Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Esclarecido o mistério de supostas árvores em Marte
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Esclarecido o mistério de supostas árvores em Marte
notícias

Esclarecido o mistério de supostas árvores em Marte

Ultima atualização: 28 de fevereiro de 2013 17:47
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

812e799531d819443421d819317828671527258816

Parecem árvores, mas não são
Créditos: NASA

Em 1999 algumas pessoas viram árvores alienígenas em fotos tiradas a partir da órbita pela nave Mars Global Surveyor da NASA. Isso incluiu até mesmo um dos maiores nomes da ficção científica mundial, Arthur C. Clarke, autor de uma vasta obra que inclui, entre outros, 2001: Uma Odisséia no Espaço e O Fim da Infância.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Há quem alegue que a NASA nada mais faz que ocultar deliberadamente provas irrefutáveis de alienígenas, e estes se apressaram a considerar as misteriosas imagens como comprovação de vida em Marte. Contudo, novas informações e fotos melhores, além de estudos mais refinados, finalmente esclareceram o problema.

A primeira pista foi a presença das estranhas formações em latitudes extremas, e somente na primavera marciana, obviamente significando que são produto da mudança de estações no planeta, especificamente quando o clima se aquece. Marte possui uma atmosfera rarefeita composta na maior parte de dióxido de carbono. No inverno esse composto se congela e cai como neve, formando gelo seco, que tem como característica não se liquefazer quando esquenta, e sim passar diretamente do estado sólido ao gasoso [sublimação].

Quando chega a primavera marciana, a luz do Sol aquece o solo marciano, causando a lenta sublimação. Pelo fato de o gelo seco ser muito refletivo, é a superfície poeirenta por baixo dele que se aquece primeiro, daí a temperatura no dióxido de carbono congelado aumenta de baixo para cima. O gás liberado se infiltra em reentrâncias do solo, e quando surge um ponto fraco na cobertura superior é aberto um buraco por onde o dióxido de carbono escapa, formando gêiseres desse material.

Assunto relacionado:  Porta-aviões norte-americano rastreou UFOs na Coréia

Esses jatos carregam a fina poeira da superfície marciana, que acaba caindo sobre o gelo seco na superfície. O efeito desse depósito escurecido sobre a superfície clara, visto de cima, é visuamente muito semelhante a árvores, formando as imagens vistas pela Global Surveyor. Com o tempo, são formados no solo canais ao redor desses orifícios que se assemelham a aranhas, e esse tipo de formação é de fato chamada de formação araneiforme.

Já foram descobertas também formações similares em terrenos inclinados, e que conforme se sobe ficam mais largas. Efeito evidente de um gás as ter esculpido, pois com um líquido o efeito seria claramente inverso pela ação da gravidade. Assim mais um mistério de Marte é explicado, certamente não para a satisfação dos mistificadores.

Site da missão Mars Global Surveyor

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: A Missão

TÓPICO(S):Edição 193
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

maxresdefault 7
Estudo investiga o mistério de luzes no céu, olhando para o passado
Notícias
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up