PRÉ-VENDA
Ad image

Edição 89 – ESPAÇO DO OMBUDSMAN

Em Defesa dos Leitores

Equipe UFO

por Carlos Alberto Reis

Aliens monitoram nossas guerras. E daí?

Ad image

Pois é, essa história de UFOs monitorando nossas guerras, passos, comportamentos individuais ou coletivos vem de longa data. Então pergunto de novo: e daí? Passamos por duas grandes guerras e outras centenas menores, e daí? Vamos continuar armando novas batalhas, fulminando gente inocente, destruindo patrimônio e o que os “UFOs” – entre aspas, sim – vão fazer? Continuar monitorando nossas guerras… Mas antes de iniciar meus comentários sobre a edição passada de Ufo – esta, sim, monitorada de perto por essa coluna –, devo responder a três leitores que me escreveram.

Carlos Alberto Machado, veterano colaborador da revista e um dos mais sérios pesquisadores, pediu minha opinião sobre sua matéria publicada na Ufo 81, Novas Formas de Encarar a Presença Alienígena na Terra, antes de ser instaurado este cargo na revista. Posso dizer que se trata de um bom artigo, bem escrito, com colocações precisas e oportunas, embora tenha se prolongado demasiadamente em alguns aspectos, em prejuízo de um entendimento mais claro. Os pontos de discussão serão tratados diretamente com o autor, mas deixo uma pergunta no ar: Machado e outros autores têm apresentado temas muito bons para reflexão, estimulando inclusive os leitores a se manifestarem favoravelmente, em sua maioria. Então, que tal deixarem de elucubrações teóricas e partir para uma ação mais efetiva, direcionando suas pesquisas e explanações para o foco central de suas respectivas matérias? Será, por exemplo, que Machado abandonaria suas pesquisas sobre o Chupacabras e partiria em busca de novas propostas?

O segundo leitor, Henry Habib Moussa parece que não gostou do meu comentário anterior [Ufo 87] e enviou uma carta defendendo seu direito de acreditar em Dino Kraspedon, demonstrando, a meu ver, ingenuidade ufológica na sua argumentação. Não vou alimentar a polêmica, como ele propõe, porque não tenho mais paciência para assuntos dessa natureza. Cada um que adormeça com a sua crença e deixe o tempo revelar a verdade. Ao vencedor, aplausos. Ao perdedor, batatas. E, finalmente, o leitor Sérgio Aparecido Nardelli pede à Ufo que dê o devido crédito a quem de direito pelo uso da ilustração do ET no Criatura Assusta Casal da edição 82. Sérgio, há muito tempo essa imagem é usada para ilustrar diversas matérias sobre ETs, em todas as publicações do mundo. Não há direitos a serem creditados, o uso é livre.

Quanto à edição 88, começo por onde terminei a coluna anterior: desta vez detectei alguns pequenos deslizes como na legenda da foto na página 32: As abduções não acontecem apenas abordo de UFOs… Até a coluna do ombudsman é alvo de crítica desta vez, já que errei e a redação passou batida: edições 83, 84, 85… No texto de abertura, na página 03, fala-se em “insanidade belicosa”! Errado. Insanidade é ausência de saúde mental, portanto, de qualquer juízo de valor, seja bom ou ruim. Pergunta para a redação: o que a matéria Satélite Cai no Pacífico [Mundo Ufológico] tem a ver com Ufologia? Apesar do meu comentário irônico logo na abertura dessa coluna, a matéria assinada por Thiago Luiz Ticchetti, Aliens Observam Nossas Guerras, permite uma visão bastante ampla da manifestação dos UFOs ao longo da nossa história. Mas a nota Saddam Fugiu num UFO? [Mundo Ufológico] beira o grotesco. Em Tratamento para Abduzidos, de Monica Borine, na legenda das fotos de David Jacobs e Travis Walton fala-se em 570 milhões de abduzidos! Está certo esse número? Será que não tem muita gente viajando?

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe