Walter H. Andrus, “administrador” da Ufologia norte-americana
UM MODELO EXEMPLAR – Em todo o mundo existem organizações de pesquisas ufológicas, umas com mais, outras com menos recursos e estrutura funciona!. Pode-se dizer, até mesmo, que as organizações com mais recursos, inclusive por uma questão de lógica, situam-se, principalmente, na Europa e Estados Unidos, ou seja: no Mundo. Poucas exceções existem para esta regra…
As principais entidades ufológicas têm suas sedes, ou “quartéis-generais”, em países de primeira linha, mas com uma diferença: as entidades situadas na Europa tendem a ser mais tradicionais e clássicas que as situadas na América do Norte (o que inclui o Canadá, é claro), onde as entidades são basicamente técnicas e altamente organizadas a nível funcionai. Dessas entidades americanas, no entanto, a que sem dúvidas é a maior e mais ativa, não só naquele país mas em todo o mundo, ê a chamada MUFON ou Mutual UFO Network (Rede Mútua de Trabalhos Ufológicos).
É a MUFON que mantém por mais tempo, sem variações de periodicidade, uma publicação especializada, o MU-FON UFO Journal, mensal; é também a MUFON que possui o maior n? de associados atualmente, e em atividade comprovada, nos EUA, e uma das primeiras neste aspecto em, todo o mundo; ainda mais: é a MUFON a entidade mais bem estruturada e organizada em termos funcionais: a distribuição de seu Quadro Filiativo é perfeita e altamente eficaz. E se não bastar, acrescente-se a tudo isso o fato de que é a MUFON a organização em todo o mundo que mantém atividades de congressos e simpósios, os famosos “MUFON UFO Symposium”, mais re-gulares em todo o planeta.
À frente desta espetacular organização, cujo modelo vem sendo seguido (jus-tificadamente) em todo o mundo, está um ufólogo competente e também um “administrador ufológico” exemplar: Walter H. Andrus, ou Walt Andrus, o “International Coordinator” da MUFON. Walt criou a MUFON em fins da década de 60, quando ainda pertencia aos quadros de outra entidade congênere. A princípio, MUFON significava “Midwest UFO Network”, passando depois para “Mutual”.
Ao longo de sua existência, sempre em escalada francamente progressiva, a MUFON sempre teve Walt como seu administrador máximo. Foi este ufólogo que lançou as atividades e publicações mais duradouras, regulares e bem feitas em todo o mundo; tanto seus boletins, como os “proceedings” dos congressos que realiza a cada ano, como os próprios congressos, aos quais atendem sempre platéias repletas e seletas, são exemplos a serem seguidos.
Além de sua incrível capacidade administrativa no setor da Ufologia, Walt tem, também, uma inegável capacidade de reunir talentos: sua organização é a campeoníssima em todo o mundo em qualidade e quantidade de pessoal, sejam associados, pesquisadores, conselheiros ou conferencistas.
Não há, em todo o mundo, outra entidade com o dinamismo e arrojo da MUFON, e isso se deve, principalmente, à intensa participação de Walt Andrus à frente da entidade, como seu administrador e como “administrador da Ufologia Norte-americana”, já que é a MUFON responsável por cerca de 60% de tudo o que se faz em Ufologia lá.
Observação: MUFON, 103 Oldtowne Road, Seguin, Texas 78155, Estados Unidos.