por Alexandre Gutierrez
Museu da Ufologia no Chile
Além da rica casuística, os chilenos poderão se orgulhar, em breve, de sediar um museu dedicado ao Fenômeno UFO. Ele será construído em Altovalsol, à 15 km de La Serena, no litoral. No local estará exposto material nacional e internacional sobre UFOs, colhido desde 1947. “Para nós, a construção do primeiro museu chileno dedicado aos UFOs é um importante avanço”, afirmou a prefeita de La Serena Adriana Peñafiel. O projeto marca a união da cidade com o grupo de investigações Ovnivisión Chile [www.ovnivision.cl].
Intruso na Transmissão da NASA
Às 14:02 h de 16 de janeiro de 2003, foi visto um objeto metálico redondo cruzando a Terra da esquerda para a direita, durante uma transmissão ao vivo da NASA, direto do espaço. O artefato realizou um movimento linear e, minutos depois, cortou a trajetória da Space Shuttle em grande velocidade, subindo até o alto da filmagem. O UFO desaparecia e reaparecia constantemente enquanto se afastava. A câmera seguiu o objeto, mas o perdeu minutos depois.
General Narra Contato com UFO
Numa entrevista concedida ao pesquisador Christian Riffo, o general Hernán Gabrielli Rojas afirmou ter observado um gigantesco UFO enquanto realizava um vôo no norte do Chile, em 1978. Na época, estava numa missão com dois aviões F-5 junto ao capitão e instrutor de vôo Danilo Catalán, além do técnico eletrônico Fernando Gómez e um aluno. Por volta do meio-dia surgiu “um traço em toda a parte inferior do visor”, segundo Rojas. Ele se comunicou com o a torre de controle do Aeroporto de Cerro Moreno, em Antofagasta, que também apresentava o mesmo sinal. “Estávamos nesta conversa quando, de norte a sul, observamos um objeto meio deformado, como uma espécie de cigarro mal feito, semelhante a uma banana, coberto de fumaça”.
A descrição é de um enorme objeto que devia estar entre 24 e 32 km de distância, indo na mesma direção que os aviões. O avistamento durou cerca de cinco minutos. “Nós nos aproximamos do UFO, que seguia paralelamente os nossos aviões”. Dirigia-se rumo ao sul, quando se afastou e desapareceu em dois segundos, numa velocidade impressionante. O céu ficou limpo e os sinais sumiram do radar. Rojas e seus companheiros concluíram que o objeto tinha o tamanho de 10 a 15 porta-aviões alinhados. As testemunhas fizeram ainda um relatório, que foi transmitido ao comando da brigada. “Creio que UFOs sempre existiram e que estão presentes em nosso céu. Há testemunhos de pilotos comerciais e controladores de tráfego aéreo em todo o mundo”, finalizou o corajoso general Rojas.
Solução para a Ufologia
“No Brasil, os ufólogos autofinanciam vigílias, pesquisas de campo e equipamentos. Essa carência está entre os principais motivos para a Ufologia não deslanchar”. Com essas palavras, o presidente do UFO-Gênesis Michel Cervelló resume o que levou o grupo a se tornar uma ONG. Fundado em 1996, em Piracicaba (SP), a entidade começou na informalidade e com pouca gente. Depois, passou a dedicar-se à astronomia e à Ufologia, e hoje tem centenas de membros em vários estados, uma produtora de vídeo e programas ufológicos para tevê, além de colunas publicadas em mais de 70 jornais brasileiros e estrangeiros. Seu site [www.ufogenesis.com.br] tem o maior conteúdo do gênero na língua portuguesa. Os integrantes acreditam que, para as ações da ONG continuarem eficientes, é fundamental que haja organização e profissionalismo. “Levamos a Ufologia a sério. O fato dela não ser reconhecida como ciência não é desculpa para não tentarmos desmistificá-la”, argumenta Michel. Dessa forma, pode-se pressionar o poder público, realizar projetos e arrecadar dinheiro, além de lutar pelo reconhecimento da Ufologia.
Avistamentos no Ártico
No site Mundo Misterioso [mundomisterioso.com], em 05 de fevereiro passado, foi noticiado que as forças armadas canadenses no Ártico registraram avistamentos de objetos estranhos que se deslocavam sobre a água ou por baixo da superfície. Grande parte das ocorrências foram ao redor das Ilhas Baffin. A maioria dos casos ocorreu em 2001. Testemunhas afirmaram ter visto objetos descomunais surgindo e desaparecendo no mar. Segundo relatórios oficiais, os militares estão convencidos de que uma espécie de objeto mecânico operava no local. O coronel Pierre Leblanc afirmou que “não se deve descartar as observações realizadas pelas pessoas que vivem todo o tempo nessa localidade”.
