A interferência de UFOs sobre motores automotivos já é bem conhecida na Ufologia e está fartamente documentada. Relatos de ocorrências do gênero têm sido registrados na maioria dos países do mundo, com ênfase para a Austrália, Inglaterra, Alemanha c Estados Unidos, e os primeiros estudos a respeito já estão sendo publicados há anos. Em 1981, o Centro de Estudos de UFOs (“Center for UFOs Studies – CUFOS”), fundado pelo Dr. J. A. Hynek (Editor; após seu falecimento, este cientista foi homenageado com a renomeação do grupo para “The Dr. J. A. Hynek Center for UFO Studies”), liberou um catálogo e análises estatísticas de 441 casos do gênero, incluindo 268 nos quais os motores não apenas funcionaram com dificuldade e perderam a potência durante o tempo em que um UFO eslava próximo, mas também deixaram de funcionar. Mas, curiosamente, apenas um caso nesse relatório dizia respeito à falha de um motor a diesel, fato que coincidiu com a perda dos faróis dianteiros em conjunto com muitos outros detalhes do veículo, revisados mais tarde. Para podermos, então, compreender melhor este misterioso fenômeno, realizei uma longa busca na literatura existente para localizar outros casos e compará-los. Assim, uma revisão de 8 eventos do gênero, ocorridos em todo o mundo e conhecidos pela Ufologia, pode ajudar-nos a desvendar essa perplexa e negligenciada faceta dó Fenômeno UFO.
INTERFERÊNCIA ELÉTRICA – Existem casos muito interessantes de interferência de UFOs sobre motores. Um caso muito famoso ocorreu em Forli, na Itália, em 14 de novembro de 1954: dois tratores estavam trafegando lado-a-lado por uma rua quando um UFO foi avistado. Um dos tratores, movido à gasolina e com ignição elétrica, falhou. Já o outro, movido à diesel, não sofreu qualquer pane. Isso despertou o interesse dos estudiosos: por que o motor a diesel não sofreu interferência ? Como centenas de avistamentos de UFOs envolvem interferências elétricas numa larga variedade, é natural que se atribua a falha dos motores à gasolina a algum fenômeno eletromagnético; no entanto, essa idéia pode levar à conclusão, errônea, de que os motores diesel são imunes às interferências de UFOs.
Um outro caso em que lemos demonstrada a grande resistência dos diesel a este fenômeno aconteceu nas primeiras horas do dia 6 de novembro de 1967, na Inglaterra: enquanto dirigia um caminhão diesel, uma testemunha viu um estranho objeto de forma oval logo acima das copas das árvores, à cerca de 400 metros do veículo. Suas luzes e o rádio se desligaram, mas o motor continuou a funcionar enquanto o objeto pousava sobre a estrada à cerca de 50 metros de distância. Um tubo flexível surgiu por debaixo do UFO com uma caixa em sua extremidade. Conectadas à caixa haviam quatro curtas mangueiras que sugavam a grama, o cascalho e folhas mortas de ambos os lados. Nesse instante, um Jaguar que seguia em direção ao UFO pousado, ficou sem as luzes dianteiras e seu motor deixou de funcionar. Novamente, sob circunstâncias comparáveis, um motor diesel continuou trabalhando enquanto que outro motor, acionado por ignição elétrica e à gasolina, deixou de funcionar.
EM DIESEIS TAMBÉM – Mas, o fato de que os motores diesel também podem ser afetados foi observado pela primeira vez num barco de pesca que singrava a Baia Hawk, no Alasca, em 16 de dezembro de 1959: um UFO havia sido visto no dia anterior, flutuando sobre a água e à cerca de 500 metros de distância da embarcação. Quando o objeto apareceu, a uns 30 metros acima do mastro, o pescador “passou um rádio” à guarda costeira norte-americana. Cinco minutos mais tarde, a potência do barco diminuiu e o rádio deixou de funcionar. Seu gerador diesel auxiliar, que mal funcionava quando o UFO estava perto, passou a funcionar normalmente quando este se distanciou. O sistema de propulsão do barco falhou. Noutra ocorrência interessante, Robert Gomez estava dirigindo um caminhão-tanque a leste da cidade de Alice, no Texas, no começo da tarde do dia 12 de julho de 1981, quando avistou um objeto estranho pairando no ar. Tinha a forma discoidal e era brilhante. Como seu caminhão reduziu a velocidade, ele pisou no acelerador para mantê-la e observou que o escapamento estava soltando muita fumaça. Para espanto do caminhoneiro, o caminhão-tanque parecia estar a uns 30 centímetros sobre a estrada. Neste instante, seu rádio AM deixou de funcionar, retornando somente quando o UFO desapareceu nas nuvens. Gomez estava carregando o compartimento cheio de água, mas sob nenhuma pressão. Mais tarde, verificou que o tanque estava inexplicavelmente pressurizado, à cerca de 50 psi, e ao tentar drenar o tanque, conseguiu extrair apenas vapor. Através de relações termodinâmicas pode-se determinar que a temperatura da água e do vapor no tanque haviam aumentado para cerca de 100ºC e, ao abrir-se a tampa, a vazão reduziu a pressão de saída dos 50 para cerca de 15 psi, ou uma atmosfera. Como a pressão do vapor da água quente era maior, ela rapidamente se transformou em vapor, e esse processo continuou até o tanque estivesse vazio.
