Capa da Revista UFO 99
Simplesmente belíssima a capa da última edição de Ufo. Aquele ET num tom que varia entre sereno e ameaçador está muito chamativo. Parabéns ao artista Philipe Kling David pela ilustração.
Rebeca Almeida Guimarães,
São José do Rio Preto (SP)
Ufo se aprimora a cada dia. Cada nova edição é um colírio para os olhos. A de número 99 tem a capa mais linda de todas, na minha opinião. Se bem que é difícil escolher uma, especialmente entre as últimas edições, pois são todas muito bonitas.
José Francisco Hartinger,
por e-mail
Irene Granchi
Fiquei comovida com a homenagem à nossa grande pioneira Irene Granchi, na Mensagem do Editor de Ufo 98. É visível o carinho e o respeito que a Comunidade Ufológica Brasileira tem para com essa admirável senhora, em especial o editor da publicação. Dona Irene merece toda a nossa consideração.
Gilka Mendes Pinto,
Rio de Janeiro (RJ)
Descoberta do Sedna
Gostaria de esclarecer uma informação publicada na seção Mundo Ufológico de Ufo 98. O Sedna, o novo corpo descoberto no Sistema Solar – que talvez seja um planeta, talvez um asteróide –, ganhou este nome em homenagema uma divindade esquimó do povo Inuit, que vive no Círculo Polar Ártico, e não em razão de uma deusa grega, como publicado.
Roberto C. Pintucci, consultor de Ufo,
São Paulo (SP)
Vida em Marte
O cientista Tony Taylor, entrevistado de Ufo 98, parece ser aquele tipo de pessoa que, ao longo da história da humanidade, dá contribuições significativas para o crescimento da ciência. Suas ousadas idéias, sem receio de ferir suscetibilidades entre seus pares, mostra isso. É de homens assim que a Ufologia precisa.
Elisabete Moreira Marfim,
Poços de Caldas (MG)
Que Marte teve algum tipo de vida, isso já é notório. Apenas a NASA e seus retrógrados cientistas não querem ainda admitir. Mas, por que esse medo em aceitar algo que outras formas de conhecimento já têm como patente há séculos?
Egídio Sebastiani,
por e-mail
Hostilidade dos aliens
Reinaldo Stabolito nos brindou com mais um de seus excelentes e bem cuidados textos, desta vez o artigo A Hostilidade dos Alienígenas, de Ufo 98. Suas informações e a maneira como descreve os casos nos dá a impressão que os estamos vendo acontecer. Mas a redação de Stabolito me deixa com outra impressão, também: a de que ele sabe muito mais do que conta…
Júlia Maria N. Cortez,
Marília (SP)
Parabéns ao Reinaldo Stabolito pelo texto A Hostilidade dos Alienígenas. A matéria e a capa desta edição são um alerta claro a quem imagina que os extraterrestres sejam todos bonzinhos e angelicais “irmãos cósmicos”. É preciso que tenhamos os pés no chão: há ETs hostis, sim.
Edgar Pacheco,
por e-mail
UFOs E TURISMO
Marco Petit é um ufólogo incansável. Estive em muitas de suas palestras, aqui no Rio de Janeiro, e conheci sua pousada no interior do Estado, na cidade de Conservatória. Posso testemunhar a honestidade de princípios desse pesquisador e sua persistência em investigar com seriedade o Fenômeno UFO. Seu mais novo projeto, o UFO Tur, além do seu recém lançado jornal Vimana, já nasce bem-sucedido.
Marco Túlio M. Limeira,
Rio de Janeiro (RJ)
Edgar Mitchell
O astronauta não falou muito, mas disse tudo. Ele, como sexto homem a pisar na Lua, profundo conhecedor dos meandros da NASA, deve saber muita coisa que a agência esconde. Espero que a cada dia mais astronautas e cientistas ligados à exploração espacial venham a público revelar o que conhecem. Chega de esconder do mundo o que é direito de todos saberem!
