UFO 44
A casuística ufológica no Brasil vem aumentando a cada ano, porém não imaginava que fosse tão intensa. Mas graças à Revista UFO, em sua edição 44, pude perceber a grandiosidade do fato, pois ela mostrou vários casos ocorridos no país nesses últimos meses. Parabéns à Equipe UFO por estar sempre informando sobre as ondas ufológicas, deixando-nos sempre a par do assunto.
Francisco Roberto Novaes,
Uberlândia (MG).
Parabéns pela UFO 44, como sempre, mantendo uma postura séria e aprofundada nas questões ufológicas. Tenho uma sugestão: por que vocês não voltam a publicar os quadrinhos de Ufologia de Alberto Romero.
Juliana Sanches, Rio de Janeiro (RJ).
UFO 43
Gostei muito da reportagem, na edição 43 de UFO, sobre o suposto ET de Varginha. Estive na cidade para tentar mais informações e também esbarrei no muro de silêncio feito pelas autoridades para abafar o caso. Havia também a suposição de que o ET teria sido levado para a Escola de Sargento das Armas (ESA), uma unidade do Exército em Três Corações, de onde teria seguido realmente para a Universidade de Campinas (Unicamp), como aliás mencionou a reportagem da revista.
André Luís Fontes,
Lavras (MG).
Gostaria de elogiar toda a equipe da Revista UFO pelo trabalho de excelente qualidade realizado na edição 43. Frisando as matérias sobre “O Caso Varginha” e os “Contatos Misteriosos na Amazônia”. Acompanho a revista há vários anos e digo que vocês devem continuar esse trabalho tão importante para a Ufologia Brasileira.
Wagner Alexandre Rigo,
Erechim (RS).
ESPECIAL 13
Gostaria de parabenizar a Equipe UFO pelo brilhante trabalho feito sobre o Caso Varginha que saiu na Especial 13. Foi muito esclarecedora e convincente a cobertura dos fatos. Parabéns, também, aos ufólogos envolvidos nas pesquisas, que estão direcionando-as para a verdade. Não tenho mais dúvidas a respeito do caso, a não ser, como todos vocês, até quando as autoridades vão continuar a acobertar o fato, deixando-nos alheios aos acontecimentos.
Sandra Rosa de Castro,
Rio de Janeiro (RJ).
Excelente a edição 13 da UFO Especial, que acabo de receber. O trabalho da Equipe UFO foi simplesmente extraordinário. Jamais havia visto, na Ufologia Brasileira, um esforço jornalístico tão eficiente. Mas, afinal, quem são os componentes desta tal Equipe UFO?
João Nunes,
São Paulo (SP).
Editor – Agradecemos os elogios quanto à edição Especial 13. De fato, foi um trabalho exaustivo o de realizá-la, mas também muito gratificante, graças ao apoio dos ufólogos Ubirajara F. Rodrigues e Vitório Pacaccini, que chefiaram as investigações e nos receberam muito bem em Varginha. A Equipe UFO é formada pelas estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Adriana Viana Faria, chefe de redação, a assistente Graziela Moura, recém chegada à UFO, e a freelancer Danielle Naves de Oliveira, com mais de 2 anos de casa. O editor de UFO também faz parte da equipe. Para realizar a edição de Varginha, foram destacadas Danielle e Adriana, além de Gevaerd. Para cobrir o congresso de Curitiba (nesta edição), Graziela e Danielle.
ATÉ ONDE VÃO OS LIMITES DA UFOLOGIA?
Quero parabenizar a volta à Ufologia do nosso amigo Ubirajara Franco Rodrigues, pois agora, mais do que nunca, precisamos de seu apoio. Também elogio e apóio a nova iniciativa de UFO, em não mais aceitar aberrações de alguns visionários, falsários e outros mentirosos no meio ufológico como, por exemplo, viajantes a Marte, a Andrômeda, visitantes das colinas dos Andes etc.
Fernando Aparecido do Prado,
São Paulo (SP).
Parabéns à UFO 43, que através de seu editor A. J. Gevaerd, pela matéria intitulada “Até onde vão os limites da Ufologia”, alertou a todos para que a Ufologia não venha a cair no descrédito e no ridículo perante a população. Deveria ser publicado o nome das pessoas que mentem a esse respeito, pois quando faltam com a verdade prejudicam a todos os pesquisadores sérios que dedicam seu precioso tempo e seu nome a essa ciência.
Gilberto Santos de Melo,
João Pessoa (PB).
Devemos ter cautela contra os falsos ufólogos e suas declarações absurdas, pois essas pessoas denigrem o trabalho sério dos verdadeiros ufólogos que pesquisam, estudam e examinam os possíveis contatados. Realmente, como consta na UFO 43, não é possível que algumas pessoas digam simplesmente que viajaram até Andrômeda, Orion, Alfa do Centauro etc, e que repassem ao público essas declarações como se fossem verdadeiras.
José Benedito Cazari,
Santa Fé (PR).
