Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Estigma de UFOs e conspiração alienígena são relíquias da paranoia da Guerra Fria
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Estigma de UFOs e conspiração alienígena são relíquias da paranoia da Guerra Fria
notícias

Estigma de UFOs e conspiração alienígena são relíquias da paranoia da Guerra Fria

Por mais de sete décadas, testemunhas altamente confiáveis e sensores sofisticados observaram objetos misteriosos voando de maneiras que desafiam uma explicação fácil. Mas até recentemente, ex-presidentes, altos funcionários da inteligência, membros do Congresso e pilotos nunca tinham falado tão abertamente sobre UFOs – ou a possibilidade de vida extraterrestre.

Ultima atualização: 14 de agosto de 2021 07:43
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

b0b4f7396482967b1dffc08781e9d5e61629128774

A paranoia criada em torno dos UFOs pelas Forças Armadas e os governos só prejudicou a todos.
Créditos: Shutterstock

Por mais de sete décadas, testemunhas altamente confiáveis e sensores sofisticados observaram objetos misteriosos voando de maneiras que desafiam uma explicação fácil. Mas até recentemente, ex-presidentes, altos funcionários da inteligência, membros do Congresso e pilotos nunca tinham falado tão abertamente sobre UFOs – ou a possibilidade de vida extraterrestre.

Em grande parte desconhecido, no entanto, é que o tabu UFO – e uma série de teorias de conspiração alienígenas bizarras – são vestígios da paranoia da Guerra Fria. Pouco depois do desenvolvimento de armas nucleares, ondas de avistamentos de UFOs começaram a varrer os Estados Unidos. No início, os militares e oficiais de inteligência levaram esses relatórios a sério. De acordo com um documento desclassificado da Força Aérea, o grande volume e distribuição geográfica dos avistamentos significava que o Fenômeno UFO não poderia ser desconsiderado. Um memorando de 1947 de um importante general da Força Aérea observou que os UFOs são “reais e não visionários ou fictícios”. Com paralelos marcantes com encontros mais recentes, os analistas da Força Aérea determinaram que muitos UFOs exibiram “(…) taxas extremas de subida, capacidade de manobra e ação que deve ser considerada evasiva quando avistada ou contatada por aeronaves e radares aliados.”

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Tais características, concluiu a Força Aérea, sugerem que “os objetos são controlados manualmente, automaticamente ou remotamente”. (Um diretor da CIA continuaria afirmando que os UFOs “estão operando sob controle inteligente”.) Para aumentar o mistério, um memorando de inteligência da Força Aérea de 1948 afirmava que os UFOs “não são de origem doméstica.” Ao mesmo tempo, a Força Aérea avaliou a probabilidade de a União Soviética desenvolver tecnologia avançada como “extremamente remota.” Um memorando urgente de 1952 do ramo científico da CIA ao então diretor Walter Bedell Smith soou um alarme: “Relatos de incidentes de UFOs nos convencem de que há algo acontecendo que deve receber atenção imediata.”

Em 1952, os oficiais de segurança nacional ficaram preocupados após uma série de avistamentos bizarros – e ainda inexplicados – na área de Washington, D.C., que gerou uma onda de relatórios e investigações de UFOs. Em meio à intensificação das hostilidades da Guerra Fria, os espiões e planejadores de defesa dos Estados Unidos temiam que avistamentos em massa de UFOs pudessem novamente sobrecarregar os canais de relatórios de emergência, dando à União Soviética “uma vantagem surpresa em qualquer ataque nuclear”. As autoridades também temiam que os soviéticos usassem “UFOs como uma ferramenta de guerra psicológica” para semear “histeria em massa e pânico”.

Assunto relacionado:  Teria um disco voador caído na superfície de Marte?

