por Alexandre Gutierrez
Falsos Crânios de ETs
A notícia de que crânios de extraterrestres teriam sido achados debaixo da Biblioteca do Vaticano durante uma reforma era falsa. Uma revista inglesa havia divulgado o assunto, acompanhado de fotos, informando que até mesmo a CIA estaria envolvida nas investigações. A imagem original, tirada durante a Guerra do Vietnã, foi manipulada e o crânio humano se transformou num crânio alienígena, após passar por tratamento digital. Mais uma fraude foi desmascarada, entretanto resta saber se também é mentirosa a idéia de que a Biblioteca do Vaticano esconde mistérios sobre extraterrestres.
NASA Adia Vôo da Atlantis
O próximo vôo do ônibus espacial, o primeiro desde o desastre com o Columbia, em 01 de fevereiro deste ano, só será realizado depois de julho de 2004, segundo informação dada pelo gerente do programa espacial da NASA, Bill Parsons. O vôo será dedicado a testar reparos que, se tivessem sido feitos, teriam salvado o Columbia e seus tripulantes. Requer o desenvolvimento de novas técnicas de conserto, utilização de pelo menos o dobro de câmeras para monitorar a nave durante seu lançamento e detectar danos ao ônibus que possam comprometer a missão. O acidente foi causado por um pedaço de espuma do tanque de combustível externo, que atingiu a asa esquerda, comprometendo a reentrada na atmosfera terrestre e levando-o à desintegração. A próxima missão será do Atlantis terá Eileen Collins como comandante e irá até a Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo Parsons, o vôo previsto para reabastecer a estação é um projeto de US$ 95 bilhões, envolvendo 17 países.
Outra questão que colocou a NASA numa situação delicada é que a permanência de três astronautas na ISS por dois meses a mais serviu involuntariamente para provar que o ser humano pode resistir a uma viagem a Marte. Essa afirmação foi dada por um dos integrantes da missão, Donald Pettit. Ele, o comandante Kenneth Bowersox e o cosmonauta Nicolai Budarin deveriam voltar à Terra em março, mas o acidente com o Columbia adiou a viagem feita com o veículo russo Soyuz, depois de 161 dias na ISS. “Toda essa experiência teve uma semelhança estranha com uma viagem e uma aterrissagem em Marte”, disse Pettit em entrevista a NASA. Ele também detalhou similaridades entre sua missão e uma possível viagem ao planeta vermelho. “Manobramos nosso veículo sem nenhuma ajuda e caminhamos para fora, após dois meses no espaço. Isso demonstra que os seres humanos têm força física suficiente para empreender missões longas, pilotar veículos, assegurar o equipamento e operar imediatamente”.
Motorista Produziu Agroglífo?
Um dos mais elaborados círculos que surgiu fora da Inglaterra foi supostamente criado por um carro. Essa informação partiu das autoridades policiais do condado de Highland County, Ohio (EUA), que investigaram a suspeita de crime de dano ao patrimônio numa plantação de cereais da região. A prova seria um agroglífo, que teria sido criado pelo motorista de um carro que fugiu do local, na noite de 05 de setembro. Enquanto se questiona a relevância da solução, fica no ar a dúvida se realmente existe no mundo um motorista com habilidade para dirigir e criar uma figura como essa.
Confusa Criação do Universo
Cientistas apresentam mais uma teoria que tenta explicar o nascimento do universo. Desta vez, isso teria ocorrido a partir de uma explosão dentro de um buraco negro. Essa versão, feita por matemáticos e publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, não descarta o Big-Bang, mas o transporta para dentro de um espaço já existente. Pela teoria, o universo estaria emergindo de um buraco branco, que, ao contrário do buraco negro, repele e expulsa matéria. Um dos autores da tese é Blake Temple, que diz que “esse é um modelo matemático que refina a teoria do Big-Bang”. Essa possibilidade deixa claro que o universo incomensurável surgiu de algo ainda maior. Uma coisa é certa: esse estudo mostra que os pesquisadores apenas transferiram a dúvida. Afinal, de onde teria surgido o buraco negro que deu origem ao universo?
Adeus, Graham
Faleceu em 19 de setembro, em decorrência de um derrame ocasionado por estresse, o pesquisador Graham Birdsall, editor da UFO Magazine. Ufólogo sério, sempre chamou atenção pelo contagiante entusiasmo e dedicação com que produzia sua revista, num ritmo intenso. Aos 49 anos, Graham deixou esposa e três filhas. Ele era um grande amigo e uma fonte de inspiração. Muitas vezes conversamos sobre o ritmo frenético com que trabalhava em sua revista. Ele me dizia “A. J., se não for assim, não conseguiremos atingir nossos objetivos. Nosso sacrifício pessoal não conta quando estamos diante de algo dessa magnitude”. Ele tinha razão, mas isso custou-lhe a vida.
