Objeto no Céu por Quase Uma Hora
No dia 12 de fevereiro de 2002, fui à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, acompanhada de uma amiga. Entre 13:20 e 14:50 h avistamos um objeto voador não identificado acima de nossas cabeças. O céu estava completamente limpo e havia apenas uma leve névoa que não chegava a mudar sua tonalidade. O UFO estava posicionado num ângulo de 90º em relação ao horizonte e muito próximo ao Sol, fazendo com que brilhasse. O objeto era parecido com um charuto prateado, que ia ora na horizontal, ora na vertical. É sabido que na Barra o vento não pára e, portanto, não podia ser um balão, pois permaneceu uma hora e meia parado no mesmo local. Não fazia barulho, estava muito alto e não se mexia. A primeira das 14 observações que fiz naquele dia ocorreu por acaso, quando eu estava me deitando na areia e reparei um pequeno brilho prateado no céu. Tentei ver novamente, e lá estava ele parado. Por algumas vezes eu o avistei por mais de cinco minutos.
Adriana Castro,
adrives@uol.com.br
Garotos Avistam Bola de Fogo
Em agosto de 2002, meus amigos e eu tivemos uma visão impressionante. Estávamos na varanda da minha casa jogando videogame quando, por volta das duas horas da madrugada, avistei um objeto no céu. Ele era redondo, enorme e estava muito longe. Sua luz laranjada e forte ofuscava nossas vistas, parecia uma bola de fogo. Percebemos que alguns minutos depois o objeto começou a subir e, logo em seguida, tomou outra trajetória. Apagou as luzes laranjas e começou a brilhar de outras cores, como o vermelho e o branco, semelhante a luzes de aviões. E sumiu de repente. O mais estranho foi o fato de que, onde estávamos, podíamos sentir um cheiro diferente como se fosse de enxofre.
Luís Gustavo Macei,
macei@terra.com.br
UFO na Zona Rural de Maringá
Trabalho como guarda noturno na zona rural da cidade de Maringá (PR), numa região afastada da cidade. Tive uma experiência muito interessante e acredito, sinceramente, que é evidência da aparição de um UFO. Numa noite desse ano, entre as 20:00 h e 23:00 h, avistei um objeto oval que cortava o céu. Imaginei que fosse um avião, um balão ou qualquer outra coisa que voasse. Acompanhei sua trajetória e, inesperadamente, o objeto parou no ar e ficou estacionado por alguns minutos. Isto chamou minha a atenção, pois não era nada similar ao que tinha imaginado. Observando bem, notei que o estranho aparelho irradiava uma luz clara em seu contorno, e que em seu centro havia um buraco escuro e inexplicável. Aquilo desapareceu por completo e, desde então, nunca mais o vi.
Sinval Martins,
Maringá (PR)
UFO do Tamanho de Estrela
Estava na casa de minha mãe conversando com um amigo quando observei uma “estrela” enorme sobre nossas cabeças. Não consigo precisar a distância, mas não estava muito alta. Ela foi aumentando de tamanho e eu pedi ao meu acompanhante que olhasse para cima. Quando ele olhou, a estrela desapareceu. Ficamos eufóricos com o avistamento e continuamos conversando no mesmo lugar, podendo observar vários pontos luminosos do tamanho de astros considerados grandes, atravessando o céu. O interessante é que iam sempre para o mesmo lado.
Sandra Regina Heyn,
sandrinha.heyn@bol.com.br
Garotas Hipnotizadas
Há algum tempo, minha irmã Jaqueline, minha vizinha Ana Paula e eu avistamos um disco voador. Na época, tinha seis anos e estávamos brincando de pular corda no quintal de casa. Era aproximadamente 20:00 h quando avistamos um grande objeto discóide com diversas luzes que pareciam pequenos refletores. Minha vizinha perguntou sobre a possibilidade daquilo ser um avião, mas não concordamos. Além de não ser discóide, um avião não fica parado no ar. Decidimos observar melhor o objeto e notei que as garotas ficaram paralisadas, não se mexiam ou gritavam, nem tiveram qualquer outra reação. Nesse momento, o objeto se movimentou numa velocidade muito grande e sumiu. Somente depois disso é que as meninas voltaram ao normal.
