por Equipe UFO
Astrônomos esperam encontrar ET em 25 anos
Os cientistas do Projeto SETI estão convencidos de que existe vida extraterrestre, mas ela só não foi detectada até agora por falta de tecnologia adequada. Os membros do projeto acreditam que os avanços dos próximos 25 anos permitirão vasculhar milhões de sistemas estelares, abrindo grandes chances para descobertas. “Estamos procurando agulhas no palheiro, que é a nossa galáxia, mas deve haver milhares de agulhas por aí”, afirmou Seth Shostak, astrônomo-chefe do SETI. “Com o número de novos sistemas que agora esperamos verificar, poderíamos encontrar uma delas em 25 anos”. Segundo ele, achar ETs é só o começo. Mesmo se detectarmos vida alienígena, ainda não saberemos como ela seria. “Duvido que esses seres possam ou queiram se comunicar conosco”, disse Shostak. A busca por vida inteligente no universo tem sido lenta até agora, apesar do SETI existir há mais de uma década. Só metade das mil estrelas listadas pelos astrônomos como potenciais origens de vida foi examinada – mas nelas nada se encontrou.
O instituto deve inaugurar, em 2005, no norte da Califórnia, um telescópio de 26 milhões de dólares que vai permitir examinar os sinais de rádio recebidos do Cosmos numa velocidade cem vezes maior que a atual. Com buscas em tempo integral, esse conjunto de mais de 350 parabólicas poderá examinar entre 100 mil e 1 bilhão de estrelas. Shostak acredita na existência de ETs, mas não espera encontrar um ser amigável como o personagem que fez sucesso no cinema. Ele avalia que, se forem como os humanos e tiverem se desenvolvido a partir de moléculas orgânicas, é provável que os alienígenas também tenham um sistema nervoso central, olhos, uma ou duas bocas, pernas e alguma forma de reprodução. Mas sua inteligência deve ser muito mais avançada que a nossa, segundo o cientista. “O mais provável que ouviremos nos radiotelescópios será algo muito além do nosso nível, que pode já nem ser biológico, mas alguma forma artificial de vida. Não esperem um alien gosmento aparecer”, finalizou.
Marte continua incomodando…
Algumas interessantes imagens foram enviadas pela sonda Spirit, desde janeiro. Mas as obtidas por sua irmã gêmea Opportunity são ainda mais interessantes. Numa delas, feita em 02 de fevereiro, aparece no solo arenoso e alaranjado do planeta vizinho uma figura no mínimo inusitada. As câmeras automatizadas do robô flagraram com precisão um objeto imóvel, estático, que parece um coelho. A imagem foi disponibilizada pela NASA em seu site. Nela também há outra figura estranha, a de um círculo lembrando um geoglifo. Ambas são de difícil visualização em imagens de pequenos tamanhos. A imagem causou agitação na comunidade ufológica mundial, mas foi rapidamente explicada como as marcas de pouso do airbag, que amparou a sonda durante a queda. Não era nenhum sinal de marcianos…
Ufólogos brasileiros realizam vigília ufológica
Sob a coordenação da Sociedade de Estudos Extraterrestres (SOCEX), ufólogos de todo o país estão se preparando para a realização da primeira Vigília Ufológica Nacional. A data marcada para o evento é o próximo dia 06 de março, das 20h00 às 05h00 do dia 07. A vigília é uma das principais atividades de campo da pesquisa ufológica. Realizada normalmente em locais de elevada incidência de avistamentos de UFOs, é quando o pesquisador fica de prontidão, atento ao céu noturno, na esperança de observar e se possível registrar, com equipamentos de fotografia e filmagem, movimentos de objetos que não se enquadrem no grupo das ocorrências naturais ou artificiais conhecidas.
A comissão organizadora da primeira Vigília Ufológica Nacional disponibilizou um e-mail para os interessados de todo o país que queiram participar: vigilianacional@terra.com.br. Através dele será feito o controle de participantes, áreas atingidas e a orientação para a participação dos interessados – cada grupo ou pesquisador em sua própria área de interesse. “Na década de 70, promovíamos vigílias nacionais com excelentes resultados. Todos os nossos contatos saíam a campo em data previamente marcada e ficavam à espreita de algum avistamento pelo Brasil inteiro. Os resultados eram transmitidos a uma central em São Paulo”, relembra Eustáquio Patounas, presidente da SOCEX e consultor da Revista Ufo. Para a vigília de março já estão inscritos grupos de pesquisas e interessados de diversos estados brasileiros. A prática de vigílias nacionais e até mesmo internacionais tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.
