Recentemente, o vídeo sobre UFOs sobrevoando o céu do Arizona apresentado por Brian Bessent, proprietário do site UFO Theatre e divulgado no portal da Revista UFO foi analisado por diversos especialistas que comprovaram que tal filmagem era uma fraude. O correspondente internacional de UFO, Santiago Yturria, colaborou com as investigações do programa de notícias KTVK-TV News e apresenta com exclusividade algumas conclusões sobre o caso. Segundo ele, o programa de notícias KTVK-TV News, da cidade de Phoenix, Arizona, anunciou no dia 17 de junho que um suposto vídeo de UFOs voando sobre essa mesma cidade era uma falsificação. O noticiário denunciou que Brian Bessent planejou a fraude. Bessent, residente no estado do Texas, é músico e proprietário do site UFO Theatre. Atualmente vive do dinheiro resultante da venda do DVD Signs from the Sky [Sinais no Céu]. Como um colaborador de Scott Davis, produtor do KTVK-News de Phoenix, Yturria esteve envolvido nessa análise que foi muito rápida, somente duas semanas. Em ordem cronológica, segue o desenrolar da investigação realizada nesse período.
No dia 08 de junho de 2004, um relato de novos avistamentos de UFOs foi publicado no site Rense. Esse depoimento, submetido por Bessent, falava de um suposto avistamento de UFOs no dia 05 de junho de 2005, por volta das 22h00, no estacionamento do Wal-Mart em Phoenix. Na oportunidade, ele mostrou várias imagens e um vídeo, que dizia ter sido gravado utilizando inicialmente um tripé e depois segurando a câmera com as mãos. O equipamento estava em modo de gravação noturna. Na manhã do dia 08, Yturria leu um artigo no UFO Theatre e consultou a página do Signs From The Sky. Ele descobriu que as mesmas imagens do suposto novo vídeo constavam neste DVD mais antigo, que está à venda há algum tempo na página, que serve somente para fazer pedidos. As chamadas para compra através de cartão de crédito estão em destaque ao longo de todo do site.
Yturria ficou surpreso ao ver que as imagens do novo vídeo, supostamente realizado em 05 de junho de 2005, apenas dois dias antes, já estavam incluídas no DVD. Imediatamente enviou um e-mail ao responsável pelo site pedindo explicações e perguntando se essas imagens foram colocadas na página do DVD para aumentar as vendas do mesmo, misturadas com as antigas. “Ao mesmo tempo, os alertei para o fato de que vender o DVD mostrando imagens que não estavam incluídas no mesmo era uma atitude de má fé contra os consumidores. Dessa maneira, as minhas perguntas se resumiam em dois pontos principais que exigiam mais explicações. No dia seguinte recebi uma resposta dizendo que, de fato, tinha ocorrido um erro na indexação de arquivos no site. As imagens novas foram retiradas da página do DVD”, afirma.
Agora em 2005, mais exatamente em 09 de junho, o programa KTVK-TV News, canal 3 de Phoenix, apresentou o caso e começou uma investigação. Nos dias seguintes eles fizeram um acompanhamento do caso, mostrando o andamento da investigação e novas entrevistas. No dia 10, Yturria se juntou a Scott Davis, produtor do programa e responsável pela equipe de pesquisa, como colaborador e consultor na investigação desse caso. Em 12 de junho, Jim Dilettoso, um especialista em vídeos residente na cidade de Phoenix, foi entrevistado por um programa da rádio nacional da Cidade do México, falando sobre esses supostos vídeos de UFOs. Dilettoso disse que o vídeo era falso e fornecia mais detalhes explicando como a fraude foi realizada. O produtor Scott Davis e a KTVK-TV pediram a Bessent para enviar o filme original, de maneira que ele pudesse ser analisado e assim fossem esclarecidas as dúvidas sobre sua autenticidade. Por fim, ele concordou. Em 14 de junho, Yturria foi informado por Davis que Dilettoso iria analisar o filme original de Bessent num encontro que iria ocorrer no dia seguinte. Essa reunião seria gravada pela KTVK-TV.
