Qualquer pessoa com uma idéia de como fazer isso acontecer – ou alguma objeção ética ou religiosa para não fazê-lo – tem até o dia 08 de julho para apresentar sua proposta. O 100 Year Starship Study – estudo para uma espaçonave em 100 anos, em tradução livre – está sendo promovido pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançados dos Estados Unidos (DARPA).
O objetivo é explorar e pesquisar “todas as questões ligadas aos vôos espaciais de longa distância e de longa duração”. Autores de ficção científica, engenheiros e biólogos trocaram idéias durante um simpósio preliminar realizado em janeiro deste ano. Durante o evento, o geneticista Craig Venter teria sugerido uma solução bem pouco emocionante para os candidatos a exploradores espaciais: enviar DNA humano fragmentado para remontagem em outro planeta. Não consta que ele tenha indicado quem, ou o que, faria essa remontagem.
Será feita uma seleção dentre as novas idéias agora apresentadas, que serão discutidas num simpósio a ser realizado em Orlando, na Flórida, no mês de setembro.