Objeto com Várias Luzes
No dia 07 de janeiro, por volta das 22h00, avistei um objeto que voava à baixa altitude, tornando as luzes de suas laterais visíveis. Não eram brilhantes nem fosforescentes. O artefato tinha três metros e não fazia barulho. Surpreso, chamei meu filho Diego e ficamos esperando pelo aparecimento de algo maior, mas nada aconteceu. Tenho certeza de que não era avião, pois já estou acostumado com seu barulho e formato e não me confundiria de tal maneira. Era um UFO.
Edalmiro Faustino Fogaça,
diego_ney@ibest.com.br
Estranha Luminosidade
No dia 07 de outubro de 2002, às 20h00, meus amigos e eu estávamos no Clube Campestre em Varginha (MG), quando observamos uma estranha luz no céu. Aparentava ser do tamanho de Vênus, quando vista a olho nu, e ter uma grande velocidade. Como mantemos um site de Ufologia [www.ufovarginha.hpg.com.br], achamos que o fenômeno seria uma coisa fora do normal. Depois de aproximadamente quatro segundos, a luz diminuiu. Estava muito irradiante a princípio e começou a se dilatar, ficando três vezes maior que o tamanho inicial. Logo, diminuiu de tal forma que já se encontrava do tamanho das demais estrelas. Então, aumentou sua velocidade e sumiu no céu.
Lucas Salgado,
lucassalgado417@bol.com.br
Objeto em Araçatuba
Desde criança sempre me interessei por Ufologia. Em toda minha vida observei o céu na esperança de encontrar um UFO. No último domingo de agosto, por volta das 20h00, estava passeando com a minha esposa e filha, quando observei uma pequena estrela se movimentando lentamente, acima dos prédios da cidade. Tinha um formato esférico, cor alaranjada e aumentava e diminuía. Estava cerca de três quilômetros de nossa posição e calculei que o objeto teria o tamanho de um caminhão com carroceria de madeira. Sua luminosidade era bem maior que as das demais estrelas, tendo um movimento lento e irregular. As pessoas na rua também ficaram observando aquele fenômeno. Eu não sei o que era, mas não parecia ser avião nem helicóptero.
Flávio Roberto Pires,
Araçatuba (SP)
Sonda em Minas Gerais
Estava me preparando para ir a uma festa, quando meu colega gritou para que eu fosse ver um disco voador. Ele estava no meio da rua quando viu o objeto, mas eu nada notei inicialmente. Meu amigo apontava para cima e dizia: “Estava aqui agora mesmo, mas sumiu”. Foi quando surgiu, pouco acima dos telhados, uma grande bola de luz. Ela tinha cerca de 40 cm de diâmetro e, de vez em quando, sumia repentinamente e aparecia mais adiante. Fazia movimentos de zigue-zague, subia e descia, ia de um lado a outro. Às vezes parecia muito lenta e, noutras, muito rápida. Nada que conheço poderia executar tais manobras. Não era um balão meteorológico, helicóptero, avião supersônico, estrela ou a Lua. O avistamento ocorreu em junho de 1999 e era uma sonda. Tenho convicção disto.
David Sadalla Almeida,
Janaúba (MG)
UFO em Americana
Na noite de 19 de dezembro de 2002, em Americana (SP), foi visto um objeto estranho com aparência de estrela cadente, só que não tinha nem a calda, nem a rapidez de tal artefato. Não piscava, porém o mais interessante foi que em sua pequena trajetória, o objeto ia perdendo core brilho. Em poucos segundos, ficou invisível. O engraçado foi que, logo após o ocorrido, passou um avião no local, levando-me a crer que o objeto sumiu para não ser avistado pela aeronave. Se mais alguém souber deste fato, por favor, entre em contato.