Escrevo para congratular o editor A. J. Gevaerd pela matéria. Realmente, o estudo ufológico sério acaba sendo ofuscado por essa corja de imbecis que se aproveitam da receptividade do público – muitas vezes leigo –, para relatar extraordinários e mentirosos casos de viagens e contatos. A tal ponto que nem lhes é exigido provas, devido a seus altos níveis de persuasão. Muitos provocam um estardalhaço sensacionalista que coloca a Ufologia numa situação ridícula. Outros tantos dizem fazer canalizações e receber telepaticamente mensagens extraterrenas, quando não ouvem nem o próprio pensamento.
Marcelo Lisboa,
Itaberá (SP).
Sobre a reportagem “Até onde vão os limites”, gostaria de manifestar minha opinião. Na Ufologia, por mais confirmados que sejam os estudos, eles não são reconhecidos pela ciência oficial. Estudo Ufologia há dois anos e não sigo nenhuma linha de pensamento. Apenas escuto e leio, sem criticar ninguém. Pelo que percebi, há uma guerra de interesses entre essas linhas. Tem gente querendo passar por cima dos outros, querendo aparecer mais. Mas há pessoas dispostas a ouvi-los e é lamentável que no meio ufológico exista esse tipo de problema e de desavenças.
Miriam Freitas Melo,
Alegrete (RS).
ASHTAR SHERAN NA UFO ESPECIAL
A UFO Especial 11 foi uma completa perda de tempo, papel, intelecto, dinheiro etc. Melhor seria nunca ter sido impressa. Essa invasão da Ufologia por místicos, esotéricos, espiritualistas e outros assemelhados em nada acrescenta – aliás só diminui – ao estudo pseudocientífico (como diria Rafael Cury), porém sério e dedicado do Fenômeno UFO. Querem rescrever a história da Humanidade – se é que algum dia alguém já escreveu ou vai escrever –, reinventar a religião, criar um novo Cristo: Ashtar Sheran.
Afirmam que existem bilhões de homens do espaço (página 8) ajudando a paz na Terra. Onde estão eles que não procuram ajudar nos conflitos da Bósnia, por exemplo. Ou talvez nos dar a cura do câncer, da aids, fome, miséria etc. Tem também a entrevista de um tal de Kortron (não deve ser seu verdadeiro nome), onde ele afirma que: “…existem na Terra milhares e milhares de enviados”, que não sabem de sua condição de extraterrestre, mas que, num dado momento, tomarão instantaneamente consciência disso. E para que isso aconteça, é preciso a construção de pirâmides em 12 pontos, só nos Estados Unidos. Mas não é a Terra toda que está em perigo?
Bem, pelo menos, um articulista não se deixou envolver pelo obaoba do tema e escreveu um artigo sério e muito interessante: Danielle Naves de Oliveira.
Paulo Roberto Peralta,
São Paulo (SP).
CHUPACABRAS
Vi uma reportagem sobre o Chupacabra que, segundo testemunhas, vem aterrorizando a população de Porto Rico, no Caribe, vitimando rebanhos de várias espécies, como cabras, bois, aves e eqüinos. Alguns dizem que é uma mutação de um morcego vampiro, mas o comentário é que se trata de um ou de vários seres extraterrestres, de um animal de outro planeta que, com uma mordida apenas, chupa todo ou quase todo o sangue de animais de grande porte. Pelo que entendi, são mortos vários animais numa só noite, ficando sem uma só gota de sangue. Realmente é incrível! O assunto ainda merece cuidados de pesquisas, até terem a certeza dos fatos. Se o Chupacabras é uma realidade, um engano, ou invenção de pessoas incrédulas, ainda não sabemos.
Cláudio Rajão de Amorim,
Rio de Janeiro (RJ).
Editor – Devido à importância do caso, ao grande número de ocorrências e ao interesse de colocar todos os leitores de UFO a par desses acontecimentos, reproduzimos, nesta edição, a reportagem de Jorge Martín sobre os Chupacabras, feita para a revista Evidencia OVNI, de Porto Rico, local de grande ocorrência do fenômeno. Essa matéria se encontra nesta edição. A Equipe UFO estará, posteriormente, produzindo uma matéria mais abrangente sobre o caso, com informações colhidas no próprio local. Aguardem!
GRUPOS UFOLÓGICOS
Grupo de Estudos Ufológicos de Valença (GEUVA), Sueli Trindade Madeira. Rua coronel Cardoso 299 (fundos), Centro, 27600-000 Valença (RJ).
Núcleo de Admiração de Veículos Extraterrenos (NAVE), Luiz Sérgio de Lima. Rua Lourenço Correia de Melo 104, Centro, 55640-000 Gravatá (PE).
ERRATA
Na edição anterior, cometemos um equívoco ao publicarmos o endereço do leitor Edward Louis Schmitz. Como se trata de um e-mail, trouxe um certo transtorno a ele. Seu e-mail correto é: edwuard.schmitz@mandic.com.br.
Escreva para UFO: Caixa Postal 2182, 79008-970 Campo Grande (MS).