por Alexandre Gutierrez
O Projeto Divulgação
As ações pela liberação de informações e discussões abertas sobre o Fenômeno UFO continuam. Recentemente um grupo de cientistas e militares norte-americanos criou o Projeto Divulgação, cuja maior tarefa é pressionar o congresso a debater a existência de naves de procedência extraterrestre. O grupo baseia seus argumentos em experiências e contatos documentados e acusa o governo de omitir informações por meio século. Um dos integrantes do projeto, o sargento da reserva Clifford Stone, afirma que, enquanto na ativa, participou de uma equipe que recuperou um disco voador acidentado na Pensilvânia. Segundo ele, os tripulantes da nave ainda estariam vivos, mas muito feridos. Apesar de toda a movimentação do Divulgação, não houve nenhuma resposta por parte das autoridades. Como de costume…
Ossadas em Stonehenge
Mais uma vez, o famoso círculo monolítico inglês volta a ser notícia. Desta vez, arqueólogos encontraram corpos pré-históricos em Stonehenge, à 120 km de Londres. De acordo com os pesquisadores, quatro restos mortais pertenciam a adultos e, os outros dois, a crianças. Eles estavam a cerca de 800 m do Rei de Stonehenge, apelido dado à ossada pertencente a um arqueiro da Idade Média, encontrado em 2002 e supostamente ligado à construção do monumento. Serão realizados testes com carbono 14 nos corpos encontrados para que se possa determinar sua idade, mas arqueólogos do Instituto Wessex, que fizeram as escavações, acreditam que o grupo viveu no ano de 2300 a.C.
Ovniporto Sai Até Fim do Ano
Mais uma vez o prefeito de Bocaiúva do Sul (PR), Élcio Berti, volta a polemizar. Segundo ele, o primeiro ovniporto encomendado por seres extraterrestres será entregue em seis meses e deverá chamar a atenção de todo mundo. Ele vem anunciando essa construção há muito tempo, conforme publicado na seção Mundo Ufológico de Ufo 81. A obra deveria ter ficado pronta no mês de novembro passado. Segundo Berti, “o local teria capacidade para oito discos voadores pequenos”. Apesar de toda atenção que vem chamando, o prefeito consegue ser cauteloso ao falar sobre o assunto. Não informa o local preciso da construção, apenas que ficará dentro dos 870 km quadrados do município. Outro dado interessante é que o empreendimento custaria cerca de um milhão e meio de reais, mas ele afirma não saber quanto isso equivale em moeda extraterrestre… Caso o prefeito siga todas as instruções, as pistas para as naves serão inauguradas pela cantora Elba Ramalho e a modelo Suzana Alves, ambas convidadas pelos alienígenas, além de outras celebridades.
Os novos círculos de 2003
Para os interessados no assunto, estamos novamente em época de observar o surgimento dos círculos ingleses, ou melhor, círculos nas plantações, pois o assunto deixou de ser um mistério geograficamente limitado à Inglaterra há muito tempo. Os fenômenos ocorrem quase sempre quando se aproxima ou durante o verão europeu, e o primeiro constatado neste ano foi registrado no dia 08 de junho, em Windmill Hill, perto de Avebury, em Wiltshire. A área tem grande incidência do fenômeno. Mas, ao que tudo indica, os desconhecidos autores começaram seu trabalho mais cedo e em local diferente, em 2003. No dia 14 de maio, o senhor Kel Gowen foi acordado à meia-noite por ruídos estranhos, flashes verdes e uma queda brusca de energia que assustou os cães da família. Quando o dia amanheceu, ao realizar sua caminhada rotineira, encontrou 30 círculos que surgiram em sua fazenda, localizada no estado de Queensland, na Austrália. Gowen afirmou que nunca soube de nenhum relato de avistamento, contato ou de algo semelhante ao que surgiu em sua plantação naquela região. Pelo que parece, nesse ano o mistério não surpreenderá apenas pela forma dos desenhos…
Ministério Pressionado
O deputado João Caldas (PL-AL) enviou um requerimento ao Ministério da Defesa pedindo os registros de UFOs no Brasil e recebeu como resposta a informação de que “determinados assuntos continuam secretos em virtude da segurança nacional”. A notícia agitou os ufólogos do país, que exigem o acesso livre a tais informações. O deputado é o mesmo que em 2000 apresentou um projeto de lei que previa a punição de pilotos civis ou militares que não registrassem o avistamento de UFOs em qualquer parte do país, mas foi rejeitado na época. Desde então ele passou a ser apoiado por organizações civis, como o UFO Gênesis, que tentam mobilizar o congresso pela liberação das informações.
