Testemunhos e vários relatos expuseram avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs/UFOs) em todo o país em meio à atenção nacional sobre observações de drones nos meses de novembro e dezembro.
Luiz Elizondo, ex-chefe do Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais do Departamento de Defesa, e outras testemunhas afirmaram perante o Congresso, em novembro, a existência de um suposto grupo governamental “escondendo o fato de que não estamos sozinhos no cosmos“.
“Acredito que nós, como americanos, podemos lidar com a verdade. E também acredito que o mundo merece a verdade“, disse Elizondo, pedindo ao Congresso que promulgasse uma legislação que protegesse os denunciantes com medo de se apresentar.
A audiência foi parte de um esforço maior dos legisladores para investigar UFOs, ou fenômenos aéreos não identificados (UAPs), e determinar se elementos dentro do governo estão ilegalmente ocultando evidências do Congresso.
Enquanto isso, avistamentos de UFOs foram relatados em todos os estados dos EUA, de acordo com o National UFO Reporting Center (NUFORC).
Uma das testemunhas, militar aposentado da área de defesa dos EUA, que constam em um dos relatórios do NUFORC disse que estava acampando sozinho em Mountain Center, Califórnia, em outubro, quando de repente todo o ambiente ficou quieto e toda a área “iluminou-se mais intensamente do que a lua cheia mais brilhante que ele já tinha visto“.
O homem disse que viu uma luz oval branca e brilhante, com cerca de 6 a 9 metros de comprimento, pairando no nível do topo das árvores, acrescentando que a luz permaneceu completamente parada e silenciosa, não emitiu calor e parecia um grande helicóptero.
Soma-se a esse, e outros milhares de avistamentos, a experiência de vários pilotos que relataram ter visto três ou quatro UFOs no céu sobre o Oregon, voando em altitudes diferentes.
Os pilotos relataram ter visto estranhas luzes circulares vermelhas voando rapidamente pelos seus aviões. Um piloto da United Airlines contatou a torre de controle para falar sobre luzes em movimento vistas no oeste do Oregon, informou o veículo.
Em abril de 2022, uma testemunha disse ter notado uma luz no céu sobre um reservatório em Connecticut, acreditando que era potencialmente um fenômeno aéreo não identificado (UAP/OVNI), de acordo com o canal de notícias NewsNation.
“Sou sempre uma observadora do céu, então fiquei pensando se era um avião“, disse a mulher ao canal. “Mas do jeito que estava se movendo, não tem como ser um avião.”
Embora avistamentos recentes de drones ou aeronaves misteriosas não sejam exatamente observações de UFOs, eles levantaram preocupações e até atraíram a atenção do FBI, gerando discussões sobre a possibilidade de outros objetos voadores não identificados no céu.
“O FBI de Newark, a Polícia Estadual de Nova Jersey e o Escritório de Segurança Interna e Preparação de Nova Jersey estão pedindo que o público relate qualquer informação relacionada aos avistamentos recentes de possíveis drones voando em diversas áreas ao longo do Rio Raritan“, divulgou o Bureau no dia 3 de dezembro.
Na primeira semana de dezembro, a Administração Federal de Aviação emitiu restrições temporárias de voo, que expiram em 17 de janeiro de 2025, proibindo voos de drones sobre partes de Nova Jersey após o aumento de avistamentos, excluindo operações de drones em apoio à defesa nacional, segurança interna, aplicação da lei, combate a incêndios, busca e salvamento ou missões de resposta a desastres.
No entanto, o Conselheiro de Comunicações de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse recentemente à Fox News que os misteriosos drones que sobrevoam o país são de fato “legais” e “lícitos”.
A Casa Branca, em coordenação com o FBI e autoridades estaduais e locais, examinou cerca de 5.000 avistamentos, e sua análise conclui que “atividades aeronáuticas legais, comerciais, de hobby e até mesmo policiais” são responsáveis pelos avistamentos, disse Kirby sobre a avaliação.
Em uma declaração recente do Departamento de Segurança Interna, do FBI, da Administração Federal de Aviação e do Departamento de Defesa, as agências disseram que, embora “reconheçam a preocupação“, não há evidências de que os drones sejam “anômalos” ou uma ameaça à segurança nacional ou pública.
Parece que os avistamentos de drones estão desaparecendo da mesma forma como surgiram, ou seja, misteriosamente.
Via Fox News