— A. J. Gevaerd
George Bush Renova Alvará da Área 51
O polêmico presidente norte-americano George W. Bush continua dando motivos para ser ridicularizado por aqueles que questionam sua inteligência. Usando como justificativa a segurança nacional, Bush renovou no mês de setembro o alvará de funcionamento da Área 51, para que continue operando em caráter sigiloso e sem dar satisfações a ninguém – o que inclui o congresso norte-americano. A base militar situada em Nevada, à 150 km de Las Vegas, só teve sua existência reconhecida recentemente. Mesmo assim, as instalações, que ocupam uma área do tamanho da Suíça no deserto, não constam em nenhum mapa dos Estados Unidos. Esta é a segunda renovação do alvará da Área 51 na administração Bush. A última foi em 1995, em meio a protestos de ambientalistas, que acusaram a base de ser uma grande fonte poluidora. Pelo menos dois homens morreram depois de expostos a materiais perigosos e tóxicos no local. Alguns ufólogos cogitam a possibilidade de que essa contaminação tenha origem extraterrestre, já que o local é campeão nos índices de suspeitas, boatos e histórias envolvendo UFOs. Além de supostamente abrigarem discos voadores que caem na Terra.
Vida no Universo
A astrobióloga Maggie Turnbull, da Universidade do Arizona (EUA), registrou e estudou 30 planetas com maiores chances de abrigar vida extraterrestre. No topo da lista estão corpos orbitando a estrela 37 Gem, integrante da Constelação de Gêmeos. Segundo a pesquisadora, essa é uma “estrela estável, de meia-idade, só um pouco mais quente e mais forte que nosso Sol. E se existe vida alienígena em algum lugar, é provável que seja lá”. A lista foi feita para o Terrestrial Planet Finder [Localizador Terrestre de Planetas], da NASA, e o projeto foi lançado há cerca de 10 anos de um telescópio espacial, trazendo resultados surpreendentes que renovaram as esperanças dos estudiosos de que o contato aconteça em breve.
Alien em Edição Especial
Os cinéfilos e ufólogos podem se alegrar: um dos clássicos da ficção científica, que originou uma das mais bem sucedidas séries do gênero em Hollywood, completa 25 anos e é lançado em versão comemorativa. Trata-se de Alien: O Oitavo Passageiro – Edição Especial do Diretor, no caso, um dos mais badalados do cinema, Ridley Scott. A novidade chegou às telas no dia 24 de outubro passado e repetiu o sucesso de público de 1979, ano em que foi inicialmente lançado. Alien, que ganhou o Oscar de efeitos visuais, conta a história da tripulação de um cargueiro espacial que está retornando à Terra, quando encontra um extraterrestre letal que vai aos poucos eliminando os tripulantes. Até aí tudo bem, mas os efeitos especiais do filme são arrasadores e revolucionários para a época em que foi feito.
Programa Dimensões comemora centésima apresentação apoiando ufólogos
O programa Dimensões, apresentado por Rosana Beni, completou dois anos de exibição e comemorou sua centésima apresentação entrevistando o editor da Revista Ufo A. J. Gevaerd e o fundador do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas Wagner Borges. O talk show aborda assuntos relacionados a fenômenos paranormais, Ufologia, elementos alternativos e espiritualidade. Rosana afirma que houve um cuidado especial para a escolha do nome, já que a palavra dimensões reflete a amplitude como os assuntos são abordados. Essa é a segunda vez que ela apresenta um programa de tevê, além de programas de rádio. Dimensões é exibido pelo canal 18, o chamado Canal de São Paulo da TVA, todas as segundas-feiras às 21h00 e reprisado nas terças ao meio-dia, sextas às 14h00 e aos domingos às 12h30. Conversamos com Rosana, que respondeu às seguintes perguntas:
Ufo — Ao apresentar um programa que aborda temas de natureza delicada, como você observa o tratamento dado a esses assuntos em outros veículos de comunicação?
Rosana — Não gosto de generalizar, porém acho que para colaborar com a evolução da consciência, todo veículo que aborde assuntos ufológicos deviam fazê-lo com seriedade e de forma didática, sem dar espaço ao sensacionalismo.
