UFO 43
Gostei muito da edição 43. Parabéns pelo trabalho primoroso de todos os fatos nela abordados. Fiquei muito chateado com o falecimento do general Uchôa, que era um grande especialista em Ufologia com suas filosofias concretas e inteligentes. Ele fará muita falta. Gostei também do novo vídeo “Discos Voadores – fenômeno que desafia a ciência”. Mais um ponto a vocês e à Ufologia Brasileira.
Acho que a Terra é considerada pelos ETs um laboratório de análises e pesquisas. Não é preciso dizer que eles estão muito mais informados sobre nós do que o inverso. A sensação é de que, mais cedo ou mais tarde, haverá um contato definitivo entre essas civilizações e nós. Aí está a importância da Revista UFO! A competência da única revista ufológica brasileira faz com que o interesse da população por avistamentos, abduções, congressos, qualquer que seja o assunto, cresça a cada dia. Espero que o tempo, o futuro e a UFO nos tragam mais esclarecimentos. Pois o dia do confronto está para chegar. Aguardem!
Leonardo Albuquerque Malta,
Miranda (MS).
Excelente a matéria publicada sobre o Caso Varginha. Muito bem abordada e bastante esclarecedora, exceto pela insensatez das autoridades e governo que, mais uma vez, sonegam informações importantes a respeito de um fato real – os UFOs – e teimam em desmentir ou negá-los. Outra matéria de alto nível, abordada no momento certo, foi publicada na página 27, onde o editor desabafa sobre alucinações de certos indivíduos que simplesmente ignoram o trabalho sério dos verdadeiros ufólogos e, com isso, tentam desprestigiar a Ufologia. A política que a UFO passou a adotar (“…absoluta restrição e combate à propagação de estórias infundadas ou não confirmadas pelos meios usuais da Ufologia…”) é digna de aplausos e total apoio, tanto de ufólogos, quanto de nós leitores ufófilos. Parabéns!
Erivelton de Morais,
Tatuí (SP).
RONALDO MOURÃO
Estranhei a linguagem indelicada da UFO 42, seção Notícias, abordando uma possível mudança de posição do conceituado astrônomo Ronaldo Mourão, pesquisador titular do Museu de Astronomia e autor de 52 livros científicos. Se aceitasse os discos voadores, segundo nossos padrões, a revista deveria noticiar o fato com alegria, já que sua adesão só poderia fortalecer a Ufologia.
Tenho um número especial da revista Ele & Ela, ano 1982, contendo reportagem escrita por Mourão sob o título Os OVNIs Estão Chegando. Ele analisa o fenômeno exclusivamente pelo ângulo científico, com rigor e ceticismo. É preciso considerar que Mourão era astrônomo chefe do Observatório Nacional, época em que renomados cientistas – 12 deles com o físico Edward Condon – concluíam que não se devia levar o assunto a sério.
Em seu artigo, menciona Carl Sagan que, orientando a Associação Americana para o Progresso da Ciência, excluiu a possibilidade de UFOs serem veículos de civilizações extraterrestres. Mas Mourão cita alguns relatórios conhecidos sobre Ufologia, dando argumentos que informavam que 9% dos casos examinados eram inexplicáveis. Enfoca o assunto por diversos ângulos científicos, mostrando saber mais que muitos ufólogos. E aí a revista UFO tem razão! Poderia um astrônomo sem nenhuma vivência com o fenômeno tomar posição diferente? Mourão acredita em vida inteligente fora da Terra. Nunca aceitou discos voadores. Mas dentro de sua profissão, sempre torceu para que se descobrissem sinais inteligentes vindos do espaço exterior.
Há ufólogos que não acreditam em UFOs vindos de outros planetas. Só aceitam vindos do futuro, originados de mundos paralelos, intraterrenos etc. No entanto, Mourão termina o referido artigo deixando o caos em aberto. “Realmente o Fenômeno UFO parece que vai permanecer como um desafiador convite à investigação, tanto de ordem científica quanto psíquica”, teria dito em 1982! Após esse artigo, a reportagem de Ele & Ela apresenta uma entrevista feita com o astrônomo sobre o Caso VASP Vôo 169, do comandante Britto. Onde procurou amenizar a posição do comandante, quando eram inúmeras as opiniões contrárias à presença de UFO no referido evento, terminou sua reportagem dizendo que “…uma hipótese mista poderia sugerir que ocorrência de fenômenos atmosféricos tivesse mascarado a imagem de Vênus, o que justificaria o engano do comandante”.
