da lua do asteroide, aumentadas e sem qualquer definição, são usadas pelos mistificadores em suas alegações

Imagens da lua do asteroide, aumentadas e sem qualquer definição, são usadas pelos mistificadores em suas alegações

Os mistificadores, como sempre, tiram suas equivocadas conclusões baseando-se em evidências no mínimo discutíveis. O pequeno corpo que acompanha o asteroide claramente carece de definição nas imagens, então é impossível dizer que ele de fato tem formato cilíndrico e é metálico. O 2004 BL86 tem cerca de 325 metros de extensão e sua pequena lua tem estimados 70 m. A próxima passagem de um asteroide dessa categoria está programada para 2027, quando o 1999 AN10, com cerca de 1 quilômetro, passará a uma distância aproximada de 40.000 km da Terra. O 2004 BL86 se movimenta ao redor do Sol a cada 1,84 anos, e atualmente a NASA rastreia mais de 11.000 asteroides próximos da Terra. Estima-se que 95% dos NEOs de 900 m ou mais já tenham sido localizados, e esforços têm sido aumentados para rastrear e avaliar esses corpos, com vistas a proteger a Terra de uma possível ameaça.

Assunto relacionado:  Seres extraterrestres, templários e Maçonaria na Ilha de Malta

Veja outras imagens do asteroide 2004 BL86 e sua lua

Vídeo mostrando a passagem do asteroide

Filmagem feita por radar mostrando o 2004 BL86 e sua lua

Grande asteroide passa pela Terra em 26 de janeiro

NASA abre escritório para proteger a Terra de asteroides

Asteroide que passará pela Terra no próximo mês tem órbita incerta

O meteoro, o asteróide e as mistificações

Astrônomos brasileiros descobrem asteroide próximo à Terra

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO

Guia da Tipologia Extraterrestre

Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: UFOs: Evidências Perturbadoras

TÓPICO(S):Edição 212
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up