José Armando N. Cícero,
Altamira (PA)
Bem e o mal na Ufologia
Faço uma crítica ao artigo Bem e o Mal na Ufologia, de Roberto Ferreira, publicado em Ufo 95. O autor, citando o texto hebraico de Isaías 6, 3 [Kodoish, Kodoish, Kodoish, Adonai Tsabaioz], afirma que seja um mantra e que significa Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus das Legiões (ou dos Exércitos). Contesto isso. Primeiro, não se trata de um mantra, mas de um versículo. Mantra vem do sânscrito, que é o instrumento pelo qual o pensamento é conduzido. Em segundo lugar, a transliteração do hebraico e a tradução proposta pelo autor chega ao absurdo. O correto seria: Qadosh, Qadosh, Qadosh Yehovah Tsebhaoth ou Santo, Santo, Santo, Jeová dos Exércitos. Terceiro, o autor citou também Apocalipse 4, 8-11. Estes são versículos diferentes da tradução do citado texto de Isaías e sua transliteração vem do grego, não do hebraico. Em quarto lugar, não é citando tais versículos que se livra das investidas dos seres negativos, mas sim por meio do autoconhecimento e a prática da máxima evangélica que diz “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo comoa si mesmo” (Mateus 22, 36-39).
Pe. Frei Tadeu Fernandes (IFE),
Lupionópolis (PR)
Ilhabela e seus mistérios
Gostei muito do artigo Cercada de Mistérios, de Alexandre Calandra, publicada em Ufo 96. Tenho uma cópia do livro Ilhabela e Seus Mistérios, do autor Cícero Buark, editado em dezembro de 1980 pela Monsanto Editora Gráfica Ltda. A obra narra casos estranhos de aparecimentos de UFOs nos céus e vários naufrágios de navios, ocorridos na região.
Orlando Ferrarezi,
por e-mail
Sentinelas do futuro
Na seção Grupos Ufológicos de Ufo 96 foi publicado o endereço do Grupo de Pesquisas Ufológicas Sentinelas do Futuro como sendo em Vila Velha (ES). Esclareço que esse grupo agora faz parte do Núcleo de Estudos Ufológicos (NEUS), que funciona no Rio Grande do Sul. O NEUS mantém o Projeto Sentinelas do Futuro, que visa auxiliar adolescentes de 10 a 15 anos a entenderem mais os UFOs. Nosso endereço é: Rua Júlio de Castilhos 667, Sala 403, 95800-000 Santa Cruz do Sul (RS). Site: www.neus.grupos.com.br.
Rafael Amorim,
por e-mail
Steven Spielberg
A respeito de Spielberg, estou de acordo com o leitor Jaime Hommer, que teve sua carta publicada na seção Ponto de Encontro de Ufo 96, comentando o artigo Levados, de Renato Azevedo, publicado na edição anterior. Azevedo relata que o governo norte-americano iria liberar ao público informações sobre alienígenas. E eis que surge o mais conceituado produtor de ficção científica, Steven Spielberg, com a série Taken! Por isso, está mais que na hora de a RevistaUfo entrar em ação e fazer uma entrevista com o cineasta, para tirar nossa dúvida. Afinal, o que é ele? Um abduzido? Um homem do governo ou um “simples” produtor e diretor de filmes?
Urbano A. Lira,
São Paulo (SP)
Artur Berlet
Gostaria que vocês acrescentassem à Biblioteca Ufo o livro Discos Voadores: Da Utopia a Realidade, de Artur Berlet. A obra é excelente, mas não a encontro em lugar algum, nem mesmo aqui em Porto Alegre (RS). Também sugiro a digitalização de todos livros da referida biblioteca, a fim de se poder baixá-los pela Internet e agilizar sua leitura.
Renato dos Santos,
por e-mail
Ufologia e nova consciência
Sou um grande admirador do trabalho que vem sendo feito há vinte anos pela Revista Ufo. Estudo filosofia numa universidade gaúcha e há muito pesquiso a questão da espiritualidade e a ciência, hoje. Vejo um novo paradigma surgir aos poucos, em meio a um mundo atordoado por conflitos e divergências. Esse paradigma é a alvorada de uma nova consciência, livre e dinâmica, na qual a Ufologia tem exercido relevante papel de conscientizadora e reveladora. Por isso, dou meu apoio a esta causa.
Cristiano Cerezer,
Santa Maria (RS)
Quero parabenizar o editor de Ufo e toda sua fantástica equipe de colaboradores pelo excelente conteúdo da revista, especialmente as últimas edições, quando foram inseridas matérias de cunho espiritual, juntando a Ufologia Científica com a Mística. Entendo que somente com a soma dessas duas vertentes poderemos chegar a conclusões mais plausíveis e eficazes. Cada uma dessas correntes, isoladamente, dificilmente chegará a bom termo.
Hélio Antonio Seidel,
por e-mail
Parceria
O que já era bom ficou ainda melhor. A união do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) com a Editora Mythos acabou por resultar numa publicação linda, caprichada, bem feita e consistente.
Gervásio P. Orcini,
Feira de Santana (BA)