por Equipe UFO
Em Ufo 85 foram publicados endereços de sites sobre Ufologia considerados como os melhores locais de divulgação de informações sobre o assunto. Entre eles estava o Rastreador News [www.rastreadornews.com], criado e mantido por Alexandre Gutierrez, coordenador de notícias de Ufo. Logo após sua publicação em nossa revista, o site foi também citado na edição de fevereiro de Superinteressante, que elogiou o trabalho do jornalista. Esta é uma prova de que a mídia está abrindo os olhos para outras realidades e, sobretudo, que a internet está auxiliando de forma significativa o crescimento da Ufologia. “Isso mostra que o trabalho do Rastreador News está no caminho, disse Gutierrez. Dando continuidade ao trabalho começado na edição passada, publicamos mais alguns endereços:
Instituto Nacional de Pesquisas
[www.sites.uol.com.br/inpu]
Um dos mais respeitados grupos de pesquisa do país, o INPU oferece grande quantidade de informações sobre fatos já investigados, entre eles o polêmico Caso Guarapiranga, que envolvia a suposta mutilação de um homem por ETs, e o falso UFO de Tiazinha. O grupo é dirigido pela pesquisadora Paola Lucherini Covo, também consultora de Ufo, e a pesquisadora Tânia da Cunha. O Instituto Nacional de Pesquisas Ufológicas (INPU) surgiu em 12 de junho de 2001 e conta com a ajuda constante do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), presidido pelo co-editor de Ufo, Claudeir Covo. Desenvolvendo trabalhos na área da Ufologia Científica, em seu site a entidade mantém um bom acervo. Um dos links mais interessantes é o chamado Participações do INPU na Imprensa, que contém fotos dos programas de televisão dos quais os ufólogos participaram e uma listagem de citações, entrevistas, comentários e pesquisas publicadas na mídia impressa. O endereço é indicado àqueles que desejam entender um pouco mais da rica casuística brasileira.
Portal Terra Chile
[www.terra.cl/ovni]
O fato de um grande meio de comunicação dedicar um canal à Ufologia mostra que os chilenos estão adiantados na aceitação e no tratamento dado ao Fenômeno UFO. O site Terra Ovni explora com muita propriedade a rica casuística local, com notícias, reportagens, entrevistas, galerias de fotos, vídeos e um glossário para termos que se relacionam diretamente à Ufologia, além da sugestão de livros.
Ovnivision
[www.ovnivision.cl]
É outro endereço chileno especializado que se destaca pelo tratamento reservado ao assunto. Criado por Christian Riffo, o site dispõe de profissionais dedicados ao estudo ufológico, com correspondentes em várias cidades do Chile e do mundo. Além de trazer informações sobre lançamentos de livros, exposições, simpósios, eventos e pacotes turísticos, possui seleção de links, entrevistas, notícias, reportagens etc.
Portal Solaris Web
[www.solarisweb.net]
O Solaris Web é um portal esotérico e paracientífico universalista que não se prende a nenhum tipo de ideologia religiosa. O site crê no caminho do livre pensar como meio de evolução da humanidade. Oferece informações sobre terapias holísticas, radiestesia, canalizações e Ufologia Mística, além de galeria de arte com temas universalistas e um espaço especial para os serviços da Revista Ufo. O Solaris surgiu no início de 2001 e desde o ano passado passou a atuar como um portal. O responsável pelo projeto é o mineiro Marcelo Ricardo de Aguiar e Silva.
Novas Revelações Sobre Marte num Vídeo Excelente
Marte sempre foi origem de muita polêmica entre astrônomos, ufólogos e até astrólogos. O Planeta Vermelho provoca a imaginação dos mais céticos e influencia estudiosos a tratarem da possibilidade de existência de vida inteligente em sua superfície. Sobre o assunto, a Videoteca Ufo tem várias obras e, agora, ganha mais uma. Abordando o assunto de forma séria e objetiva, é do produtor Charles Adams, do Living UFO Productions, o documentário As Civilizações Extintas de Marte [VD-32], que acaba de ser lançado. O vídeo trata com inédita profundidade os indícios de que nosso planeta vizinho já foi habitado no passado. Mais que isso, o documentário também enumera as razões que teriam levado tal civilização à extinção. A produção é inteiramente baseada em recentes descobertas sobre o planeta, apoiadas inclusive por cientistas dissidentes da NASA. A coragem desses profissionais em defender que a agência espacial norte-americana oculta informações sobre o planeta levou à sua demissão.
Entre as provas apresentadas está o famoso Rosto de Cydonia, que foi fotografado pela primeira vez em 1976 pela sonda Viking. Em 1998, 22 anos depois, a formação teve sua imagem novamente registrada, desta vez pela sonda Mars Global Surveyor. As fotos mais recentes têm uma resolução 10 vezes superior que as anteriores, e mostram ainda uma formação rochosa, com cordilheiras e crateras. A partir desse momento, a polêmica que sempre houve em torno do assunto aumentou consideravelmente. A Revista Ufo publicou uma ampla matéria sobre o assunto em sua edição 66, que incluía o depoimento de um dos mais famosos pesquisadores do mundo, Graham Birdsall.
As Civilizações Extintas de Marte, ao comentar o que a NASA ainda esconde sobre o tema, tenta desvendar o que todos esses anos de pesquisas ufológicas já mostraram: Marte foi um foco de vida no Sistema Solar. Um bom exemplo disso é a série de muros e formações rochosas descobertas dos últimos tempos, amplamente discutidas em Ufo 85. Num dos melhores registros que já se fez sobre o assunto, o produtor Charles Adams sabe apresentar os argumentos que levarão o telespectador a questionar se tudo o que ocorre no planeta é apenas suposição, ou se a teoria que muitos ufólogos defendem há anos é verdadeira. Para adquirir este produto, veja o encarte Suprimentos de Ufologia, dessa edição.