Ufo — Dentre os temas apresentados em Dimensões, quais causam mais polêmica?
Rosana — São inúmeros. Curiosidades sobre a existência de vida após a morte, principalmente o que acontece em casos de acidentes e suicídio. Quanto à Ufologia, ela está cada vez mais respeitada e procurada pelos telespectadores. Graças à postura dos ufólogos brasileiros. O depoimento de famosos assumindo ter visto UFOs também ajuda muito.
Ufo — É possível fazer sucesso num meio tão criticado?
Rosana — O sucesso é uma certeza, graças a Deus. Principalmente tendo em vista que o programa Dimensões está no ar há dois anos, com 100 apresentações, e sempre foi recebido pela imprensa de São Paulo com muito respeito.
Ufo — Você acredita ter uma missão nessa área, em relação a Ufologia?
Rosana — Tenho certeza disso e tive várias provas. Através dos meios de comunicação, pretendo abrir a consciência das pessoas para uma vida mais feliz. O contato interdimensional em nossas vidas é diário. Precisamos nos unir para a evolução da Terra e comunicar de maneira correta nossa ligação com seres de outras dimensões e planetas. A informação da tecnologia cósmica não pode ficar com os governos, que muitas vezes a utilizam para liderar de forma egoísta. É nossa responsabilidade mudarmos isso e depende de cada um.
Portal de UFO na internet teve 350 mil acessos em três meses
O site de Ufo surpreende ao registrar o número de 350 mil acessos em menos de três meses de divulgação. No dia 12 de agosto, o portal teve 56 visitas num período inferior a 10 minutos, sem que houvesse qualquer divulgação de sua reinauguração. “Tratava-se apenas de um teste. Mas quando verificamos o contador, vimos que nesse período, inferior a 10 minutos, já havia uma visitação expressiva”, disse o responsável pela programação do portal Victor Fogaça. “Decidimos deixá-lo no ar por mais um tempo. Em questão de uma hora havia quase três mil visitas”, finaliza. Desde então, os índices aumentaram gradativamente. No primeiro mês eram registrados cerca de 1.200 visitas diárias, hoje são quase três mil. O portal reúne textos históricos que foram publicados anteriormente na Revista Ufo. Esse crescimento reflete a atualização regular do portal com notícias, teorias, casuísticas, produtos e serviços. Entre as novidades estão a área de download, fórum e cadastro. A expectativa é que até o final deste ano o site de Ufo tenha o maior conteúdo disponível em língua portuguesa, em todo o mundo.
A maior comunidade ufológica na rede mundial
As listas de debate na internet estão se tornando cada vez mais populares. Mecanismos gratuitos de troca de mensagens, debates, informações e materiais de pesquisa já se tornaram uma febre na rede. O funcionamento é simples. O usuário se cadastra numa lista e compartilha automaticamente com os demais membros todas as mensagens que enviar. A Ufo possui sua lista de debates, a Revista Ufo Online, a maior do gênero no Brasil e uma das maiores do mundo, com mais de mil associados. Nela estão assinantes, admiradores do assunto e leitores da publicação, que dividem suas opiniões com a maioria dos consultores, tradutores, co-editores e colaboradores da Equipe Ufo. Tudo o que acontece e está de alguma forma relacionado à Ufologia no Brasil e no mundo é imediatamente comunicado através da lista, popularizando o tema de forma antes inimaginável. Para participar, basta enviar um e-mail em branco para revista_ufo-subscribe@yahoogrupos.com.br e aguardar a resposta.
Conferência da Revista UFO foi um sucesso
Em 18 de outubro passado, a platéia presente no auditório do Hotel Eldorado Higienópolis, em São Paulo, presenciou uma das iniciativas mais bem sucedidas da Ufologia Brasileira. Num ambiente agradável e com total imersão em Ufologia, aconteceu a I Conferência Internacional da Revista Ufo, que reuniu pesquisadores, estudiosos e admiradores do assunto. Todos os 100 convites foram vendidos rapidamente e havia um grande número de representantes da imprensa. O dia marcou um dos raros momentos em que a Comunidade Ufológica Brasileira se reuniu em completa sintonia para discutir, aprender e ensinar teorias ufológicas num ambiente especialmente preparado para isso. A presença de autores e estudiosos motivou neófitos e experientes membros da comunidade a darem novos rumos às suas pesquisas.