”Bessent finalmente concordou em enviar sua câmera e o filme original para que fosse feita uma análise profissional. Também concordou que o processo de análise fosse gravado pela TV”, destaca Davis. Naquela mesma noite, Bessent foi entrevistado por Jeff Rense no seu programa de rádio. Disse que iria permitir o acesso à fita original por Dilettoso, para que fosse analisada.Tudo estava pronto para o encontro com Dilettoso, no dia 15 de junho. A equipe da KTVK-TV e Davis estavam com as câmeras a postos, mas Bessent não compareceu! Mais tarde, ele mandou um e-mail dizendo que tinha mudado de idéia. Apesar disso, a equipe da KTVK-TV realizou a análise programada, mesmo com Bessent ausente, utilizando a cópia enviada inicialmente por ele. Em 17 de junho, a KTVK-TV divulgou no canal 3, às 20h00, que o vídeo feito em 05 de junho de 2005 era uma fraude e expôs os resultados da análise.
Essa não é a primeira vez que Bessent esteve envolvido com vídeos falsos de UFOs. Em 2003, ele tentou enganar as pessoas dizendo ter filmado uma frota de UFOs sobre San Saba, estado do Texas. O vídeo foi colocado em seu website, o UFO Theatre. A gravação era um grupo de aves e foi imediatamente rechaçada pelos ufólogos. Logo depois, surpreendentemente, ele tentou novamente fraudar o avistamento de uma suposta esquadra de UFOs dizendo que dessa vez era verdade. Esse outro vídeo também era um bando de pássaros. A comunidade ufológica começou a achar graça da inocência de Bessent. Desnecessário dizer que imediatamente retirou as filmagens de seu site. Durante essa investigação Yturria recebeu um vídeo da Alemanha feito por Wahrheit, recriando as imagens de Bessent e descrevendo passo a passo o processo pelo qual a falsificação de Bessent foi feita. Interessante notar que o termo “animação flash” foi mencionado. Veja! Também, durante a investigação, Yturria manteve correspondência com Jerald Doerr, que é um indicado ao Oscar e mago da computação gráfica, tratando do vídeo apresentado por Bressent.
“Doerr também me mandou um arquivo explicando detalhadamente como fazer para produzir um vídeo igual ao de Bressent. Ele teve até mesmo a gentileza de oferecer uma recriação de próprio punho para contribuir nas investigações. Estamos esperando que termine por esses dias”, afirma Yturria. “E, como um resumo do caso Bressent, gostaria de dizer que foi lamentável. Realmente uma lástima que esse sujeito do Texas tenha vindo à Phoenix apenas para manchar a cidade onde ocorreram as famosas Luzes de Phoenix com essa controversa e horrível fraude”.
Isso foi, com certeza, uma ofensa a todos aqueles que honesta e legitimamente testemunharam um fenômeno ufológico real que colocou Phoenix em destaque no cenário ufológico em 13 de março de 1997. Está claro que Bressent não só enganou as pessoas, os moradores de Phoenix e a KTVK-TV, mas também tentou tirar vantagem das Luzes de Phoenix para tentar vender os seus DVDs. “Essa foi de fato uma investigação rápida, devido às
claras evidências de fraude e o lamentável currículo desse personagem. Outros fatos poderiam ser citados, mas somente levantei alguns aqui”. Uma análise completa, com um resumo das reportagens feitas pela KTVK-TV, pode ser encontrada no site Azfamily. Santiago Yturria Garza é investigador mexicano do Fenômeno UFO e correspondente internacional da Revista UFO. Todas as imagens são de propriedades de Santiago Yturria Garza e OVNI Investigaciónes. Contato: yugs@nl1.telmex.net.mx. Em breve, estarão disponíveis as imagens das “frotas” de pássaros de Bessent. Clique aqui e confira em UFO Vídeos as primeiras imagens divulgadas no site UFO Theatre.