UFOs voltam a rondar o Nordeste brasileiro
Objetos voadores não identificados voltaram a aparecer em algumas áreas montanhosas de Quixadá e Quixeramobim, no sertão central do Ceará, causando comoção entre os populares e agitação na comunidade ufológica local. As aparições foram observadas entre o final de dezembro e na primeira quinzena do mês de janeiro deste ano. No dia 10 de janeiro, os moradores viram o fenômeno sobrevoando a região, detendo-se sobre a Montanha da Galinha Choca, por volta das 22h00. Quixadá, a 167 km de Fortaleza, é considerada a “capital nordestina dos discos voadores” e um epicentro de muitos importantes acontecimentos. Para o funcionário aposentado do Banco do Brasil Tadeu Costa Cavalcante, que mora na cidade, as aparições são comuns. Ele garante que já viu UFOs várias vezes em sua fazenda, distante 25 km da sede municipal.
O músico cearense Dudu Viana é outro que já teve contatos. Ele disse aos ufólogos do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) que já foi até perseguido por discos voadores. “Nós estávamos saindo de um show e fomos seguidos por um estranho aparelho luminoso com forma de uma bola de grandes dimensões e luzes de diversas cores piscando. Nosso carro deu defeito e ficamos na estrada. Depois a bola gigante saiu voando em alta velocidade, rumo ao poente”, disse o músico. Como ele, inúmeras testemunhas procuraram estudiosos para registrar suas experiências. “Parece que os UFOs voltaram de vez à região, onde sempre tiveram intensa atividade”, disse à Revista Ufo o pesquisador Reginaldo de Athayde, presidente do CPU, especialista nos casos cearenses e co-editor da publicação. Ele promete para breve um novo artigo sobre a situação de seu Estado.
Policial mexicano atacado por humanóide
Uma história está causando grande excitação na cidade de Monterrey, no México. No dia 16 de janeiro de 2004, às 03h15, o policial Leonardo Samaniego, de Guadalupe, estava cumprindo a rotina de vigilância em seu carro de patrulha quando teve um contato com algo inusitado. A noite estava fria e escura, e as ruas vazias. Quando Samaniego fazia a ronda, um objeto enorme e negro caiu de uma árvore ao lado da rua, mas parou pouco antes de tocar o solo. Então, vagarosamente, pousou e se virou de frente para o carro de patrulha. O policial ligou os faróis para ver o que era e teve um susto. “Era uma mulher toda vestida de negro que tinha caído da árvore, mas que não tinha tocado o solo, apenas ficou flutuando vários centímetros acima dele”, declarou Samaniego.
Ele diz que a viu muito bem e que a estranha ficou olhando para ele. “Ela tentou cobrir sua face das luzes do carro, que pareciam estar incomodando. Tinha grandes olhos negros, sem pálpebras, e sua pele era marrom escura. Ela estava vestida com uma capa e um capuz negro”. Em questão de segundos a cena se transformou numa seqüência terrível de eventos para o policial, quase como um filme de horror. O ser pulou muito rápido para cima e, depois, para dentro do carro. Ele tentou arrancar Samaniego do veículo, enquanto esse, desesperadamente, gritava pedindo ajuda pelo rádio. Segundo a declaração do policial, o ser estava tentando agarrá-lo com suas mãos pela janela do automóvel. “Aquilo estava furioso, tentando me pegar com suas garras enquanto eu corri desesperadamente em marcha à ré, pedindo ajuda a qualquer unidade que estivesse por perto”. Quando finalmente chegou ao fim da rua, estava tão abalado que desmaiou.
Alguns minutos depois, duas unidades de polícia chegaram, bem como uma ambulância que estava perto. Felizmente, o policial não fora ferido, talvez devido ao fato de não ter abandonado o carro durante o incidente. O estranho ser desapareceu. Três dias antes, outros policiais viram a mesma entidade, desta vez na localidade de Santa Catarina. O caso está sendo investigado pelo ufólogo mexicano Santiago Yturria Garza, representante local da Revista Ufo e dirigente do OVNI Investigaciones Mexico.
Mais promessas eleitorais nos Estados Unidos
Sterling D. Allan fez um alerta à população norte-americana quanto ao grau de interação entre o governo do país e os visitantes extraterrestres. “Qualquer pessoa com bom senso pode ver que o governo oculta o que sabe sobre visitantes extraterrestres ao nosso planeta e seu envolvimento com eles”, disse o candidato à presidência dos EUA, durante um comício em Ephrem, Utah. Sterling promete pôr fim ao ocultamento de informações ufológicas ao público, caso se eleja presidente. Ele não tem a mínima chance, mas suas declarações estão causando repercussão no país. “A Área 51 é provavelmente o segredo mais conhecido do planeta. Quem acredita no governo Bush quando esse afirma que tal base não existe? É o mesmo que o presidente do Egito dizer as pirâmides não existem!”, disse Sterling. Para ele, se o que estão fazendo na Área 51 vai além dos limites da ética humana, então é necessário que alguma atitude seja imediatamente tomada. Sterling se referiu à Enquete Roper, como foi conhecida a pesquisa de opinião pública, de setembro de 2002, em que mais de mil norte-americanos foram consultados e grande maioria admitiu que acredita em vida extraterrestre. A pesquisa também apontou que expressiva maioria das pessoas crê que o governo esteja escondendo informações sobre o assunto. “A manutenção desse segredo é uma ofensa à dignidade humana”, finalizou Sterling.