Reduzir o volume de relatos de objetos voadores não identificados, segundo esses oficiais, minimizaria tais vulnerabilidades. E então a CIA decidiu suprimir o crescente interesse público pelos UFOs. A agência começou recrutando acadêmicos para participar de um “Painel Consultivo Científico sobre Objetos Voadores Não Identificados”. O grupo, ao qual – importante – não foi mostrado os dados de UFOs mais convincentes, recomendou um “amplo programa educacional” para desmascarar relatos de avistamentos e treinar observadores “no reconhecimento adequado de objetos iluminados incomuns.”

f23f753a1649d38d6debbed036a13cf5
Quantos argumentos estapafúrdios já foram dados para dispensar avistamentos fantásticos?
Fonte: GettyImages

De acordo com o painel, o programa de “treinamento” “resultaria em uma redução acentuada dos relatos. Ao mesmo tempo, o esforço de desmascarar diminuiria o interesse público em “discos voadores” e reduziria a suscetibilidade dos americanos à propaganda hostil inteligente. Como observa a jornalista investigativa Leslie Kean, as reuniões organizadas pela CIA “(…) mudariam para sempre o curso da cobertura da mídia e a atitude oficial em relação ao Fenômeno UFO.” A extensão total do “programa educacional” – que sugeria espalhar o “evangelho” por meio da televisão, filmes e artigos populares – não é clara. Mas o esforço de “desmascarar” teve consequências extraordinárias. A análise objetiva que uma vez sugeria explicações surpreendentes para os UFOs rapidamente se transformou em um esforço de relações públicas determinado a desmistificar e desacreditar os avistamentos, não importa o quão confiável fosse.

De acordo com James McDonald, um dos principais físicos atmosféricos do mundo, a Força Aérea começou a aplicar explicações “meteorológicas, químicas e opticamente absurdas” aos avistamentos. A raiva generalizada do público e do congresso logo se seguiu. Talvez pior, como astrônomo e consultor de longa data do projeto UFO da Força Aérea, J. Allen Hynek declarou sem rodeios: “O painel da CIA tornou o assunto dos UFOs cientificamente desrespeitável.” O vice-almirante Roscoe Hillenkoetter, o primeiro diretor da CIA, resumiu a situação: “Por meio do sigilo oficial e do ridículo, muitos cidadãos são levados a acreditar que UFOs são um absurdo. Nos bastidores, entretanto, oficiais de alta patente da Força Aérea estão preocupados.” Para ter certeza, aeronaves classificadas como secretas dos Estados Unidos foram responsáveis por alguns avistamentos. Mas aeronaves outrora secretas quase certamente não estavam por trás dos incidentes históricos mais convincentes. Na verdade, dezenas de testemunhas credíveis e múltiplas plataformas de sensores observaram objetos envolvidos em movimentos que nenhum avião americano ou soviético era capaz.

Assunto relacionado:  Sondando a crosta gelada da lua Europa de Júpiter, astrônomos procuram por vida alienígena

Sem surpresa, as tentativas desastradas da Força Aérea de explicar os avistamentos de UFOs levaram a acusações de um acobertamento abrangente. Essa dinâmica criou um terreno fértil para uma série de teorias da conspiração. Mas alegações rebuscadas de autópsias alienígenas ou um vasto plano do governo para esconder a visitação extraterrestre não são apoiadas pelo contexto histórico e devem ser vistas com o maior ceticismo. Mais importante, essas teorias de conspiração bizarras sustentam o tabu UFO e alimentam uma chocante falta de interesse científico no problema. Em última análise, em vez de um acobertamento nefasto, o governo foi culpado de uma “grande confusão.”

James McDonald ficou particularmente enfurecido com o trabalho de má qualidade do governo sobre UFOs, afirmando: “Eu nunca vi tal superficialidade e incompetência em uma área de importância científica potencialmente enorme.” Na verdade, muito do esforço da Força Aérea para catalogar e analisar relatórios de UFOs foi prejudicado por uma lamentável falta de interesse e recursos. Talvez pior, foi administrado por um elenco sempre rotativo de oficiais de baixo escalão determinados a não “balançar o barco.” A mudança da investigação para o descrédito dos avistamentos de UFOs só piorou as coisas. Mas há uma fresta de esperança. O governo não está mais montando uma campanha dissimulada para desmascarar os UFOs. Não tem razão para isso. Não é de surpreender que altos funcionários e – criticamente – cientistas sérios estejam começando a falar mais aberta e objetivamente sobre o enigma.

Fonte

TÓPICO(S):Edição 285
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250630 WA0001
Trump foi informado sobre alienígenas “nórdicos” e híbridos humanos-extraterrestres, revela congressista
Notícias
b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up