KGB Sabia sobre Aliens na Rússia
Em 05 de fevereiro passado, o jornal russo Komsomolskaya Pravda revelou que a KGB sabia que ETs haviam sobrevoado em repetidas ocasiões o território russo. As informações, entregues pelo cosmonauta Pavel Popovich à agência em 1991, assinalam que a instituição copiava materiais e testemunhos relacionados a UFOs, apesar de não estudar diretamente o tema. De acordo com os relatórios, três aeronaves discóides sobrevoaram o complexo atômico de Kasputin Yar, em 1989. Os objetos tinham de 3 a 4 m de diâmetro e foram avistados por militares, que afirmaram que as naves pareciam tirar fotografias da base militar russa através de raios luminosos. Os generais enviaram caças para interceptar os UFOs, que evitaram qualquer tentativa de contato.
Bush Afirma que Existem ETs
Foi publicada no site da Casa Branca [www.whitehouse.gov], em dia 03 de fevereiro passado, uma afirmação do presidente norte-americano George W. Bush sobre existência de vida em outros planetas. Ele afirmou que a investigação científica dos últimos anos produziu provas de que existem outros mundos habitados. As declarações estavam incluídas num informe dedicado à NASA.
Chineses Investigam Relação de Pirâmide com Alienígenas
O Centro Ufológico Nacional (CUN), da Itália, divulgou que cientistas chineses estão investigando uma pirâmide situada no país e sua possível relação com extraterrestres. Segundo informações da agência de notícias Nova China, poderia se tratar de uma rampa de lançamento criada por alienígenas. Os cientistas dizem que a construção dessas pirâmides, numa área completamente desabitada, teria incluído em seu interior três cavidades com aberturas triangulares, cheias de tubos vermelhos, que chegam até um lago salgado nas proximidades. A equipe chinesa de investigação está sendo patrocinada pela Academia de Ciências do país.
O Monumento Stonehenge Seria Uma Farsa?
Uma conspiração de mais de um século teria sido revelada pelo jornal inglês The London Times. Segundo a reportagem, Stonehenge seria uma farsa construída entre 1900 e 1920. A idéia visava inventar uma atração turística na região de Avebury e o projeto teria sido financiado pelos barões da indústria. As pedras foram transportadas do platô de Salisbury até o local, onde foram dispostas num círculo. Quem confirma a informação é o arqueólogo Dave Batchelor, um dos responsáveis pela revisão dos documentos da época. “Inventamos a herança celta e até o possível alinhamento cósmico das pedras de Stonehenge”. Pouca gente acreditou na história do Times.
Casuística
Nova Onda Mundial
Está prevista para março uma onda mundial de avistamentos de UFOs, segundo o ufólogo Donald Johnson, do J. Allen Hynek Center for UFO Studies (CUFOS). O fenômeno pode ocorrer entre os dias 15 e 25 e deve se concentrar na Europa e sobre o Pacífico.
UFOs Sobre Amazonia
Dois UFOs foram avistados em 13 de janeiro na cidade peruana de Pucalpa, por um funcionário da companhia Aeropantanal. Um artefato desconhecido se dirigia para a região sul, enquanto outro, semelhante, ía para o norte.
Esferas na Nova Zelândia
UFOs esféricos e luminosos foram avistados sobrevoando Waihi, Nova Zelândia, no dia 28 de janeiro de 2003, às 22:10 h, mas o fato só se tornou público em 05 de fevereiro. Foi possível observar uma frota de esferas brancas.
UFO na Fronteira dos EUA
No dia 04 de fevereiro de 2003, foi observado um gigantesco UFO em forma de cigarro sobrevoando a cidade de El Paso, Texas. Segundo as testemunhas, o objeto emitia um brilho intenso e se movia para o noroeste.
Círculos no Canadá
Um conjunto de pictogramas em plantações foi localizado ao sul de Mildale, em Saskatchewan. É o terceiro conjunto de círculos descobertos na região. Na formação, existem cinco figuras de tamanhos distintos, e um sexto anel é fragmentado e maior que os outros.