“…No dia 26 de junho de 2009, a tripulação de um avião da GOL avista um OVNI próximo a Manaus…O piloto tenta informar o fato a torre…mas a conversa é interrompida pelo Centro Amazônico (Cindacta), os militares assumem o controle da aeronave e do tráfego…” Este é um pequeno trecho da arte final escrita, introduzida a um vídeo que foi inserido num popular e utilizadíssimo site, o Youtube.
O referido endereço é conhecido também no meio ufológico por conter muitas imagens e filmagens da área, mas que na sua grande maioria são falsas ou montadas. A responsabilidade é de quem os insere e divulga, não da página de internet – que tem sua utilidade pública em diversos âmbitos sociais e de entretenimento – em si. O resultado é que pessoas acabam se aproveitando deste espaço para espalhar “lixo” pela rede.
Desta vez, trata-se de uma suposta gravação de áudio, entre o piloto de um avião e torres de controle da região amazônica, mas os termos técnicos da fonética têm alguns erros. Além disso, a comunicação de um avistamento fora do normal não costuma ser tão fria, a entonação de voz de encenação decorada salta aos ouvidos. É gritante a falta de naturalidade, principalmente da parte das torres, segundo as experiências de pessoas ligadas realmente ao tráfego aéreo.
O áudio da possível torre não possui nenhum ruído por trás – o famoso chiado. Esse mesmo vôo citado (1938) faz a linha Cruzeiro do Sul: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Belém (PA) e Fortaleza (CE), mesma rota de um avião que quase colidiu com um Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) no ano passado. Recebemos este – aliás, mais um, entre dezenas que nos chegam diariamente do mesmo tipo – e resolvemos esclarecê-lo antes de se espalhar como real. Facilmente desvendado pela Equipe UFO, mas certamente poderia intrigar e espantar muita gente leiga. A pessoa que inseriu o vídeo ainda apagou 17 comentários na página, que avisavam sobre a farsa, bloqueou novas inserções e avaliação. Resumindo, no jargão da internet: isto é fake (falso). Todo cuidado é pouco.