ET no Equador?
Ao que tudo indica, duendes e gnomos não são exclusividades de celebridades brasileiras. Na cidade de Quininde, Equador, uma dessas estranhas e inclassificáveis criaturas está dando o que falar. Os rumores de que um ser de aspecto humanóide, com cerca de um metro de altura e cor verde está rondando a cidade começaram em março e ainda perduram. Ele foi visto caminhando normalmente por várias ruas, por inúmeras pessoas. A polícia está mobilizada em prendê-lo. A comerciante local Cecília Cedeno acredita ter visto a criatura aparecer junto a um grupo de pessoas repentinamente. Eles estavam na calçada em frente ao seu estabelecimento quando, de acordo com ela, o ser teria soltado um ruído estranho, que ela identificou como uma risada. Essa é a segunda vez que algo do gênero mexe com a normalidade da América Latina. Conforme publicado em Ufo 84, uma minúscula e bizarra criatura surgiu no Chile, quando ainda estava vivo. Morreu depois de uma semana e seu corpo se mumificou rapidamente. Assim como o ser que anda assustando os equatorianos, a pequena criatura do Chile ainda não foi identificada como uma espécie conhecida.
Museu de Ufologia no RS
O primeiro museu latino-americano dedicado a expor os fenômenos extraterrestres foi visitado, em menos de um ano, por 25 mil pessoas. Localizado na cidade de Itaara, região central do Estado do Rio Grande do Sul, o Museu Internacional de Ufologia Victor Mostajo fica numa área de grande concentração de avistamentos de UFOs. Para se conhecer todo o local são necessárias cerca de duas horas e meia. Criado através da iniciativa privada, o museu possui mais de duas mil horas com imagens de avistamentos e objetos que pertenceram a brasileiros que foram abduzidos. Para maiores informações escreva para museu@ieg.com.br ou ligue para (55) 222-7669.
Argentina tem Novas Mutilações
De acordo com os pesquisadores Raúl Chavéz e Ester Urban, já foram registrados pelo menos 60 casos de mutilação de animais em La Pampa e Buenos Aires, Argentina, apenas nesse ano. Os dois casos mais recentes ocorreram em 16 e 17 de maio, respectivamente. Um novilho de cerca de um ano e meio e 200 kg foi encontrado morto em El Martín. Extirparam o aparelho auditivo esquerdo, o ouvido interno completo, além do olho e um pedaço de couro de cerca de 30 cm, em formato oval. Também foi notada a ausência da vulva, a borda do ânus, laringe, faringe e um segmento da traquéia, bem como uma parte da massa muscular superior. O segundo corpo apareceu à 30 km de Santa Rosa. Era um novilho de dois anos e meio e pesava 250 kg. Teve metade da língua retirada. O corte estava cauterizado e o olho esquerdo foi arrancado. De ambas as carcaças foram retiradas amostras para análises futuras.
Ufologia Volta à TV
Wallacy Albino, consultor de Ufo e autor do livro O Mistério dos Círculos Ingleses [Código LV-12 da Biblioteca Ufo], arrisca mais um passo ousado: comandar um programa semanal de Ufologia na emissora Baixada 10, integrante da TV Cambras e operadora TVA em todo litoral paulista. Há três anos, logo após a fundação do Grupo de Estudos da Baixada Santista (GEUBS), Wallacy [Foto] começou a apresentar um programa semanal de rádio com três horas de duração. Após dois anos, o ufólogo e sua equipe migraram para um canal de tevê comunitário do Guarujá (SP). O novo programa se chama Fenômenos & Mistérios, tem meia hora de duração e é exibido todas as terças-feiras a partir das 17h00. Mas as atividades do grupo não param por aí. Nesse ano o GEUBS promoverá a terceira edição consecutiva do Prêmio Cindacta, que visa homenagear os melhores trabalhos e os destaques da Ufologia Brasileira.
Cidade se Prepara para Contato
O artista plástico Igor Stormer tem se dedicado a familiarizar uma cidade finlandesa, com 38 mil habitantes, com a idéia de que o contato com seres extraterrestres está próximo. Stormer tenta prevenir os riscos de traumas provenientes da futura relação entre seres humanos e extraterrestres. Ele alega ainda que a visão de seres frios, distantes e violentos, plantada pelo cinema norte-americano, não condiz com a verdade sobre a natureza de nossos visitantes alienígenas. “Eles possuem até emoções”, diz Stormer, que organizou palestras em creches, escolas e na universidade local. Tudo isso visando a um clima sereno e organizado, caso a visita tão esperada ocorra.