POR GERAR INÚMERAS DÚVIDAS e divergências, uma das maiores preocupações da Comissão Brasileira de Ufólogos, responsável pela organização e seleção de temas e conferencistas para o I Fórum Mundial de Ufologia, foi o enigma das abduções. Visando encontrar uma maneira de se entender melhor o fenômeno, foram convocados alguns dos principais estudiosos e pesquisadores do assunto, para tentarem, senão elucidar, pelo menos esclarecer alguns tópicos relacionados aos casos de seqüestros de humanos por alienígenas.
Cremos que o objetivo foi alcançado, pois as conferências estabeleceram discussões de alto nível entre os palestrantes e congressistas, que ao final procuravam os especialistas para sanarem suas dúvidas. O clima ocorreu de forma amigável e extremamente profissional, respeitando-se os mais diversos pontos-de-vista sobre as abduções. Houve ufólogos que defenderam a hipótese de se tratar de violentos seqüestros realizados por seres extraterrestres – alternativa que recebeu maior número de adesões.
ORIGEM EXTRATERRESTE – Outros, no entanto, preferiram partir do princípio de serem males psíquicos ou psicossociais decorrentes de uma infância ou determinado período de tempo traumático. E, claro, houve aqueles, mais cautelosos, que tampouco negaram ou afirmaram a origem extraterrestre do fenômeno, deixando apenas suposições e hipóteses sobre o assunto. Esses especialistas argumentam que assim o fazem por não encontrarem, apesar de todos os anos dedicados á pesquisa das abduções, uma explicação plausível para tais ocorrências.
Através dos relatos dos abduzidos, o historiador David Jacobs, um dos maiores nomes nas pesquisas das abduções e que trouxe o tema ao Fórum Mundial, pôde constatar que não há sentimento moral nem idéia de ética nos seqüestros, pois para eles os fins justificam os meios – os ETs pensam estarem fazendo o bem, e não se importam com a maneira como é executado. Em alguns raros casos, os seqüestradores procuram exterminar a dor das vítimas.
Entretanto, Jacobs especula que talvez não seja por causa do sofrimento, e sim porque não querem a presença de adrenalina na corrente sanguínea, para que não haja alterações. Porém, na maioria das vezes, é observada uma série de sintomas pós-abdução, como a combinação de lembranças estranhas e a obsessão por UFOs – o que leva as pessoas a falarem de suas experiências.