Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: A lua Europa de Júpiter continua atraente na busca por vida extraterrestre. Eis o motivo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > A lua Europa de Júpiter continua atraente na busca por vida extraterrestre. Eis o motivo
notícias

A lua Europa de Júpiter continua atraente na busca por vida extraterrestre. Eis o motivo

A lua de Júpiter, Europa, permanece promissora há muito tempo na busca por vida fora da Terra. A sua superfície gelada e o potencial para um oceano subterrâneo têm atormentado tanto os cientistas como o público, permitindo-nos especular que poderia estar repleto de formas de vida.

Ultima atualização: 5 de março de 2024 15:56
Por
Redação | Portal UFO
Envie!
Europa
Nova descoberta aumenta o interesse pela lua de Júpiter. Fonte: NASA
Envie!

No entanto, pesquisas recentes introduziram uma nova reviravolta na narrativa relativa à habitabilidade de Europa

Em um novo estudo, James Szalay, da Universidade de Princeton, e a sua equipe descobriram que a produção de oxigênio em Europa, um ingrediente crítico para a vida como a conhecemos, pode ser inferior ao estimado anteriormente. As novas revelações, derivadas de dados recolhidos pela sonda Juno, sugerem uma janela mais estreita para a habitabilidade do oceano de Europa, potencialmente diminuindo as esperanças de encontrar vida lá.

Publicado na Nature Astronomy, o estudo de Szalay e da sua equipe utilizou observações diretas de íons de hidrogênio e oxigênio produzidos a partir da dissociação de moléculas de água na superfície de Europa. Acredita-se que este processo, impulsionado pela interação da Lua com partículas carregadas da magnetosfera de Júpiter, seja um mecanismo chave para a oxigenação do oceano subterrâneo de Europa. Estimativas anteriores sugeriam que a superfície de Europa produzia mais de 900Kg de oxigênio por segundo, mas este sobrevoo recente parece indicar que está entre 13 e 39Kg.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Esta taxa reduzida de produção de oxigênio sugere que as condições necessárias para sustentar a vida no oceano da lua podem ser mais limitadas do que se pensava anteriormente. No entanto, apesar das descobertas recentes, sem dúvida a lua alienígena continuará a viver na nossa imaginação e na nossa ficção científica, dando-nos esperança de que talvez não estejamos sozinhos no nosso sistema solar. O apelo de Europa como candidata a acolher vida extraterrestre não se baseia apenas em descobertas científicas.

02 2
Europa já chamava a atenção dos cientistas pelo seu oceano subterrâneo. Fonte: NASA

A ficção científica desempenhou um papel significativo na formação do fascínio do público por esta lua gelada. Desde “2010: O Ano Em Que Faremos Contato”, de Arthur C. Clarke, até ao filme “Europa Report”, narrativas ficcionais exploraram a possibilidade de vida sob a crosta gelada de Europa, alimentando o interesse e a especulação sobre o que poderá existir abaixo da sua superfície. Apesar das novas descobertas potencialmente limitantes do estudo do oxigênio de Szalay, a lua continua a ser um alvo principal na procura de vida fora da Terra.

Assunto relacionado:  Misterioso desaparecimento de três estrelas ainda confunde astrônomos

Acredita-se que a lua tenha um vasto oceano sob a sua superfície gelada. A existência de água líquida é um ingrediente chave para a vida tal como a conhecemos, e estima-se que o oceano subterrâneo de Europa contenha o dobro da água de todos os oceanos da Terra juntos.  E onde há água, há química. Se esse oceano subterrâneo estiver em contato com um manto rochoso, a água poderá estar passando por reações químicas que produzem energia. E se a ciência do ensino médio nos ensinou alguma coisa, é que a química e a energia são fundamentais para a vida.

TÓPICO(S):cosmosEuropavida lá fora
VIA:The Debrief
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ccf1c7b4 91cf 44b7 bc18 d73e0c7f34fa
Denunciante da Força Espacial revela corrupção, sistema secreto e ligação com OVNIs
Notícias
5a7d5176 21c8 4c60 a963 a4530c5d631b
Sinal wow: A origem da famosa mensagem extraterrestre pode estar relacionada ao 3I/ATLAS
Notícias
3ecc749c 082d 4c01 a6c6 cbd542f973e7
Ex-militar expõe segredos: um UFO Triângular mudou sua vida
Notícias

Categories

Leia também

012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ca995fc5 ed72 4df6 85ff a4f08ddce501
Mistérios

O 3I/ATLAS mostra sua cauda crescente em uma nova imagem espetacular do Observatório Gemini Sul.

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
4 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up