Fernando Cleto Nunes Pereira,
Rio de Janeiro (RJ).
UFO ESPECIAL 12
É com grande entusiasmo que parabenizo a redação da UFO pela edição UFO Especial 12. O assunto abordado serviu para confirmarmos a existência de seres extraterrestres, pois até mesmo pessoas que não têm e nunca tiveram conhecimento sobre o Fenômeno UFO contatam sem saber que se trata do mesmo. Alegando, principalmente os mais humildes, ser coisa do demônio, apegam-se a crenças e mitos folclóricos para tentarem explicar o que vêem. A matéria foi bastante esclarecedora.
Tiago Pereira Santos,
Rio de Janeiro (RJ).
UFO ESPECIAL 11
Gostaria de parabenizar toda a equipe da Revista UFO pela edição Quem é Ashtar Sheran?. Sempre apoiei a pesquisa científica e, sendo místico, procurei manter uma certa harmonia entre as partes. A Humanidade vem separando a ciência do espiritualismo, gerando um total desequilíbrio seja no espiritualismo, através do fanatismo, ou na ciência, através dos materialistas que negam tudo o que não conseguem explicar. Tanto abduções quanto mensagens passadas através de canalizações estão acontecendo e são uma realidade. Não podemos desprezar informações que nos chegam, até a verdade ser manifestada.
Ricardo Viana,
São Paulo (SP).
ACOBERTAMENTO: HORA DE ACABAR
Sou leitor de UFO e UFO Especial e gostaria de parabenizá-los pelos trabalhos extremamente importantes que vêm realizando. É impossível tocar no assunto sem mencionar o que desenvolvem. Interesso-me por Ufologia há anos e sou muito grato a vocês por darem oportunidade a nós, meros leitores e apreciadores do Fenômeno UFO, de nos aprofundarmos nesse tema, tão camuflado por órgãos governamentais e, por que não dizer, ridicularizado por aqueles que não crêem – ou se negam a aceitar – nesse fenômeno.
Fico perplexo com pessoas que observam tais objetos e, ainda assim, recusam-se a acreditar em vida além da Terra. Chegou o momento dos governos liberarem o que sabem, pois é ridículo esse acobertamento feito há décadas. Evidências estão à tona, tornando-se comuns e cotidianas. Em breve não haverá mais argumentos para camuflarem esses fatos. Faço votos para que suas revistas tornem-se cada vez mais populares, acabando com tal preconceito em relação à Ufologia. Desejo-lhes muito sucesso, afinal vocês do CBPDV fazem do Fenômeno UFO uma realidade tão clara e óbvia e da forma como deve ser encarado.
Carlos Siega Júnior,
Tubarão (SC).
1995: MELHOR ANO DA UFO
Sou leitor de UFO há seis anos e assinante há quatro. Nessa jornada, acompanhei os altos e baixos da revista, mas acho que 1995 foi seu melhor ano. A cada nova edição, UFO apresenta um crescimento na qualidade gráfica e editorial. Tenho todos exemplares a partir do número 7, e garanto que muitos leitores, inclusive eu, ficariam agradecidos por uma eventual reedição ou publicação parcial dos números anteriores. Parabenizo-os pelo magnífico trabalho que exercem ao nos brindarem com tantas informações e horas de lazer.
Tito Flávio Bellini Oliveira,
Itanhaém (SP).
NOVO JORNAL UFOLÓGICO
Nosso colaborador Ari J. Homem acaba de lançar um novo jornal ufológico. Com excelente produção e muito informativo, o periódico foi batizado de Contato UFO e pode ser obtido através do endereço: Rua Carlos Chagas 684, 14090-190 Ribeirão Preto (SP). E-mail: ajmhomem@usp.br
UFOLOGIA ATRAVÉS DA INTERNET
Gostaria de parabenizar toda a equipe de UFO pelo excelente trabalho que tem realizado. Ela está cada vez melhor. Sugiro que se crie, na revista, um espaço dedicado à publicação de Home Pages da Internet sobre UFOs. Conheço vários endereços que seriam úteis a quem se interessa pelo assunto. Vocês poderiam informar também quais BBS oferecem serviços sobre Ufologia e quais participam da MUFON. A Internet é uma possante ferramenta de comunicação que trará grandes benefícios a todos.
Edward Louis Schmitz,
São Paulo (SP).
RESPOSTA DO EDITOR — Atendendo às inúmeras solicitações, esta edição de UFO traz elucidativa matéria sobre Ufologia através da Internet. Doravante, UFO veiculará informações regulares sobre o assunto.