Objeto Cai no Espírito Santo
No último dia 12 de outubro um objeto voador caiu na Serra de Santa Catarina, em Guaçuí (ES). Moradores afirmaram tê-lo visto emanando uma estranha luminosidade, como se estivesse em chamas, e deixando um longo rastro de fumaça. Era cilíndrico e cruzou o céu logo após o estrondo de três explosões. Na mesma noite, a Polícia Militar foi acionada, fez várias buscas, mas nada encontrou. O coordenador da operação, capitão Willian de Souza Neves, acredita que o objeto seria um meteorito, pois nenhuma anormalidade foi constatada. Contudo, destacou que “se tivessem registrado algo, provavelmente não falariam”. O jornal A Gazeta divulgou que a polícia teria conseguido chegar ao local exato da queda, encontrando uma cratera e recolhido destroços do objeto para análise.
No início de novembro, uma equipe de astrônomos da Universidade Federal do Espírito Santo e do Instituto Astronômico Galileu Galilei chegou à cidade na tentativa de encontrar fragmentos da aeronave, acreditando tratar-se de um meteoro. Segundo o astrônomo Carlos José Vieira, da Galileu Galilei, o material recolhido não foi destinado a nenhum órgão de pesquisa astronômica em particular.“No máximo será enviado para o Museu Nacional”. Apesar dos inúmeros relatos, ainda não se pode afirmar que o objeto seja realmente um UFO. O Cindacta, de Brasília, informou não ter registrado qualquer anormalidade no Espírito Santo.
Dias depois, a região foi novamente palco de um avistamento ufológico. Na madrugada de 30 de novembro, por volta da 01:00 h, o agrônomo e professor da Escola Agrotécnica Eugênio de Souza Paixão, Rubens Figueira Rossi, observou uma luz brilhante. “Ela estava à cerca de 100 m, era muito brilhante, vermelha e quadrada. Ficava flutuando e não fazia qualquer barulho”, relatou. Na avaliação de Vieira, essas novas luzes não têm qualquer relação com o primeiro objeto que teria caído na região e explodido em seguida. Ele acredita tratar-se de um meteorito.
UFO Alerta Exército Russo
Um UFO colocou em alertaas tropas russasdo Daguestão, república que faz fronteira com a Chechênia. A nave possuía três luzes fluorescentes e voava a baixa altura, indo para o leste. Outras testemunhas confirmaram a descrição do objeto, mas atribuíram sua origem às aeronaves secretas do exército russo ou a uma nova arma dos separatistas islâmicos.Cientistas da Academia de Ciências Russaforam cautelosos ao analisar o caso, afirmando que não estavam preparados para chegar a qualquer conclusão. As informações militares e o alarde produzido pelo objeto reavivaram a desconfiança da existência de uma política de desinformação. Os militares divulgaram que o objeto poderia ser algum aparato espião da OTAN, interessada nos movimentos russos no Cáucaso e na Zona do Cáspio, repleta de gás e petróleo. Já os líderes muçulmanos do Daguestão foram mais contundentes. Segundo eles, o estranho evento não era nada além do que um “sinal do céu”, que estaria trazendo mensagens do próprio Alá. Um legislador espiritual do Daguestão assegurou que a nave seria um anjo celestial…
Museu de UFOs em Moscou
O jornal The Moscou Times dedicou amplo espaço a divulgação do Museu da Parapsicologia e Ufologia construído em Moscou. Segundo o artigo, embora os moscovitas quase não o conheçam, encontrá-lo é tão fácil quanto observar discos voadores no céu russo. No museu é possível observar desde fotografias de UFOs até computadores que interagem com a mente humana. O local é o único do gênero na Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Nave Gigante Abduz no Chile
No último dia 19 de outubro, às 19:00 h, o professor Joan Rojas estava na Escola San Francisco, em Chiu-Chiu, vila ao norte do Chile, quando viu uma luz muito brilhante no céu. “Ela surgiu na direção nordeste, dividiu-se em duas e depois foi na direção sul”, disse. Três horas depois, 35 pessoas esperavam para participar de uma reunião, e cerca de 12 crianças brincavam no playground, quando ouviram um estranho som. De repente, um UFO apareceu. Os alunos Rene Calpa Carranza e Walter Anza Vilca viram a nave, com luzes azuis, vermelhas e amarelas que piscavam. Outras crianças relataram ter sentido um forte cheiro de queimado. Enquanto o objeto sobrevoava o local, um orifício se abriu em sua parte inferior e uma luz fosca foi projetada no solo, atingindo a senhora Fresia Veja e a estudante Valentina Rojas, de oito anos. Elas desapareceram instantaneamente.
Segundo a mãe da menina, as demais crianças presenciaram todo o evento. No instante da abdução, os pais que estavam dentro da escola ouviram um enorme estrondo, como se fosse um vidro estilhaçando. Todos saíram correndo para o pátio. Nesse momento, o feixe de luz cessou e o UFO partiu em direção ao cemitério da cidade. Fresia e Valentina, extremamente confusas e amedrontadas, foram encontradas pouco tempo depois. Numa entrevista ao jornal chileno El Mercurio, Fresia disse que a nave era tão grande quanto um campo de futebol e possuía muitas luzes coloridas ao redor. No meio dela havia uma porta, por onde saiu a luz que a cegou e a paralisou. “Eu percebi que estava sendo sugada por uma porta… Ouvi vozes distantes e fiquei apavorada! Depois disso, não lembro de mais nada”, disse.
