por Equipe UFO
Dicionário do Mundo Misterioso
Desde que a humanidade entendeu que perguntar nem sempre é a melhor forma de se obter respostas, alguns assuntos assumiram uma posição difícil de ser explicada pelo mais lógico e racional de todos os pesquisadores. A partir de então, a Ufologia, o esoterismo, a paranormalidade e o ocultismo criaram uma sombra que se sobrepõe ao conhecimento e funciona como um verdadeiro limite entre a compreensão e a dúvida. Entretanto, alguns estudiosos se destacam por formular teorias que servem de explicação para essas questões. Algumas são recusadas devido ao absurdo que representam, e em outros casos essa é a razão que as tornam críveis. Entretanto, alguns autores se dispõem a criar obras que sirvam de alavanca para o interesse do leitor. Entre essas, se destaca o Dicionário do Mundo Misterioso [Editora Nova Era], de Gilberto Schoereder.
São mais de 600 verbetes que compõem um dos poucos – senão o único – livros do gênero publicado no Brasil. O autor aborda temas como esoterismo, ocultismo, paranormalidade, Ufologia, civilizações perdidas e dimensões paralelas. Temas mais que familiares ao autor, que é jornalista e editor-chefe da revista Sexto Sentido [Mythos Editora]. Fruto de mais de 25 anos de pesquisas, o trabalho foi organizado de forma que fornecesse um volume considerável de informações sobre cada um dos assuntos pesquisados, ainda que sem esgotar todas as possibilidades de discussão. “A idéia é proporcionar aos leitores um rumo em suas pesquisas, aprofundando os temas na medida do possível. Não creio que os assuntos possam ser esgotados, uma vez que as discussões não cessam e novos pontos de vista surgem a todo o momento”, diz Schoereder, que ainda informa que nem uma enciclopédia com cem volumes seria suficiente para analisar de forma completa todos os temas apresentados no livro.
Da forma como os textos foram organizados, os leitores e pesquisadores poderão, além de direcionar futuras investigações, estabelecer relações entre assuntos aparentemente sem relação: os verbetes trazem palavras-chave que estendem a área de pesquisa, levando os leitores a outras palavras. Schoereder pesquisou centenas de livros, mesclando essas informações com as que foram obtidas nos contatos e entrevistas realizadas nos três anos de existência da Sexto Sentido, sempre procurando apresentar o maior número possível de pontos de vista sobre cada assunto tratado. Este não é o primeiro livro do autor, que também já lançou Ficção Científica, Introdução à Parapsicologia e Fadas, Duendes e Gnomos [Editora Hemus].
O autor prima pela capacidade de síntese ao apresentar ao leitor um volume tão significativo de informações obtidas que, mais que um dicionário, chega a ser uma verdadeira enciclopédia. Tomando como exemplo o verbete abduções, que abre o livro, é possível analisar a metodologia usada por Schoereder. A linguagem é simples e direta – coisa rara em obras que se propõem a explicar todo tipo de fenômeno –, e aborda desde o significado da palavra [“Suposto rapto de pessoas por parte de seres alienígenas”] até questões que são discutidas apenas por estudiosos da área, como a teoria de que esses raptos seguem ou não um padrão e a estimativa de que o número dessas ocorrências chegue aos milhões em todo mundo. Schoereder ainda afirma que este é um livro feito por um jornalista e curioso. Dicionário do Mundo Misterioso é um livro completo e instigante, disponível em todas as livrarias.
Luzes, câmeras e discos voadores!
Paulo R. C. Barros é editor do site Enigmídia [www.enigmas.hpg.ig.com.br/enigmidia] e há algum tempo vinha postando algumas dicas de filmes na lista de discussão da Revista Ufo na Internet. Pedimos a ele que selecionasse alguns títulos. Veja suas sugestões apresentadas aos leitores. Para maiores dicas visite seu site ou mande um e-mail para paulorcbarros@uol.com.br.
Força Alienígena — Produzido originalmente pela rede norte-americana NBC, em 1980, este é um bom filme sobre temática ufológica. Seu roteiro reúne todos os ingredientes que deixariam qualquer pessoa entusiasmada para o trabalho. Depois de rastrear imagens de radar em seu laboratório, o doutor Scott Dryden, um astrofísico, está convencido de que um objeto voador não identificado adentrou a atmosfera terrestre e teria pousado no Deserto do Nevada. Na verdade, uma imensa nave-mãe chega à Terra, trazendo criaturas donas de elevado grau de evolução e dotadas da capacidade de se apropriar das mentes humanas. Elas estão aqui para colonizar nosso planeta. Com 100 minutos de duração, Força Alienígena foi dirigido pelo cineastaHarvey Hart.
Invasão dos Aliens — Esta é uma produção inglesa de 1972, dirigida por Gerry Anderson. Alienígenas humanóides vindos de um planeta distante milhões de anos luz chegam à Terra em espaçonaves de um formato quemuito lembra alguns avistamentos recorrentes na história da Ufologia. Sua missão é abduzir seres humanos paraanalisar e transplantar órgãos retirados de seus corpos. O planeta dos invasores está morrendo e eles precisam sobreviver. Mas a Terra se prepara para enfrentar a ameaça que vem do espaço e coloca em açãoum plano organizado pelas suas maiores e mais poderosas nações. Trata-se de uma supersecreta organização militar chamada Shado, liderada pelo comandante Edward Straker, que está equipada comarmas mortais para combater os poderosos inimigos alienígenas. Incluem-se entre essas armas avançados submarinos nucleares, satélites rastreadores e de combate e até uma base lunar, devidamente preparada. Tem a duração de 97 minutos e agradará pelas imagens dos UFOs. Afinal, os efeitos especiais são de Derek Meddings, ganhador do Oscar em 1980, pelo trabalho realizado em Superman.
Alien, o Oitavo Passageiro — “No espaço seu grito não será ouvido”. Esse era o slogan de Alien, o Oitavo Passageiro, quando de seu lançamento nos cinemas, em 1979. De longe, uma das mais aterrorizantes tramas de ficção científica já realizadas. Com 117 minutos de duração brilhantemente dirigidos por Ridley Scott,o filme narra a saga do cargueiro Nostromo, que recebe uma mensagem de socorro, supostamente alienígena. O Nostromo levava sete tripulantes a bordo e milhões de toneladas de minério de ferro, fruto de exploração espacial. Depois de muita discussão, os astronautas decidem visitar o planeta desconhecido. Porém, isso acaba sendo a porta de entrada parauma terrível e monstruosa criatura que passa a eliminar, uma um, todos os membros da tripulação. Fica apenas a oficial Ellen Ripley, interpretada pela atriz Sigourney Weaver, a única sobrevivente do encontro entre os humanos e o ser alienígena. Certamente, o grande responsável pelo fantástico sucesso do filme não foram os personagens humanos, mas sim, o próprio alien. Obra da genialidade do artista surrealista suíço H. R. Giger, que desenhou e projetoua criatura em todo o seu ciclo de vida. O trabalho lhe rendeu, merecidamente, o Oscar de efeitos visuais. Alien teve várias continuações. Nenhuma, porém, repetiu o sucesso e a inovação da produção original. Clássico entre os filmes do gênero, é considerado um verdadeiro divisor de águas, pois marca o momento em que os ETs deixam de ser os homenzinhos verdes para se transformarem em criaturas de comportamento complexo e realista.