Em 21 de março de 1974, Maximiliano Iglesias Sanchez. teve dois encontros complexos e marcantes com vários UFOs e seus ocupantes. Enquanto dirigia um caminhão diesel, às 2:30h da madrugada, aproximou-se cerca de 200 metros de um objeto que estava sobre a rodovia e que ocupava toda a largura do pavimento. Suas luzes e o motor falharam. Neste momento, outro UFO foi visto nas proximidades do local com duas criaturas altas e semelhantes à humanas. Às 11:15h da noite do mesmo dia, Sanchez viu outros 3 UFOs na mesma localização, sendo que um deles estava pousado sobre a estrada. Novamente, seu motor falhou e o rapaz entrou em pânico. Nisso, 4 seres extraterrestres se aproximaram dele, que fugiu para se esconder numa vala à mais de 2 km dali. Mais tarde, entregando-se à curiosidade, retornou ao local a pé e observou os 4 seres trabalhando num aterro e usando estranhas ferramentas.
PERSEGUIÇÕES A TRENS – Um dos casos mais fantásticos de interferência de alienígenas a veículos terrestres se deu com um trem movido a diesel e com 14 vagões, detido em 10 de março de 1983 por um enorme UFO nas proximidades de Ventilla, na Bolívia. Primeiramente avistado como uma enorme nuvem de luz enceguecedora sobre a cidade, o UFO voou em direção à composição, mudando sua cor do branco brilhante para o laranja incandescente. Setenta passageiros, à bordo do trem, foram acordados e gritaram aterrorizados quando um raio de luz amarela atingiu a locomotiva e deteve seu motor. O engenheiro Sixto Churaz disse que tentou dar partida no motor, mas este não respondia. Quinze minutos mais tarde, o aparelho voltou a funcionar normalmente, enquanto o UFO começava a mover-se para longe do local. A locomotiva acabara de sofrer uma revisão mecânica em que se tinha constatado estar em perfeita condições. Chamados para averiguar o acontecido, peritos da Universidade de Oruro, oficiais de ferrovias e a polícia local confirmaram que o UFO paralisara o trem com forças desconhecidas, pois não havia falha mec&aci
rc;nica. Igualmente, três noites anteriores, os aldeões da região foram molestados por vários UFOs, ao ponto de tentarem afugentá-los com o emprego de armas de fogo. Esse episódio introduz um elemento extremamente desafiante ao contexto ufológico: o fato de o motor voltar a funcionar por si próprio quando o UFO deixa a cena, uma circunstância que já foi relatada em inúmeras outras ocasiões com motores de ignição elétrica.
Outro evento verdadeiramente impressionante ocorreu em Nha-Trang, no Vietnã, as 9:45h da noite de 19 de julho de 1966. Neste episódio, um UFO de brilho fulgurante foi visto voando à uma altura estimada de 8 mil metros sobre uma enorme base militar dos Estados Unidos. O objeto desceu até a altura de 100 a 150 metros, sobre um cinema ao ar livre instalado na base, quando pareceu ter cerca de 20 metros de diâmetro. Iluminava toda a área deforma tão brilhante quanto a luz do dia. Neste momento, o gerador a diesel usado no projetor do cinema foi colocado fora de serviço pelo UFO. Enquanto isso, 8 caças “D9 Bulldozer”, que voavam próximo à base praticamente no escuro, tiveram todas suas luzes apagadas e seus motores falharam. Num campo de pouso a cerca de 1 km de distância do cinema, 6 geradores diesel que operavam independentemente tiveram pane. Para completar, 2 aviões “Skyraiders” testando seus motores sobre a pista tiveram falhas e um navio cargueiro da “Shell”, que estava ancorado em alto mar, próximo à base, teve um completo blecaute.
