UFO – PERSONALIDADE
Nosso UFO Personalidade desta edição é um ufólogo já bem conhecido entre nós, dedicado à “causa ufológica” há mais de 15 anos, quando começou suas atividades junto à extinta APEX – Associação de Pesquisas Ufológicas, sendo seu último secretário-geral: Osni Schwarz, um pesquisador da chamada “ala científica” da Ufologia, reconhecido por seu enfoque sempre radical e inquisitivo, com uma linha de pensamento própria dentro da Ufologia e com idéias muitas vezes avançadas para o atual estágio de conhecimento do assunto. Um pesquisador que não se satisfaz com teorias pré-fabricadas para explicar todos os aspectos do Fenômeno UFO.
Osni, no entanto, é um dos poucos ufólogos do Brasil que não fundou seu próprio grupo de Ufologia. Pelo contrário, participou de atividades as mais diversas, auxiliou o trabalho de muitas organizações e ajudou a criar outras. Com essa conduta, Osni aceitou ser colaborador de UFO desde seu lançamento (antes disso, desde 1986, já colaborava com nossa revista “Ufologia Nacional & Internacional”) e publicou alguns artigos que geraram bastante polêmica; um deles, por exemplo, era tão inquisitivo que seu título era “Algo de podre no reino dos céus” e tratava da casuística ufológica e do comportamento dos extraterrestres em nosso meio, o que ele mesmo chamava de “…um show de contradições e manobras ilusórias. que só visam a confundir a humanidade”. Para não ser muito pesado, publicamos o artigo sob outro nome, mas mantivemos íntegro o conteúdo (“Interpretando a casuística ufológica: O que há de errado?”- publicado em UFO 03).
Mas, sem dúvidas, nosso colega deu sua maior contribuição à “causa” organizando os chamados “Fóruns abertos de Ufologia” – eventos realizados geralmente nos sábados ou domingos à tarde, em hotéis do centro de São Paulo. Esses “mini-congressos” eram despretensiosos encontros de ufólogos com uma platéia participativa que se davam num clima de grande informalidade, razão de seu sucesso absoluto, o que fez com que fossem repetidos várias vezes.
Profissionalmente, Osni é analista de sistemas, graduado em Física e em Administração de Empresas pela PUC de São Paulo e dirige sua própria firma de representação e venda de computadores e análise de sistemas, a Softwarz, localizada em São Paulo. Entre seus mais recentes trabalhos, Osni associou Ufologia à sua profissão e procedeu à analise para implantação do primeiro sistema computadorizado do Brasil, no campo ufológico: o da revista UFO, que congrega as atividades do Grupo Editorial Paracientífico (GEP) e do Centro para Pesquisas de Discos Voadores (CPDV). O sistema já se encontra funcionando parcialmente.
Desde o fim do ano passado, infelizmente, nosso colega – com apenas 33 anos de idade – se encontra afastado de todas as suas atividades profissionais e ufológicas por ter contraído uma grave doença debilitante. Mais do que se supunha, sua falta no contexto da Ufologia Brasileira vem sendo duramente sentida e a substituição do espaço que ocupava como ufólogo, ser humano e amigo dificilmente será conseguida. Seu endereço atual, no interior de São Paulo, é: Rua Sebastião Leite do Canto 795.19800 Assis (SP).