Os conferencistas dessa primeira edição foram o pesquisador norte-americano Lloyd Pye e o estudioso brasileiro Marco Petit. Pye é fundador do Starchild Project International e falou detalhadamente durante cinco horas, abordando seus estudos sobre a intervenção de ETs na Terra e os temas tratados em seu mais famoso livro, Everything You Know is Wrong. Ele mostrou por que é considerado um dos mais importantes ufólogos dos Estados Unidos. O mesmo se repetiu quando o presidente da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU), investigador de campo, autor e co-editor da Revista Ufo, defendeu suas teorias sobre o reencontro com nossos criadores extraterrestres. Durante três horas, ele também falou sobre suas pesquisas na Serra da Beleza (RJ) e sua mais recente obra, lançada pela Biblioteca Ufo, Contato Final – O Dia do Reencontro [Código LV-13].
Estigma — A próxima conferência ocorrerá no dia 15 de novembro e contará com a presença de Giorgio Bongiovanni, famoso estigmatizado italiano, editor da revista UFO – La Visita Extraterrestre e do jornal Antimaffia Duemilla, e pelo pesquisador brasileiro Carlos Machado, diretor do Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX). Pioneiro na investigação de ataques e mutilações de animais, Machado é ainda consultor da Revista Ufo e autor de Olhos de Dragão. É considerado a maior autoridade brasileira em pouso de UFOs. O último encontro de 2003 será em 13 de dezembro e contará com a presença do norte-americano Bill Hamilton, presidente da Skywatch International, uma das mais conceituadas entidades do gênero, e de Jan Val Ellam, renomado pensador e orador espiritualista. Para maiores informações e dados sobre a inscrição, veja o anúncio na segunda capa desta edição.
Bongiovanni vem ao Brasil
Virá ao Brasil, para a segunda edição das Conferências Internacionais da Revista UFO, o italiano Giorgio Bongiovanni. Além de conhecido estigmatizado, Giorgio é um dos mais renomados ufólogos do mundo, tendo viajado e coletado informações de casos extraordinários em quase todo o mundo. Ele falará em São Paulo, no dia 15 de novembro.
Casuística
Foto ao entardecer
Em 08 de setembro passado, na cidade de Sun City, Arizona (EUA), um fotógrafo amador captou a imagem de um estranho objeto no céu, durante o crepúsculo. O autor não divulgou seu nome, apenas disse ter conseguido a imagem num momento de descanso, com uma câmera digital. Ao olhar atentamente, notou a presença do objeto brilhante que aparece repentinamente e continua numa série de sete fotos feitas em alguns minutos. Ele afirmou nunca ter visto nada igual, mas que espera poder testemunhar novamente o fato.
UFO no Tocantins
Umobjeto voador não identificado de formato esférico e cor branco-azulada foi visto na noite de 15 de setembro, perto de Taquaruçu, um distrito nos arredores de Palmas (TO), pelo ufólogo Marcos Felipe Diniz. Por volta das 20h00, ele avistou a esfera na altura da linha do horizonte. Voava em grande velocidade e ao passar sobre o local diminuiu seu tamanho. Fez uma curva em ângulo reto e desapareceu.
Formação na França
Uma família mexicana teria filmado uma formação de UFOs durante uma viagem de férias pela França. Na imagem, feita em 04 de julho, mas só divulgada agora, é possível ver oito objetos luminosos numa rodovia de acesso a Marselha. As luzes faziam movimentos irregulares e chegaram a se aproximar do carro da família por alguns momentos.
UFO em Holambra
Umobjeto não identificado descrito como “bola voadora” chamou a atenção de um grupo de pessoas na cidade de Holambra (SP), durante a tradicional exposição de flores Expoflora. Por volta das 14h00, a misteriosa bola branca foi vista descendo do céu. Voou até um pasto, parou, subiu em alta velocidade, mudando de cor várias vezes. O UFO desapareceu após passar por algumas árvores em não mais que dois minutos.
Pouso na Holanda
No dia 17 de setembro, um UFO teria pousado numa estrada da Holanda. O objeto foi visto descendo na rodovia A-27, na cidade de Houten, pouco após a visualização de luzes estranhas no céu. Não foram divulgados nomes, nem a quantidade de pessoas que testemunharam o fato.
Filmagem na Inglaterra
No dia 21 de setembro, às 15h30, Paul Spera filmou um UFO em Franklin, New Hampshire, Inglaterra. As imagens foram feitas da sacada de seu apartamento e mostra o misterioso objeto voador entrando e saindo de uma nuvem. Ele disse que aumentou 400 vezes o zoom de sua câmera JVC para obter as imagens. A área é famosa por registrar grande parte dos círculos que aparecem no país.