Estranho Objeto em Campinas
Uma curiosa forma intrigou os moradores de Campinas no fim do ano passado.Em 29 de novembro, a luz surgiu por volta das 21:00 h, emitindo flashes. O motorista de táxi André de Moura percebeu algo diferente no céu. “A luz piscava muito e, como ficava imóvel, achei que era um disco voador”. O motorista Walmir Airton Possari também diz ter certeza que eram duas luzes. “O que atrapalhou a visibilidade foi o tempo chuvoso”. Júlio Nakanishi, outra testemunha, disse que o objeto era um balão. “Apesar de não ter visto nenhuma estrutura ou tocha, que são comuns no caso dos balões, ainda acredito que não era nenhum disco voador”. O frentista Luiz Fernando Bucolom também pensa assim.
Além dessas divergências de opinião, ainda há os que acreditam que o fato seja algum fenômeno astronômico. Para o ufólogo do Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX) Eduardo Mondini, por exemplo, o que aconteceu foi provocado por Vênus, apesar de Campinas ser muito propícia ao aparecimento de discos voadores. Segundo ele, as características apresentadas pelas testemunhas não indicam que seja um UFO. “Este ano, Vênus está muito luminoso e, por causa disso, recebo muitos telefonemas de pessoas que viram uma luz muito forte”, disse. Para ser um disco voador, segundo o ufólogo, o objeto tem que apresentar certas características, tais como movimentos bruscos e coloração forte.
Consultado pela revista Vigília (www. vigilia.com.br), o ufólogo Osvaldo Mondini, irmão de Eduardo, argumentou que nenhuma das hipóteses – balão ou fenômeno astronômico – explica a aparição. Da janela de seu apartamento, Osvaldo também observou o objeto, por volta das 21:15 h. Segundo ele, também não poderia ser uma estrela, uma vez que o céu estava encoberto e a luz se movimentava constantemente. Depois de alguns minutos a luz desprendeu algo cintilante. “Parecia chuva de prata”, comparou, lembrando episódios semelhantes registrados na casuística ufológica. “Com minha experiência, não foi uma trajetória compatível com a de um balão. Um balão, àquela altura, dificilmente ficaria parado tanto tempo quanto aquilo ficou”, finalizou.
UFOs na República Tcheca
Objetos triangulares e esferas de luz que desenvolvem grandes velocidades são freqüentemente relatados por testemunhas na República Tcheca. No entanto, a maioria desses casos é explicável, e somente 10% são considerados UFOs. Essas ocorrências são pesquisadas por grupos interessados, tais como o Esplendor, cujo diretor, Vladimir Siska, destaca que o objetivo principal da instituição é colocar em evidência os charlatões que se aproveitam da ingenuidade das pessoas, as enganando ou prestando falso testemunho sobre avistamentos.
Infelizmente, os que se dedicam a um estudo sério possuem poucas provas das ocorrências ufológicas. Contudo, em alguns casos, a freqüência dos fatos ufológicos envolvendo pilotos e autoridades militares pode reverter esse quadro. Na República Tcheca, pilotos da Força Aérea avistam constantemente UFOs. O caso mais conhecido é o do piloto militar que, graças a uma extraordinária manobra, evitou a colisão com um objeto. Em outra ocasião, há cerca de um ano, foi relatado o avistamento de uma nave triangular. No país, estão registrados aproximadamente 13 mil casos de avistamentos de UFOs, mas na maioria deles faltam informações conclusivas.
Segredos Revelados no Canadá
Martin Jasek recebeu pelo correio um intrigante pacote. Nele haviam estranhos documentos secretos, que faziam referência a discos voadores no Canadá. Segundo Jasek, os relatórios provavelmente pertencem aos militares, pois continham uma série de senhas difíceis de serem decifradas. As informações contidas nos documentos coincidem com os períodos de ondas ufológicas no país, o que comprovaria a existência de alguma ocorrência ufológica.
Casos Constantes no México
Uma onda ufológica que tem se manifestado no México desde novembro passado está atingindo proporções incalculáveis. Já no dia 04 daquele mês, Omar Ichin Gómez observou um disco voador logo após um tremor de terra em Chiapas. Segundo ele, o UFO estava a cerca de dois quilômetros de altura e apresentava três luzes coloridas. Quatro dias depois, um UFO esférico foi visto sobre a Cidade do México. Salvador Guerrero, que estava fotografando a cidade, notou no céu uma esfera flutuante e, logo em seguida, viu cair cabelos de anjo. Após isso, o UFO continuou sua trajetória e sumiu. Ainda no mesmo dia, um gigantesco disco voador luminoso foi visto por dezenas de pessoas sobrevoando a cidade de Puebla.
Segundo relatos, a nave tinha grandes dimensões e apareceu no céu por volta das 21:35 h. Pouco mais tarde, às 22:45 h, María del Carmen García e sua família observaram as evoluções de um objeto voador nos céus à oeste da Cidade do México. Segundo as testemunhas, o UFO emitia uma luz intensa e tinha o formato de uma ferradura. Em certo momento, suas cores começaram a variar e ele desapareceu subitamente. Ainda em novembro, no dia 20, uma frota de UFOs esféricos foi filmada durante o desfile comemorativo da Revolução Mexicana. Salvador Guerrero e Eduardo Hernández relataram que os UFOs tinham o aspecto esférico e metálico.
O correspondente de UFO na região, Jaime Maussán, acompanhou outro fato ufológico em dezembro. No dia 1º, um disco voador sobrevoou a Cidade do México. Segundo as testemunhas, Juan Flores e Eduardo Ortega, ele tinha a cor prata e piscava em intervalos constantes. Repentinamente, o objeto “entrou dentro de si mesmo”, e se reduziu a um pequeno ponto luminoso, desaparecendo no horizonte.