Wagner Santos,
wagnerraptor@hotmail.com
Figuras no Céu de Londrina
Tenho 20 anos, sou estudante universitário de química e moro em Londrina (PR). Peço que omitam meu nome. No dia 22 de dezembro de 2002, às 23h20, avistei três objetos em forma de botões sobrevoando o céu da cidade. Os artefatos formavam um triângulo eqüilátero com um objeto em cada vértice. Eles percorreram uma trajetória retilínea na forma triangular, porém oscilando, e sempre aumentando e contraindo o tamanho da figura que formavam. Eram rápidos e foram cerca de 12 segundos de vôo. Perdi a voz na hora em que vi, mas assim que a recuperei, gritei por meu irmão de 15 anos, que conseguiu avistar os movimentos por cerca de três segundos. Não é a primeira vez que vejo isso. Há 10 anos, observei algo semelhante. Eram três objetos formando um triângulo eqüilátero, porém eles somente trocavam de lugares nos vértices.
R. F. B.,
Londrina (PR)
Avistadas Esferas Brilhantes
Já tive inúmeras oportunidades de ver objetos estranhos, que até hoje não compreendi. Mas nunca disse nada a ninguém, pois as pessoas não acreditariam em mim. Na primeira vez que avistei algo, estava viajando quando enxerguei através da janela um objeto que se movia quase na mesma velocidade e paralelamente ao ônibus. Parecia uma bola e brilhava como o Sol. Às vezes, um morro o encobria, mas logo voltava a aparecer. Acompanhou o ônibus por muito tempo e depois sumiu. Em minha segunda experiência, encontrava-me no sítio do meu pai. Era noite e estava observando as estrelas quando vi um objeto silencioso com algumas luzes, das quais não me lembro a cor. Era bastante lento e não estava voando muito alto. Por isso, dava para notar que saía dele uma espécie de “perna” que tinha formato oval. Chamei minha família e todos ficaram assustados, mas depois inventaram várias explicações.
Raquel Escrivane Guedes,
Rio Preto (MG)
UFO Durante Apresentação
Há aproximadamente oito anos, cerca de 10 pessoas e eu avistamos uma nave extraterrestre em plena luz do dia. Aconteceu por volta das 13h00, quando uma equipe de pára-quedistas estava saltando de um avião em Rio Branco (AC) e eu observava o espetáculo. Todos percebemos que, logo acima dos pára-quedas, havia uma nave muito diferente. Sua cor era cinza claro, quase prateada. Após o término dos saltos, a nave saiu ganhando velocidade até desaparecer no espaço.
Edwilson Souza,
deilsonac@yahoo.com.br
Nota de Esclarecimento
Esta nota de esclarecimento se refere aos comentários que foram publicados sobre o Grupo de Pesquisadores e Ufólogos de Ponta Grossa (GPUPG) e a meu respeito, sobre a foto que enviei de um suposto extraterrestre em Ponta Grossa (PR), em Ufo 82. Informo que, numa ocasião, o grupo fez um simpósio sobre Ufologia para a população local no qual solicitamos aos presentes que, se tivessem alguma foto, filmagem ou conhecessem pessoas que avistaram UFOs, entrassem em contato com a entidade. Nossa campanha arrecadou dezenas de fotos, incluindo a que foi publicada na referida edição. Como o grupo não possui equipamentos para examiná-las, no entanto, pedi que fosse submetida à análise do ufólogo Claudeir Covo, especialista no assunto. Quero esclarecer que somos voltados à pesquisa séria e que em nenhum momento tivemos a intenção de agir de má-fé, pois não tínhamos certeza se a foto seria falsa ou verdadeira. Aproveitamos o ensejo para agradecer à Equipe Ufo por analisar a imagem.
Sérgio Lirani,
lirani@brturbo.com
Ponto Registrado à Luz do Dia
Esta foto foi tirada numa quinta-feira de janeiro de 2003, às 15h00, a cerca de 10 km de Londrina (PR). O local é perto da Rodovia do Café, no sentido de Curitiba. Íamos para a chácara da minha tia quando meu irmão tirou a foto.
Willian Montandon,
Araxá (MG)
Disco Voador em Forma de Nuvem?
Levei o negativo desta foto para São Paulo, onde um amigo escaneou direto do negativo. Mas não vimos nenhum detalhe a mais para que a fotografia pudesse ser conclusiva. Só constatamos que não se trata de problema na revelação ou avaria na película.
Ney Sampaio,
nsampaio@visar.com.br