Lucas de Sousa Motta,
Curitiba (PR)
UFO Derruba Cercas e Árvores
Sou estudante do 2º grau em Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais, e sempre me interessei pelo estudo da Astronomia, Ufologia e temas afins. Enquanto passeava e pescava numa área rural, fiquei sabendo de um fato ocorrido na noite de 24 de julho deste ano. Segundo moradores do distrito de Aracati, um objeto circular sobrevoou várias propriedades, mas somente algumas pessoas alegaram tê-lo visto. Entre elas, um engenheiro agrônomo que não quer ser identificado. O UFO arrancou dezenas de árvores e cercas do local. Na noite anterior ao seu aparecimento, várias galinhas da propriedade do senhor Bernardo, fazendeiro local, apareceram mortas. O fato ainda está sob investigação.
Rodrigo M. B. Santana,
Cataguases (MG)
Sonda Entra em Casa
Em março de 1999, minha esposa presenciou uma estranha bolinha vermelha do tamanho de uma laranja no quintal de nossa casa, em Tatuí (SP). Ela estava sentada na sala e, por volta das nove horas, observou pela janela que o estanho objeto fazia evoluções em zigue-zague. Não poderia ser uma caneta laser, pois o brilho não ultrapassava o vidro, nem refletia na parede. Ela me chamou, mas como eu estava em outro cômodo, quando cheguei, a sonda havia desaparecido. Depois de aproximadamente um mês, houve uma nova aparição de uma sonda ufológica. Como os muros e portões da minha casa são altos, é impossível que se trate de uma lanterna.
Wilson Roberto da Silva,
Tatuí (SP)
Luzes Aparecem em Campinas
No dia 07 de novembro deste ano, estava distraído conversando comalguns amigos, em Campinas (SP), quando olhei para o céu e vi uma luz ao lado da rota de aviões. Ela se movia mais devagar que eles e não cintilava. Avisei meus colegas, que viram e acharam aquilo estranho. Depois de um tempo, a luz ficou semelhante a uma lâmpada em meia fase, piscando com intervalos de pouco menos de um segundo. Em seguida ,aumentaram sua velocidade. Observamos mais luzes semelhantes que andavam em outras direções. Ao todo, eram quatro.Peguei meu rádio HT PY [Rádio móvel de freqüência especial] e sintonizei no canal da aviação, mas não consegui captar nada, apenas chiados. O restante das freqüências – polícia, embarcações, celulares e telefones sem fio – estavam normais. Esse episódio demorou cerca de oito minutos e as luzes sumiram quase que simultaneamente. Logo em seguida, a freqüência derádiodos aviões voltou ao normal.
Rafael de Nadai,
Campinas (SP)
UFO sobre o Aeroporto de Belém
Na noite de 09 de junho deste ano, eu estava de plantão, quando o soldado Evangelista e mais dois amigos me chamaram para ver um objeto no céu, que ia na direção ao Aeroporto de Belém (PA). O UFO apareceu às 1:18 h e permaneceu nas redondezas até 1:30 h, quando começou a se retirar lentamente. Pudemos então perceber que tinha forma de disco, que possuía luzes em sua borda e uma mais forte no centro, que constantemente mudava de intensidade. Esse não foi o primeiro avistamento que ocorreu no local.
Cézar Augusto F. da Silva,
Belém (PA)
UFO em Forma de Charuto
Esta foto foi feita em maio de 1998, aproximadamente às 04:00 h, por um fotógrafo profissional que acabava de voltar do trabalho. Ao chegar em seu apartamento, viu a enorme luminosidade passando vagarosamente e em total silêncio. Subiu até a sacada de seu apartamento, esperou até que o objeto parasse na direção de um pára-raios, para ter um ponto de referência, e bateu a foto. Depois de alguns meses, ele soube da existência do Grupo de Pesquisadores e Ufólogos de Ponta Grossa (GPUPG) e procurou-nos para contar o fato. O fotógrafo nos deixou a foto e os negativos para análise, pedindo sigilo sobre sua identidade.
Sérgio Lirani,
Vice-presidente do GPUPG
Ponta Grossa (PR)