UFOs NO ORIENTE MÉDIO – Oito UFOs foram avistados entre os dias 9 de novembro e 14 de dezembro de 1978, nas proximidades de um centro coletor de óleo nos arredores da cidade do Kuwait. O episódio foi tão grave que – compreensivelmente – o governo do país nomeou um comitê de peritos do Instituto do Kuwait para Pesquisa Científicas para realizar uma investigação completa do assunto. Um dos representantes do Instituto, o Dr. Ratib Abu Id, relatou aos oficiais da embaixada dos EUA no Kuwait que seu governo rejeitava idéia de que o fato se tratava de espionagem e confirmou que não se sabia muito sobre discos voadores, no país, para excluir que fossem de fato naves espaciais as causadoras do incidente. Posteriormente, um executivo da Companhia de Petróleo do Kuwait (“Kuwait Oil Company”) relatou o seguinte à embaixada dos EUA: “Primeiramente, um UFO apareceu sobre os campos de petróleo no nordeste do país e, aparentemente, causara estranhos efeitos ao equipamento de bombeamento automático da Companhia. Esse equipamento foi projetado de forma a fechar-se automaticamente quando houvesse alguma falha que pudesse danificar seriamente o sistema de recolhimento e transmissão de petróleo da estação, e só pode ser reiniciado apenas manualmente. Mas, quando da aparição do UFO, o equipo fechou-se automaticamente – dentro do previsto – e reiniciou seu funcionamento normal, inexplicavelmente, quando o UFO se foi…”
No entanto, após tal declaração, o governo do Kuwait pareceu ter optado pela mesma política dos Estados Unidos: o sigilo e acobertamento dos fatos. Dirigi-lhes uma carta de questionamento sobre o episódio (anexo a um pacote de informações sobre o assunto, de cortesia), via Departamento de Estado dos EUA e através da Embaixada do Kuwait. Depois de meses de espera, nenhuma resposta foi obtida. Da mesma forma, a Companhia de Petróleo do Kuwait permaneceu calada no que diz respeito a detalhes sobre o evento e sobre os motores.
INVESTIGANDO A QUESTÃO – Exemplos isolados de estranhos efeitos causados por UFOs podem ser facilmente descartados no caso de uma pesquisa científica. A informação não é conscientemente rejeitada, mas sua aceitação como falo causaria um esforço demasiado para que se enquadrasse em algum lugar na construção mental ou na percepção do fenômeno UFO. Apenas quando uma quantidade suficiente de evidências é reunida, torna-se interessante tentar compreender o que está acontecendo. Os casos narrados acima sugerem que os motores a diesel também estão sujeitos à falhas provocadas pelos UFOs. Tais falhas incluem várias causas no caso de motores de ignição, entre elas: (a) funcionamento difícil e perda de potência: (b) parada total: e (c) problemas para o reinicio de funcionamento. Mas, curiosamente, os casos ufológicos que envolvem os dois tipos de motores – à gasolina e a diesel – indicam que um mecanismo diferente é responsável por cada caso. Quatro fatores básicos são necessários para um motor entrar em operação: (a) estrutura mecânica de pistões (a tempo); (b) combustível adequado; (c) oxigênio para combustão; e (d) ignição (que pode ser centelha – faísca – ou compressão mecânica).
Todos os esforços iniciais para se determinar a causa da interferência de UFOs em motores automotivos têm sido focalizados em seu sistema de ignição elétrica (faísca). No entanto, as falhas no caso do motor diesel comum não podem ser atribuídas a este sistema, pois simplesmente ele não está presente nesse tipo de aparelho (dieseis funcionam à base compressão). Da mesma forma, raramente – se é que alguma vez – o dano ou falha mecânica relatada poderia ser revertida após o UFO se afastar da cena, assim como não é necessário que se mantenha durante a permanência do objeto. Em todos os casos pesquisados, não houve mudanças no suprimento de combustível, tornando-o inadequado. Fica, portanto, uma suspeita muito forte de que a interferência em motores a diesel deve de alguma forma estar relacionada com o suprimento de oxigênio. Enquanto essa idéia pode parecer irracional, há uma justificativa científica para o exame da possibilidade, o que é uma tarefa que vai além do corpo desse relato.
O auto-funcionamento da estação de bombeamento do Kuwait é um verdadeiro enigma. Como o são os outros 27 casos que pesquisei, de motores providos de ignição elétrica que voltaram ao funcionamento normal por si próprios, após a partida do elemento causador do distúrbio. Mas o único mecanismo proposto para o auto-funcionamento destes motores é baseado num arco de descarga mantido através dos pontos de descarga elétrica do veículo enquanto o UFO esta presente. O funcionamento do motor se daria pela recomposição da carga, mantida estática pelos instantes em que o UFO interferiu. No entanto, isto ainda é só especulação e acredito estarmos bem longe de termos a resposta definitiva para tais misteriosos e desafiantes acontecimentos.
OBSERVAÇÕES DO TEXTO:
(1) O autor se refere ao relatório entitulado “Ocorrências Ufológicas Envolvendo Veículos Terrestres” (“UFO Reporting Involving Vehicle Interference”), de Mark Rodeghier, publicado pelo CUFOS e que pode ser obtido através do serviço de fornecimento de material ufológico da Revista UFO – Veja referência PC-11 no encarte do interior desta edição.
(2) Os estudos do autor foram publicados em seu livro “Ufologia” (“Ufology”), que pode ser
obtido em forma de cópia xerox encadernada – Veja referência LH-20 no encarte do interior desta edição.
(3) Estudos preliminares e ainda não publicados de ufólogos brasileiros apontaram que motores a álcool sofrem praticamente o mesmo tipo de falha causada por UFOs sobre motores à gasolina.