PRÉ-VENDA
Ad image

Evento em Peruíbe formaliza parceria entre Revista UFO, prefeitura e grupos ufológicos

Equipe UFO

6aec3a0c57a544c0338670a8947980d01527690309

O editor da UFO A. J. Gevaerd, a prefeita de Peruíbe e Paulo Aníbal
Créditos: Jamil Vila Nova

Nos três dias do evento, de 09 a 11 de abril, realizado pela Prefeitura Municipal de Peruíbe em parceira com o Grupo Ufológico EXO-X e a Revista UFO, diversas personalidades do meio ufológico estiveram presentes, como Gener Silva, presidente do Instituto de Astronomia e Pesquisas (Inape), Celso Brandão, monje tibetano e físico nuclear, Paulo Aníbal Mesquita, pesquisador e consultor da Revista UFO, Marco A. Leal, do Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba (GEPUS), e o editor da UFO A. J. Gevaerd, além é claro, do brigadeiro José Carlos Pereira, ex-comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra).

Ad image

Dentre os pontos fortes do evento, na ocasião foi lançado o Roteiro Ufoturístico de Peruíbe, e houve a apresentação oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Peruíbe (Gepupe). Idealizado pelo ufólogo Paulo Aníbal Mesquita no fim do ano de 2009, o Roteiro Ufoturístico do município, primeiro do gênero no estado de São Paulo, conta com sete principais pontos de interesse turístico em Peruíbe e surge com a proposta de aproveitar a enorme casuística ufológica na região, a fim de enriquecer o turismo local e preservar os pontos de avistamentos.

No sábado, segundo dia do encontro, o público foi convidado a conhecer, em ônibus fornecido pela prefeitura, os locais do roteiro, sendo a Pedra da Serpente, o Bairro do Guaraú, Pereque, Barra do Uma, Ruínas do Abarebebê, Bairro São José, praia, canal e costão de Peruíbe. O momento mais esperado deste segundo dia foi a palestra especial com o brigadeiro José Carlos Pereira, que descreveu suas experiências ufológicas e a posição das Forças Armadas Brasileiras a respeito do Fenômeno UFO. Segundo ele, todo e qualquer objeto voador que entre em espaço aéreo brasileiro sem autorização ou identificação é considerado “inimigo” e, por este motivo, medidas de segurança devem ser tomadas.

Já no domingo, terceiro e último dia do evento, o destaque ficou por conta da oficialização do Gepupe. Este foi o primeiro grupo organizado no município com estas finalidades e tem suas raízes em comunidade virtual na internet criada em 2005, cujos membros perceberam a necessidade de uma maior organização a fim de fortalecer e credibilizar a pesquisa do fenômeno na cidade de Peruíbe e arredores. Conforme foi apresentado pelos membros do Grupo, Alessandro Furlan e Keila Andrea, o objetivo principal da iniciativa é criar uma rede de observadores constantes que mantenham contato entre si, de forma que qualquer avistamento ufológico possa ser presenciado pelo maior número de pessoas no momento em que este ocorra, possibilitando a documentação fotográfica ou por vídeo que comporá acervo para estudos e análises posteriores.

Outro objetivo do Gepupe é a intermediação com outros grupos de estudos ufológicos, como o EXO-X e o GEPUS, que já vem colaborando com a iniciativa peruibense desde os primórdios. Estes, com mais anos de estrada e aparato técnico são, até o momento, os primeiros a serem solicitados a analisar os fenômenos ocorridos no Município. Entretanto, como salientou Paulo Aníbal, é importante que haja na região um grupo que possa estar presente no local do fenômeno para obter os dados antes que estes se percam, como ocorreu anteriormente em casos de supostos pousos de UFOs, que não puderam ser devidamente analisados já que os pesquisadores não tiveram tempo hábil para chegarem ao local. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho do Gepupe podem se cadastrar no blog www.gepupe.blogspot.com.

Roteiro Ufoturístico de Peruíbe

Segundo Aníbal, nos últimos 10 anos, cerca de 300 avistamentos foram registrados, muitos destes documentados com fotos e vídeos. Um dos mais relevantes foi o pouso de um suposto UFO no bairro São José no ano de 2008, que resultou em um “ninho de UFO” com cerca de nove metros de diâmetro. São pontos de visitação são:

Pedra da Serpente – Localizada na encosta da Serra Juréia/Itatins, na estrada para o Guaraú. Compõem-se de uma grande parede rochosa que possui a imagem de uma serpente encurvada no formato de porta. Relatos de aparições de UFOs e seres humanóides luminosos são comuns no local.

Bairro do Guaraú – Bairro que dá acesso à Estação Ecológica Juréia/Itatins. É outro local com um elevado índice de avistamentos ufológicos, como as “bolas de fogo” associadas a quedas de energia elétrica.

Pereque – Em 2001, o senhor Ernandes M. Costa, por volta das 21h30, observou uma forte luz vindo do Morro do Juquiá até que, devido à aproximação pode perceber detalhes do objeto, que segundo suas palavras assemelhava-se a um “ônibus”. Este passou aproximadamente a 50 m acima de sua cabeça lhe dando estranhas sensações de levitação e arrepio.

Barra do Una – No local, também em 2001, houve um interessante relato de um casal que, estando na praia da Uma, durante a madrugada presenciou uma enorme bola de luz branca pairada sobre a areia. Desta bola de luz saíram dois seres luminosos indo em direção ao casal. Muito assustados saíram correndo, mas ao olhar para trás reparam que os seres estavam flutuando bem próximo ao chão e voltando para dentro da grande “bola” de luz, que voou para longe sem qualquer emissão de som.

Ruínas do Abarebebê – A região acumula inúmeros relatos ufológicos, como o do senhor João, em 1997. Quando estava andando pela praia com a esposa Marisa e seus quatro filhos avistaram uma imensa luz esbranquiçada como se fosse um grande farol no céu, por volta das 20h30. “A tal luz se deslocou das ruínas no sentido oposto para onde estavam caminhando. Ela subiu mais e pairou no ar, depois começou a movimentar-se velozmente, inclusive em ângulo reto, ou seja, realizava vôos em curva em 90°, duraram uns 15 minutos e a luz pairou no céu bem acima de nossa cabeça”, relatou João.

Bairro São José – Local do aparecimento do ninho de UFO. Famoso pela inusitada ocorrência na madrugada de 18 de agosto de 2008, quando por volta da 01h30 um objeto desconhecido teria praticamente pousado em uma mata, a cerca de 350 m da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Neste local uma marca ovulada foi constatada na manhã seguinte, onde a vegetação foi amassada seguindo o mesmo padrão. Os caules estavam inclinados a uma altura média de 25 cm acima do solo como se o local tivesse sido “penteado”. A marca tinha quase 15 m em seu eixo maior e nove me
tros em seu eixo menor.

Praia, canal e costão de Peruíbe – Toda a extensão das praias de Peruíbe é um ótimo ponto de avistamentos de UFOs. Inclusive, muitas ocorrências já foram documentadas em fotografia e filmagens, como a de José Guilherme que, em uma manhã de 2001, conseguiu filmar um UFO. Noutra ocasião, durante vigília realizada em 30 de Janeiro de 2009, um UFO foi observado por volta das 21h00 realizando um movimento rápido saindo de Itanhaém e pairando há uns 500 m à frente das poucas pessoas presentes. Em seguida o objeto mergulhou no mar.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe