Prezados Senhores:
Comunico o falecimento do Professor Húlvio Brant Aleixo, pioneiro da Ufologia no Brasil e fundador do Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos Não Identificados- CICOANI- de Belo Horizonte, fundado em 1954. Psicólogo, também ex-piloto civil, deixa grande contribuição ao estudo do fenômeno dos objetos aéreos não identificados, contribuição esta que fez com que fosse, por exemplo, o segundo nome citado pela bibliotecária Lynn Catoe, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, ao elaborar a primeira bibliografia sobre o assunto, daquela instituição.
Pioneiro na investigação de campo, de forma direta e em primeira mão, especialmente na coleta de dados junto a pessoas no meio rural brasileiro. Desta forma, rompeu com o elitismo que predominava na Ufologia e ressalta a importância da cultura popular como fonte de dados, digna de interesse científico. Recebeu o reconhecimento de seu trabalho tanto de figuras mais próximas e auxiliares mais diretos, como de figuras como Gordon Creighton, John G.Fuller, J.Allen Hynek, João Martins, entre outros- e da própria Força Aérea Brasileira, que recorreu a ele, quando da ocorrência de certas aparições mais expressivas, a partir da década de 60.
O endereço para envio de condolências é:
Av. do Contorno, 5270- Cruzeiro
30110-100 – Belo Horizonte-MG
Alberto Francisco do Carmo
Brasília –MG
Estou entristecido pela partida de um de nossos mais valorosos e bravos pioneiros, um homem que deu forma à pesquisa ufológica e que a transformou, ainda nos anos 50 e 60, em coisa séria.
– A. J.Gevaerd.